29 de fev. de 2012

Bom dia leitores de minh´alma! Parabéns do fundo do coração aos que apagam velinhas hoje, dia 29, são os "bienais" que comemoram apenas em anos como este considerados bissextos, dia que se come nhoque e que minha sobrinha, a baronesa Isabela, completa 7 meses de nascida, onde minha irmã sempre comemora seu "mersário". É raro acontecer esse fenômeno, ainda mais com o burburinho à la History Chanel, baseado em baseados dentro do cachimbo da "Guerra e Paz" fumado por algum cacique maia amigo de roda do líder Pacal II que reencarnaria em Tolstoy no futuro do pretérito deixou de escrever a "timeline" do tal calendário, por causa de um fenômeno peculiar na Penísula mexicana de Yucatán chamado: Larik´a que os pré-colombianos tinham! Coincidência ter falecido em um dia 29 de fevereiro no auge da idade média o Papa "Hilário" em 468?

Rei Pacal

Mas que um dos compositores que eu mais adimiro e que não sabia que cortava o bolo debaixo para cima também em um 29 bissexto, era o virtuoso Gioachino Antonio Rossini autor de óperas famosas como: Il barbiere di Siviglia ("O Barbeiro de Sevilha"), La Cenerentola ("A Cinderela") e Guillaume Tell ("Guilherme Tell").


Achei muito engraçada a manchete gritante na primeira página do jornal de hoje escrita assim: "Papa ameaça romper com CPFL se a empresa sair", para quem acha que a capital do Brasil é Buenos Aires, Papa, é o prefeito da cidade onde nasci = Santos -SP, dentro ou fora do alçapão que hoje às 19h30 enfrentará o Guarani em Campinas e meu Alviverde Imponente lá em Lins enfrentará o Linense às 22hs e...



Falando em futebol, e ontem heim? Por um gol contra da temida Bósnia-Herzegovina vencemos de 2 a 1!

Hoje que o dólar está manso que nem um jacaré de 1,70m camuflado de tronco na beira do rio, o republicano e ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, venceu ontem as primárias nos estados de Arizona e Michigan obtendo 41% dos votos, os tripulantes do "HPV Desarmonia" pediram demissão em massa ao desembarcarem no Porto do Papa, enquanto o "Bosta Alegra" é rebocado até as Ilhas Seicheles, hoje a comissão especial da Câmara vota propostas para mudar Lei da Copa onde a proíbição da venda de bebidas alcoólicas nos jogos do Mundial estará em pauta e bem geladinha, na mesma Brasília de Jucelino e Niemeyer, o Governo diz não pretender interferir no preço de iPhone 4 nacional, (não tendo nada mais sério para ser discutido), sobra sempre pro povo, em especial para o pedreiro Osmarim Silva de Almeida, que encontrou um pepino de 25 kg no quintal de sua casa em Breu Branco (PA). A hortaliça foi plantada em novembro passado e atingiu 92 cm de comprimento e 65 cm de largura. Olha, se ele "plantasse" esse mesmo pepino, na mesma época na poupança que está rendendo 0,50 o tamanho seria menor, afinal é de pequeno que se torce o mesmo!

Quer saber? Vou é jogar na Mega-Sena que me paga hoje R$ 2 milhões e na Lotomania que também me pagará R$ 5 milhões. hahahahaahahaha.

Ps 1.: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016. A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos. Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia. Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.

Ps 2.: Nhoque fácil

Ingredientes
2 caldos de galinha
3 xícaras de leite
6 colheres de sopa de maionese
2 colheres de salsinha picada
sal a gosto
3 xícaras de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Dissolva os 2 caldos no leite e leve ao fogo com a maionese, a salsinha e o sal
Quando levantar fervura e a maionese derreter, retire do fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez
Misture bem rápido para não empelotar
Volte a massa no fogo baixo, mexendo por 1 ou 2 min
Desligue o fogo e deixe a massa amornar
Sobre a mesa enfarinhada, coloque a massa e faça rolinhos
Corte no formato de nhoque
Numa outra panela com água e sal, cozinhe os nhoques
A dica é que o nhoque seja retirado da água assim que ele subir, estará no ponto
Escorra e sirva com seu molho preferido

Ps 3.: Segundo uma supertição italiana, quem come nhoque no dia 29, tem sorte nos próximos 30 dias. Mais um bom motivo para saborear esse delicioso prato. A origem do costume é explicada com uma lenda que possui várias versões. A mais aceita conta que um frade andarilho chegou a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29. Pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia: nhoque. Tempos depois, voltou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor.

Vai um cafezinho ou um suco de tamarindo?

28 de fev. de 2012

Bom dia amados, não que eu vá dizer o nome do santo, mas contarei o milagre. Pode parecer um ditado popular, mas um dos meus irmãos aqui do trabalho que os norte-americanos chamam de co-worker mas eu prefiro chamar de " a friend of mine" dormiu ontem hipermetropia, e acordou são hoje! Ele está até agora atônito e eu refleti a respeito nesta terça-feira santa!

Quando a gente recebe uma benção ou quando uma coisa boa acontece "do nada" a gente tem a mania de titubear ou não acreditar que somos merecedores de achar uma nota de cem reais no chão, de aparecer uma quantia a mais na sua conta, de um amor aparecer e ser cordial e suprir mais até do que a gente esperava e no caso de saúde, dormir com este calor "embaçado" e acordar lendo o jornal perfeitamente nos deixa assim. O nome disso não é sentimento de desmerecimento e sim, temor ao desconhecido. Eu atribuo o inexplicável a Deus Pai Todo Poderoso e sua legião do bem.

Claro que se eu encontrar uma senhoirinha andando apalpando os bolsos depois de ter achado a quantia cédula no chão com a garoupa prontinha para ser limpa, eu a devolveria. Mas... Será que essa mesma senhorinha, não iria duvidar de minha bondade? Já para a maldade, estamos mais acostumados, o antônimo de todas essas situações, é normal no "mondo cane" que vivemos. O que precisamos mesmo é enxergar as benesses e crer que mesmo nos dias de hoje onde as páginas do livro do apocalipse, parecem um roteiro seja nos jornais ou na televisão, que nos deixam com olhar turvo diante da candura que é a fé e a existência do bem que sempre vencerá!

Hoje que tem navio da Costa sendo rebocado e que na minha opinião deveriam consultar à numerólogos para saber se mudando para "Bosta Cruzeiros" não seria menos catastrófico, já com relação à "MSC" nem sei o que dizer, mas tenho sugestões como HPV, AVC, H1N1... Militares mortos na Antártica sendo homenageados no Rio, em Holmes pão sírio está que nem queijo suíço com mais de 64 mortos nos protestos, enquanto que aquí, dirigente das escolas de samba irão depor, acolá na terra que Carlinhos Brown disse ter "se sentido" ao lado de Brad Pitt, os candidatos Mitt Romney e Rick Santorum disputarão as prévias no "circuito" de Michigan e no velho Arizona, Obama parece tranquilo para sua reeleição, afinal, ele matou o Osama! Passaralho olhando para um ninho não muito confortável no presidente venezuelano Hugo Chávez que segundo documento vazado pelo WikiLeaks teria entre 1 e 2 anos de vida. Mas hoje, às 16hs o Brasil de Mano Menezes enfrentará lá na gelada e elegante St. Gallen na Suíça o temido time da Bósnia no Amistoso Internacional. Amigo de... É?

Vai um cafezinho?  

27 de fev. de 2012

Bom dia meus queridos. Que dia lindo heim? E depois dos raios e chuva de ontem que soube assistindo o "Bom Dia Brasil", que tem semáforo em São Paulo queimado até agora e que o trânsito lá na Terra de Piratininga, isso por volta das 08:20 de aproximadamente 80Km... Só para ter uma estimativa. De onde eu moro até São Paulo são 74,5Km.

Mas para que isso aqui não vire uma aula de física, vamos comentar do Oscar, não que eu seja nenhum José Wilker, mas acho muito interessante o trabalho do crítico. Gostaria muito de ver o Galvão Bueno batendo um pênalti, a Bárbara Heliodora fazendo Lady Macbeth e por fim, o Wilker fazendo um desses filmes indicados ou ganhadores com aquela voz peculiar e o inglês que deve ser NORTE americano lá de Juazeiro. Mas, a função deles é essa mesmo.

Dos outros eu cago e ando pois sei que falam sem terem feito nada ou serem verdadeiros frustrados, podem até ter grana, mas se tem uma coisa que a grana não compra é a frustração. 


O que não é o caso do Zé. Gosto dele falando, e acho que ele tem toda a prioridade por ser hoje um excelente diretor e cinéfilo sem igual, além de ter sido um ótimo ator versátil onde fez um Vadinho como ninguém até hoje em "Dona Flor e Seus Dois Maridos" em 76, a participação em "Batalha dos Guararapes, O Príncipe de Nassau" como João Fernandes Vieira, o incomparável Antônio Conselheiro de "Guerra de Canudos" de 97, é um ator literalmente "De Cabral a JK". 


Mas fico triste quando um ator de renome assim, estabiliza e vira uma personagem a ponto de ser imitável por depois de tanto trabalho perfeito e indefectível, não importa mais o que faça na telinha, é o Wilker. O mesmo acontece com Ney Latorraca, me dói a barriga de tanto rir, e olha que eu sou rato de teatro, mas é ele com aquela mesma voz de interfone de "O Beijo no Asfalto" de 80 indo até o Vlad da novela "Vamp" de 91. Mas eles têm envergadura moral para até usarem armações de óculos exóticas.

Mas voltando ao Oscar, parabéns para a "Dama de Ferro" Meryl Streep, "O Artista" Jean Dujardin, o diretor do filme vencedor Michel Hazanavicius, o coadjuvante Christopher Plummer de "Toda forma de amor", a coadjuvante Octavia Spencer de "Histórias cruzadas", de melhor filme daqueles que não falam a língua Universal Movies onde "Central Station" quase fez o Brasil sair do padrão Kikito de qulidade. O Sr. Oscar foi para o melhor amigo dos Estados Unidos, o Irã, mostrando que sétima arte não tem fronteiras como o esporte. Quem levou este ano foi "A separação".

O Camaleãozinho "Rangou" o de melhor animação, documentário (longa-metragem) foi para "Undefeated" e tantos outros chegando até os dois humoristas batendo pratos como macaquinhos fazendo estripulias para inglês ver anunciando o vencedor de melhor canção original para "Man or Muppet", de "Os Muppets", música e letra de Bret McKenzie deixando com vontade de subir e rasgar as fichas e jogar em um banheiro químico depois por nosso brazuca "Real in Rio", de "Rio", música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett que particularmente eu vi e o arranjo, o "tchica tchica bum" era bem melhor e eu queria mesmo que a ararinha azul cagasse no sapo Caco! Mas não deu e vamos com tudo.

Deus sabe o que faz quando "Tropa de Elite II" não foi indicado, já pensou o que o Capitão Nascimento faria com as piadas sem graça que Billy Crystal contou caso perdesse?

Hoje que há 11 anos destruíram as estátuas dos Budas no Afeganistão pelo líder talibã de Muhammad Omar, é um tal de todo mundo desejando  feliz ano novo "novamente", pessoal do fogo no gelo antártido chegando em terra firme, Serra dizendo que pode ser que concorra à prefeitura de São Paulo, Mansour Hadi assumindo (O Iêmen), garçom de Scheiße  derrubando cerveja nas costas de Angela Merkel lá na Alemanha, moda argentina chegando ao Canadá e trem bate matando 3, (Anvisa) e as secretarias de saúde do estado e de Santos devem fazer uma nova vistoria no navio "MSC Desarmonia", cobra-tigre sendo encontrada presa em uma lata de refrigerante em Thurgoona, na Austrália e tantas coisas acontecendo que me fazem crer que hoje é segunda-feira.


Deixa eu ir pro dentista que eu gasto mais viu!

Para se interar e assistir depois nas nossas telonas "delay" ficam as dicas:

"O artista"

"Cavalo de guerra"

"O homem que mudou o jogo"

"Os descendentes"

"A árvore da vida"

"Meia-noite em Paris"

"História cruzadas"

"A invenção de Hugo Cabret"

"Tão forte e tão perto"

Vai um cafezinho?

26 de fev. de 2012

Olá meus queridos leitores. Ah que delicia, horário certo sem o êmbulo daquele de verão nos apressando a fazer tudo, achando psicológicamente que estamos atrasados para tudo. Mas falando em tempo, o tempo aqui em casa parece que parou quando eu acordei e não ouvi nenhum ruído sequer na casa. Abri a janela e pimba!

Com o deus Apolo brilhando "radiante" supus que todos que aqui habitam, estavam na praia tostando que nem uma mortadela na chapa, mas não! Ledo engano. A casa estava silenciosa pois minha mãe estava no quarto dela apenas olhando a pequena sobrinha deste babão que lhes escreve, a baronesa Isabela, que dormia em decúbito lateral o sono dos mais do que justos. Em tom de cochicho ela disse: "- Tem macarrão, frita nuggets eu to aqui com ela porque sua irmã está de plantão e seu cunhado foi com a Rafa, (a infanta) em uma festinha. Eu, enquanto tomava banho pensei que sa vida é mesmo cíclica e que o mundo dá voltas... (Movimentos de rotação sobre o próprio eixo de 23º = um Dia e o de translação em torno do Sol = um Ano, lembram?).

É, a roda seja da fortuna ou a roda da vida sempre retorna ao Greenwich para ajustar tudo e recomeçar. Ao lavar o que perece em menos que 24hs, eu lembrei que eu sempre ouvi uma história de que quando eu nasci, meu pai fez uma música que deixava minha irmã ciumenta, que na ocasião tinha aninhos de vida. E hoje, ao ver a cena que vi e que nem o alemão chamado Auzheimer poderá me tirar da memória. 


Entendi o motivo da outra sobrinha mais velha estar com o pai, deste que lhes escreve do fundo do coração estar assim digamos, by himself no self service, e que a família que eu tenho continua a mesma, educando e dando o necessário na fase que mais precisamos da palavra chamada amor!

Mas voltando à musiquinha, que na verdade foram duas, uma vez que meu pai é um criativo ímpar, muita coisa sobre minha vida e muita coisa sobre os meus genitores e mais, muita coisa sobre a continuação das gerações e repetições cada vez mais afinadas para melhor estão na letra dessas musiquinhas que seguem abaixo.

"Sua Majestade o Rominho"
Compositor: Arildo Arantes
Ritmo: Ninar

"Silêncio, ele está dormindo.
Vejam como é lindo...
Sua Majestade, o Rominho. (meu apelido para quem me conhece verdadeiramente)
A casa já tem novo dono. (minha irmã puta da vida)
Novo rei no trono. (mais puta ainda)
Sua majestade o Rominho.
Parece com papai, com a mamãe também.
Parece com a vovó, não não parece com ninguém.
Ele é ele só, sua majestade o Rominho."

Ainda embuído de criatividade ele escreveu essa outra que eu, sempre choro quando ele canta e toca, e... Só fica bom quando ele canta e toca afinal foi ele que "fez"...

"Romulo"
Compositor: Arildo Arantes
Ritmo: Do coração

"Eu não esperava mais por ninguém.
De repente ouvi esse apito de trem.
Mais um pra gente cuidar.
Mais um pra gente amar.
E deixar crescer.

Meu Deus me perdoe este orgulho de pai.
Mais este segundo que o Senhor me deu é tão lindo!
Dá gosto a gente ver.

Meu Deus ele está tão levado e peralta
Moleque danado, traquina, um saci, é tão lindo...
Dá gosto a gente ver.

Do futuro del o Senhor é quem cuida
Pois do jeito que vai eu não aguento a luta (Estão vendo há quanto tempo falamos de crise e medo de perder o emprego? Relaxa pai deu tudo certo, faz 31 anos!).

Ele pode ser doutor, inteligente ele é, mas Fica de olho!

Meu Deus perto dele eu sou uma criança (Rafaela e Isabela, a gente sente a mesma coisa viu?)
Virando um palhaço, tarzam, super-homem, e outros bichos.
Dá gosto a gente ver.

Meu Deus Te agradeço por essa missão.
São "3" filhos lindos que eu tenho na mão. (Não esqueci de você não Daniel)
Te prometo, não vou desapontar."

Ps 1.: Parabéns ao meu Palmeiras que além de empatar 3 a 3 com o time do meu irmão, está em 3º na tabela! 

Ps 2.: And the Oscar goes to?

Para quem crê ou respeita:

1 Timóteo 4

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;

Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.

Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.

25 de fev. de 2012

Sábado já sabem como a coisa funciona, não é? Minha vida é uma correria aos sábados, como o tema de hoje é atrasar o relógio da 00:00 para às 23:00, irei adiantar, a coluna!

Quero expressar a minha felicidade com o fim desse horário estapafúrdio de verão, onde só o Governo economiza, pois, aqui em casa somando tudo para tirar o calor de dentro ligado na tomada, a conta passa da altitude de cruzeiro, ou R$!

Mas, eu acho bom que este atraso aconteça, pois aqui ainda é chique atrasar, pelo menos para a noiva que deixa todo mundo esperando na igreja com seus sapatos, fraques e vestidos alugados, e que antes de dizer "sim" diante de alguém que nã sabe e nunca saberá o que é ser feliz até que a morte separe, as namoradas/noivas atrasavam para tudo antes do famoso "yes I do".

Fico triste do nosso atraso com relação ao crescimento econômico, indo desde a taxa de cambial, PIB ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.

Aí muita gente vai alegar que somos um país recém descoberto por Cabral, que temos só 512 aninhos e que ainda vamos crescer, gerar frutos, amadurecer e... Sabe Deus! Mas, e como explicar o "Novíssimo Mundo" assim chamado por ter sido descoberto apenas em 1770, pelo inglês James Cook incluíndo a Austrália? Bem, sou péssimo de matemática, mas sei que são mais novos ainda que a gente, pode ser que a "coroa" tenha lá certa influência. Mas então por que a Argentina insiste que as Malvinas são deles, eu se fosse um "hermano" trabalharia na "ilhota" chamada Falkland bem ao lado, só para ganhar em "Pounds" e deixar o "peso" pesado pra lá! Mas eles insistem que são deles a ilha e os protestos chegam até à coitada da Meryl Streep concorrendo ao Oscar no papel da Dama de Ferro Margaret Thatcher durante esse conflito mais importante do que a Madonna ter sido a Evita! Não sejamos xenofóbicos e não culpemos os nossos colonizadores lusitanos! Eles só... Deixa pra lá vai!

Desenvolvimento humano muito alto:
1 Noruega
2 Austrália
3 Países Baixos
4 Estados Unidos
5 Nova Zelândia
6 Canadá... 41 Portugal e segue até o 47º Barbados.

Desenvolvimento humano alto:
48 Uruguai
49 Palau
50 Romênia
51 Cuba
52 Seychelles
53 Bahamas... 84 Brasil e segue até 187º República Democrática do Congo.

Mas hoje é Sábado e não quero filosofar não, pois, todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite, ainda mais com uma horinha a mais.

Bjs!

Ah! Ps.: 45º Argentina. "Qué sé yo?" jajajajajajajajaja.

24 de fev. de 2012

Eita sexta-feira com cara de terça, mas tudo bem, o que importa é que amanhã é sábado, não precisa malhar o Judas ainda, malha quem quiser até lá. Impressionante, quando nosso relógio biológico trabalhista começa a sair do "jet lag", pimba! Fim de semana de novo, só que desta vez sem os mil palhaços no salão e sim a normalidade.

Aí, quando a gente está acostumando com a normalidade que passa longe de ser normal, à meia-noite de sábado acaba o horário de verão e atrasamos uma hora quando a Cinderela começaria a virar abóbora. Se a protagonista do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado "A Gata Borralheira", que na China, onde um Iphone 4S já é considerado milenar e que bandido é convencido pela assaltada a não assaltá-la na boca do caixa, por volta de 860 a.C. existe também um conto semelhante porém, não há a figura da fada-madrinha e quem favorece a realização do desejo de ir ao baile são os pombos e a árvore. Neste caso, Cinderela sabe palavras mágicas, usadas no imperativo, que auxiliam na transformação de seu pedido em realidade. No final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos. 

Mas voltando, aqui em nosso país das milhares de Gatas e de Borralheira "a dar com pau", imaginem o que a moçoila do Mundo Disney que perdera seu sapatinho de cristal, viraria se fosse brasileira com as doze badaladas? Um Jerimum? Sei lá! Só sei que teremos uma hora a mais de vida amanhã ou para os pessimistas uma hora a menos...

Mas, enquanto amanhã não chega, vivamos o agora e sob a influência da Lua Nova que venham boas novidades e coisas lindas para todos vocês meus queridos leitores. Sorte sempre! Aliás falando em sorte, não esqueçam da Mega-Sena heim? Do Oscar também, mesmo sem o "Comandante Nascimento II" lá no Kodak Theatre de Los Angeles onde Sergio Mendes ao lado de Carlinhos Brown nos representarão defendendo o desenho "Rio" no teatro com nome da empresa que está para falir. Já a ex-dona da Daslu está sendo velada no Cemitério do Morumby e eu me pergunto: "Será que o caixão é da Louis Vuitton?", o que? Trem na Argentina? "Muchísimas gracias, pero voy en taxi che", Como? Cruzeiro no MSC Desarmonia? Mas nem mem que a vaca tussa sangue e outros presentes de grego eu passo! Lembrem que a vida é um banquete, sirvam-se. Passa fome quem quer! E em comemoração à bandeira mexicana eu dedico esse vídeo "desde mi corazón":


23 de fev. de 2012

Feliz ano novo!!! Depois do desenho "Rio" ter ido embora das avenidas espalhadas pelo Brasil a dentro, parabéns à Tijuca e ao trabalho de Paulo Barros, mesmo com fichas rasgadas em São Paulo e tudo mais eu digo: "Pedi pra parar!!!" Agora vamos produzir, quem ganhou ganhou, e quem saiu perdendo foi o maior show da terra com a pandemia da da mídia no exterior que além de bater o queixo de frio e com cada vez menos "Fahrenheit" nos bolsos, ainda tem que ver, mais uma vez, que o país sede da Copa e Olimpíadas está assim, preparado para receber de braços abertos o turista.

Ontem ao ver a cena na televisão sobre o cara que saltou a grade e como um ninja fazendo o que o mundo já sabe, eu disse: " - Olha lá mãe que absurdo." E ela disse boquiaberta. " - Olha o tamanho desse homem, que lindo, parece até um ex-BBB..." Eu chocado com a opinião dela pensei que no reino de bandalha que vivemos, não duvido nada que depois da prisão e dos crimes cometidos, Tiago Faria seja convidado para posar para revistas, faça pontas em minisséries ou até protagonize algum musical nos palcos da Broadway da pauliceia desvairada. Se bem que "Les Misérables" já saiu de cartaz faz tempo.

Chegando em casa cansado de tostar que nem uma iguana na praia, recebi um telefonema de meu irmão de 12 anos que pediu que eu lhe desse uma ajuda, pois ele tinha que entregar uma redação sobre teatro e como estou ator, acho que exagerei um pouco na minha digamos... Mãozinha, o mais interessante foi que eu achei bacana o que eu escrevi e decidi postar aqui para não se perder essa entrevista em forma de aula inicial para quem quer saber sobre essa arte que não terá fim.

É trem desgovernado em "Mi Buenos Aires Querido", Oscar vem aí junto com a Mega-Sena que acumulou em R$ 22 milhões...

Vai um cafezinho?

A IMPORTÂNCIA DO TEATRO  PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL E SOCIAL. 

O teatro desde seu princípio na Grécia antiga que atualmente vive uma verdadeira tragédia econômica nasce com os rituais ao Deus Dionísio que para os gregos daquele tempo era o Deus das artes e do vinho, ou seja, foi nas festas dionisíacas que tudo começou, até que Téspis, decidiu sair do coro e gritar para quem quisesse ouvir no teatro de Epidauro: "Eu sou Dionísio" nascendo o primeiro ator. Mas na China há relatos de manifestações teatrais voltadas aos rituais, na cobiçada Índia também e pela Polinésia e Japão sabemos do teatro Nô e Kabuki e até no antigo Egito dos Faraós e Reis atribui-se o nascimento da maquiagem e adereços como perucas que hieroglifos não deixam mentir. 

Mas, os resquícios desses rituais foram sendo adaptados ou roubados pelo Império Romano, o nome de Dionísio mudou para Baco, depois veio o Cristianismo, logo a deturpação da Idade Média, que para os artistas é considerada como a fase do obscurantismo, onde quem falasse a palavra "teatro", era queimado vivo na fogueira da inquisição do Anno Domini. Porém, depois com o renascimento ou renascença, tudo começou a voltar a ser feito e montado, e o lúdico do teatro fosse ele mambembe ou pantomimas, ocupou seu lugar que na verdade nunca foi tirado, apenas disfarçado como a arte do gramelot, pois peças, poemas, músicas medievais e até mesmo pinturas, continham mensagens subliminares se opondo à opressão da Santa Madre Igreja. 

Depois, com as navegações e os avanços de século em século, as histórias da liturgia e dos mártires Católicos foram-nos trazidas aqui no Brasil em forma de peças teatrais para os nativos pelo Jesuíta natural de Tenerife nas Ilhas Canárias, Espanha que além de desenhar na areia, contava sobre os santos em tupi, espanhol e português sendo o nosso "pai do teatro" e que não está tão distante assim de nós, foi na Praia dos Pescadores, onde localiza-se uma pequena elevação chamada púlpito de Anchieta, hoje ocupado por residências, mas tradicionalmente tem sua imagem ligada à figura dele, pois conta-se que o beato ali subia para apaziguar e catequizar os indígenas tupiniquins que habitavam a região compreendida entre o Japuí (hoje, São Vicente) e a região de Itariri. Será que vem daí o termo "programa de índio"?

Foi quando o teatro se espalhou como a peste negra em toda a Europa e novos mundos, e com as revoluções industriais, guerras mundiais até chegarmos às ditaduras militares, outro obscurantismo na arte dos países que sofreram com a censura e falta de liberdade de expressão mundo a fora, contribuíram para o nascimento de nomes até hoje citados e respeitados desde Shakespeare, Camões, Cervantes, Molière, Gil Vicente, Brecht, Grotowski, Stanislavsky, Lorca, Artaud, Tchécov e os autores desconhecidos italianos, mestres da arte do improviso que começaram a criar seus estilos como a ímpar commedia dell'arte, onde as personagens são encontradas até hoje em desenhos como "O Chaves" que passa em uma emissora brasileira há muito tempo, pois a fórmula é simples, e dá margem para situações múltiplas como o Arlechino, os Enamorados, a Ragonda, o Briguela, o Dotore, o Pantaleone e tantos Kikos, Senhor Barriga, Chiquinhas, Seu Madruga, Dona Florinda e Professor Girafales e outros que estão vivos, mesmo sabendo que a grande maioria já faleceu. Seja no palco, no anteparo de um teatro de bonecos ou de sombras que a arte se renova. 

No Brasil não se pode falar de teatro sem falar de Nelson Rodrigues, que mesmo conhecido como "O Anjo Pornográfico", não há em nenhuma de suas obras uma palavra sequer de baixo calão, apenas um retrato de "A Vida Como Ela É", nome de sua coluna no jornal "Última Hora", depois o polonês Ziembinski nos trouxe a luz correta da velha Europa, Gianfrancesco Guarnieri escrevia e grupos de repertório e de revista foram sendo montados como as vedetes como Dercy Gonçalves e tantas outras depois o TBC, Teatro de Arena, Teatro Oficina, EAD até o cobiçado Tablado no Rio de Janeiro berço de talentos criados por Maria Clara Machado que malham ou não. Depois a efervecência da criatividade de Chico Buarque de Holanda, Suassuna, João Cabral de Melo Neto, atores como Procópio Ferreira e sua filha Bibi, diretores como Antônio Abujamra, Zé Celso Martinez Correa, Antunes Filho e Críticos como Bárbara Heliodora fizeram juz às máscaras da tragédia e da comédia passando pelo besteirol. Mas antes, tudo era muito simples, pois o teatro era em forma de coro, e servia como uma forma de doutrinar as pessoas que assistiam falando sempre do divino e os Deuses do Olimpo lá na distante Grécia. 

Mas... Será que é tão distante assim? Será que os jornais que escrevem sobre a realidade de pais jogando filhos pela janela não seriam consideradas verdadeiras tragédias sem precisar de Eurípedes, Sófocles ou Ésquilo? E as novelas? Retratam o dia a dia ou é apenas mera semelhança? O teatro existe e existirá para fazer pensar, para filosofar, para refletir, gerar catarse, ensinar, para incluir, para tirar da rua quem quer ser vilão de verdade e trazer para o palco do possível para morte de mentirinha. Aliás, interpretar em diversos idiomas como o inglês, francês e italiano significam também brincar e jogar: "To Play", "Jouez", "Giocare"... 

Mas a verdade, é que o teatro é para todos os que se chocam com um mendigo jogado no chão, ou seja, é para poucos. Se acreditarmos tanto na mentira que contamos a ponto do público achar que é verdade é teatro! Em um palco de teatro tudo é possível, até dizer não sei. A única certeza é que ele forma pessoas dignas, honestas, sensíveis, capazes de transformar a sua e a vida de quem o aplaude na corda bamba da emoção. Onde uma pessoa pode ser todas as vidas em uma só e como ela é feita de sonhos, é no palco que realizamos seja por dinheiro ou paixão por saber que de uma plateia de sete mil pessoas, apenas dez deixaram o caminho das drogas ou outro que o levaria para o mundo Datena da vida real. Agora estamos na geração musicais da Broadway dos Estados Unidos. Como julgar? Como agradar a todos? Como dizer que é bom ou ruim. Mas sendo manifestação artística que fazem a gente economizar de irmos até Nova Iorque e pagar absurdos pelas entradas e ainda ser em outro idioma, logo ali em São Paulo estão fazendo igualzinho e em português. 

Teatro gera emprego, ajuda empresas na isenção de impostos e forma profissionais e até exporta talentos indo da portuguesa mais brasileira que Hollywood já filmou Carmen Miranda a Rodrigo Santoro. Evoé!

Significado de Evoé:

interj. Expressa entusiasmo, exaltação, intensa alegria.
S.m. Brado de evocação a Baco: eram evoés e brindes a ecoar em todo o recinto.

22 de fev. de 2012

Finalmente acabou, e a tendência é ir acabando tudo mesmo, horário de verão no próximo dia 26 e a contar de hoje quarenta dias já tem ovo de Páscoa para todo lado e cheiro de bacalhau no ar!


Estamos todos aqui? Nem todos infelizmente. Mas esses outros que não estão entre nós, foram os que como eu repeti amiúde, não "brincaram" o carnaval, e sim, o levaram muito a sério a ponto de rasgarem ao invés da fantasia, as fichas de apuração, sendo gavião ou não, quem venceu foi a "Mocidade não tão Alegre" e ponto final, no rádio polícia de hoje.

Quem "acabou" fazendo ultrapassagens perigosas seccionando a vida que era dupla e contínua de muitos outros, fora os que atropelaram blocos inteiros, rolaram ribanceiras abaixo, e olha que nem choveu, porque antes, sempre em um desses dias, chovia para estragar a magia do samba, que o obscurantismo ditatorial chamava de arruaça, baderna e barulho e ontem vi um trecho de uma entrevista, onde Beth Carvalho com todo o direito, propriedade e envergadura moral defendia o tal "barulho" como arte.

Agora que as cinzas da quarta-feira baixaram talvez vindas da alegoria da paulistana Pérola Negra, que 90% dos veículos já estão de volta a Terra de Piratininga e de "Algo Mais" ter acontecido aqui na cidade onde eu moro, trabalho e voto, vou colocar o meu velho calção de banho e curtir esse dia para vadiar para ficar com aquela cor de charuto Cohiba e dar um "tchibum" enquanto as escolas lá do Rio, decidem a campeã do carnaval 2012 e que o Parlamento da Grécia votará uma nova série de ajustes exigidos pela União Europeia e pelo FMI como condição para ter acesso ao segundo resgate, de 130 bilhões de euros, que permitirá ao país evitar a inadimplência. (Berço da democracia, política e das ciências sem saber administrar?).

Enquanto eu nado com medo de confete, serpentina, corpos com "rigor mortis" e staphylococcus neste mar que não tem tamanho cor de caldo de cana, (por ser um fundo de baía e não por ser poluído ok?), mais corpos são resgatados do "Costa Discordia" lá na Toscana.

Enquanto aqui cantavam "Allah-la-ô, ô ô ô, ô ô ô ô", na Síria do profeta, dois jornalistas ocidentais morreram nesta na cidade de Homs, centro da rebelião contra o regime de Bashar al Assad onde até agora a repressão aos protestos já matou mais de 7.600 no país do verdadeiro Allah!

Enquanto você lê eu faço aquele cafezinho! Praia? Ah, depois das 15:00 não quero insolação e sim só relaxar e constatar que carnaval não é a minha praia mesmo!



Para quem crê e respeita:


Guímel. Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.
Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos.
Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos.
Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.
Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.
Salmos 119:17-24

21 de fev. de 2012

É hoje o dia, da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar... Hoje é a terça-feira gorda, o tal do "Mardi Gras" que lá em New Orleans nos E.U.A por um colarzinho as americanas mostram os seios que de tão fartos, matariam a fome de parte do continente Africano. 

Mas esse espelho meu, não quero que diga nada, quero que apenas reflita a verdade do que sou os 365 dias do ano e seis horas, pois, na avenida (coisa que já fiz) não gostei nada da experiência e fiquei até triste quando soube que ainda desfilaríamos na apoteose, que o pai dos burros define assim: s.f. Deificação, ação de incluir entre os deuses. Cerimônia de deificação dos imperadores e heróis, depois de sua morte. Honras extraordinárias concedidas a alguém. Glorificação, exaltação. Teatro Cena final nas peças alegóricas ou fantásticas, em que as personagens estão representadas numa espécie de glória celeste. Eu, honestamente não vi nada disso, só tive que colocar a mesma meia calça rasgada e molhada, a fantasia pesada da chuva do dia anterior e calçar com flictenas ou popularmente conhecido como bolhas, um par de sapatilhas mais escorregadias que políticos nas CPI.

Mas valeu a pena e são aquelas sensações que temos que passar para termos prioridade em dizer, não quero mais! Encima do carro dando tchauzinho tudo bem, até deve ser legal, mas em uma comissão de frente ensaiada e debaixo de chuva: jamais do francês "jamais" hahahahahaha.

Já a alegria que atravessou o mar, não ancorou na passarela e sim na menina de 3 aninhos na praia de Bertioga e o menino de 14 anos do Jet ski desgovernado foi considerado crime culposo, ou seja, sem a intensão de matar. Mas, a habilitação para esse tipo de veículo só é fornecida a maiores de 18 anos e a mídia não havia feito certo burburinho sobre o tema de aluguéis dos mesmos no Guarujá?

Sei lá! Só sei que o site do G1 parece novamente uma escala Pantone de cores e se você está em dúvida com a cor da parede a hora é essa de escolher. Mas que eu acredito ser o mais valente nesta luta do rochedo com o mar, embora tenha respeito por entidades dona das marés e de todos os elementos da natureza que é perfeita e a gente só estraga a cada dia. E para quem quem veio descendo a serra cheio de euforia para desfilar, por favor, deixe tudo como encontrou e bem limpinho, amanhã, onde só restarão cinzas para muitos que carregam patuá contra mal olhado será dia do riso chorar.

Diria mais, dia do riso voltar a chorar com as manchetes da vida real e por isso que não de maneira bipolar mas em forma de respeito a quem ama esses dias, merece colocar a fantasia e fingir exatamente como nós atores que fingimos tão bem a ponto de acreditarem em nossa mintirinha de estar gargalhando ou chorando em cena. Se o calendário do sábio povo maia tiver certa razão, este será mesmo o último carnaval e o conselho que dou, para quem ama, rasguem a fantasia e cautela sempre, pois repito, se Deus é brasileiro, no Carnaval ele tira férias!

Mas concordarei sempre que é o maior show da terra onde reis e rainhas brilham sendo os donos da festa da carne no meio de uma gente tão modesta.

Vai um cafezinho?


União da Ilha - Samba Enredo de 1982: "É Hoje".

20 de fev. de 2012

Segunda-feira normal com todo mundo nos estabelecimentos comerciais com cara de ressaca, brilho de purpurina e até confete no bigode ou na pálpebra...

A impressão que me dá é a de que as pessoas abrem o comercio hoje para ganhar o suficiente para gastar nesses dias que Deus tira suas merecidas férias.

Ao acordar assustado achando que havia perdido a hora, vi minha mãe na sala assistindo no Max Prime o filme "Jerry Maguire - A Grande Virada" com o grande (de talento) Tom Cruise. Ela teve a pachorra de me perguntar: "- Filho você que é de teatro, lembra que aconteceu alguma coisa com esse ator?" E irônica e declaradamente respondi com tom irônico e sarcástico usando todo o tempo do meu diafragma invejoso: " - Claro que eu sei mãe! Por esse filme ele concorreu ao prêmio de melhor ator, é considerado até hoje um dos caras mais bonitos do mundo, mesmo com quase 50 anos, comeu quase todas as minhas musas inspiradoras como Rebecca De Mornay, Nicole Kidman, Penélope Cruz e atualmente é casado com Katie Holmes, tem uma família linda, ganha o que eu jamais irei ganhar em 3 reencarnações, e de quebra, tem uma estrela na Calçada da Fama na Hollywood Boulevard". Agora, se você se refere ao coitado do Michael J. Fox que curtiu a vida adoidado, é Parkinson mesmo."

Fui para a cozinha, já esperando uma ofensa por parte dela, de forma "blazé" e sem dar tanta importância a meu monólogo com pitadas agridoce do humor britânico, ela ainda olhando para a beleza de Tom disse: "Tadinho" hahahahahahahahahahaha.

Nem quero olhar o jornal esses dias, sei que parece uma mostra da escala de cores Pantone de tanta gente colorida nas avenidas e blocos de todo o Brasil. Isso sem contar as histórias tristes e do "mondo cane". Carpe Diem, a pesar de ser uma segunda!

Vai um cafezinho?



19 de fev. de 2012

Bom dia foliões. Olha, a vantagem de ser pesadelo, é que quando a gente acorda vira um sonho, que horror foi sonhar que meu irmão tinha batido as chuteiras e de quebra sonhar que o amor (que tive), mesmo posto que foi chama e que hoje é brasa quase cinza, mas, que se soprarem tenho até medo de Wando ressucitar por esse fogo e paixão que afirmo ter sido eterno enquanto durou, estava grávida e com duas crianças discutindo comigo e me humilhando mais do que um cão vadio que rasga o lixo a cata de restos. 

Mas acordar com minha mãe dizendo que iria à praia, me resgatou do mundo misterioso de Morfeu onde Freud e Jung tentaram decifrar, me dei conta de que ainda estava chorando por amores "perdidos". Um de forma diferente do outro, foi um alívio saber que tudo não passou de um pesadelo e que meu irmão está vivo assim como meu respeito, estima, carinho, lembranças, afeto e a real consciência que este outro amor, eu tive que enterrar viva e aceitar que o cavalo pode até passar duas vezes mas, quase sete anos depois? Bem, levando em consideração que um "equus caballus" vive em média 18 anos...

Vale a pena sonhar concordando sempre com Raúl Seixas, que afirmou a máxima real ao cantar de forma mântrica: "Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade".

Ps1. O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Ps2. Acha que não liguei pro meu irmão para saber se está tudo bem? hahahahahahaha. Já o outro motivo de minha sudorese no travesseiro, sem ser este clima do Congo, se for verdade a fertilidade, direi amém para sua felicidade, afinal como odiar quem só me fez feliz?



Para você que crê e respeita:
Lucas 6:6-11

E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.

E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.

Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé.

Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?

E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra.

E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.