30 de abr. de 2012


Bom dia meus amados leitores e Namô, hoje véspera de feriado do dia do trabalhador onde Dilma e Lupi discutem mudanças no Ministério do Trabalho e que segundo vice-presidente do partido, novo ministro deve ser escolhido. Cotado para a vaga, Brizola Neto chega do Rio ainda nesta segunda, se bem que neste país de amplitude continental (sem filtro), deveria se ter o feriado do dia do desempregado ou do aposentado, pois considero que a maioria sempre tem voz e lugar em uma democracia. CLT´s ou autônomos não interessa, o que vale é que hoje é um dia que devemos mais uma vez agradecer a Deus o simples fato de estarmos respirando, como costumo dizer: "Acordou urinou e não ardeu, já é motivo para agradecer a Deus". Reclamar de barriga cheia aqui não!

A vigília cultural que ocorreria no Parque Cultural Vila de São Vicente foi adiada por razões da chuva para domingo dia 06.05, lugar que vi nascer e que jamais quererei ver morrer por causa de leis, incisos ou gente chata mesmo que não tem o que fazer e insiste querer silêncio depois das 22Hs de um fim de semana e feriado. Hoje como não trabalhomais lá e sou praticamente um acionista majoritário do lugar por ser frequentador assíduo da "vilinha" onde ocorrem sim manifestações culturais, meu grupo e outros tantos já apresentamos de Sófocles a autores da região, em um teatro que de bonecos, a duras penas e muito trabalho e dedicação principalmente do militante Rodrigo Caesar vulgo Bola da minha família Héterus de Teatro, que acompanhado de Marcelo Blanco, Ventura e tantos outros que desde forrarem o teto com lycra, vedaram com jornal para ajudar na acústica, pintaram, puseram trinco nas portas, limparam, se penduraram, varreu, subiu no telhado para evitar goteiras, fizeram de um teatro de bonecos quase um "alla Scala a Milano" ou um "Palais Garnier et de l'Opéra de Paris".



Mas não só o teatro que fez muita gente chorar e rir e que fará, pois a arte e a honestidade sempre vencerão quaisquer das iniciativa dos cinzas, engravatados e judiciosos sem alegria, que por infelicidade própria ou não possuem "memória emotiva" de suas adolescências onde reclamavam dos idosos que não entendiam a juventude transviada do iê iê iê, que hoje sem perceber se tornaram os chatos. Mas, o que eles não sabem, (isso por descaso da mídia que insiste dar mais espaço à tragédias urbanas e não à gregas), ali, os mesmos integrantes da geração abre alas que eu quero passar, ainda frequentam esse mesmo lugar seguro, aprazível e especial que dançam ao som de artistas que continuam movimentando culturalmente seja um grande "big band" ou um tecladinho que faça uma melhor idade justificar a alcunha ao dançar lindamente em um fim de semana fazendo este que lhes escreve de corpo e alma sentir inveja de tamanha vivacidade e energia que eles transparecem quando eu, um balzaquiano, fico apenas admirando o casal juntinho dançar em uma cidade onde o entretenimento, se resume a um shopping center e poucas e seletas casas noturnas, que nos distanciam do coração do agreste (sem ofensas, só verdade mesmo).

Quando disse agreste, me refiro ao forró de hoje, que impede de um casal de sair para namoarar a meia luz como em uma temakeria ou simplesmente conversar entre amigos em um happy hour como num Gáudio por exemplo, o resto para mim, (que sou dono deste blog e vivemos em democracia), é risca faca e de vida.

Mas quem ama esse gênero musical, como eu gosto, o baião de Luiz que respeitava Januario e o bate coxa gostoso e sedutor de uma moça bonita de olhar agateado que deixa em pedaços qualquer coração não me tornam um crítico ou digamos promotor chato. Mas que hoje em dia ir a um forrozão por essas bandas é por literalmente nossa "conta" e "risco" por favor, atirem a primeira pedra ou que as manchetes dos cantores de funk mortos me desmintam.

Mesmo estando garoando e sendo emenda de feriado para uns neste país que celebra o Dia do Ferroviário - Lei Federal 2.061 de 13 de abril de 1953, o Dia Nacional da Mulher e pelo mundo é Noite de Walpurgis = chegada da primavera comemorado na Escandinávia e também uma coroazinha bem fria de coração gelado como o do promotor daqui celebra seu dia = Dia da Rainha - feriado nacional nos Países Baixos, nas Antilhas Neerlandesas e em Aruba.

Mas mesmo sendo aniversário do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e dia oficial da bandeira daquele país, e falecimento do ator e produtor Luiz Carlos Buruca, também é o Dia da Libertação do Vietnam e Véspera de Bealtaine (Do irlandês Bealtaine ou do escocês gaulês). Originalmente um feriado druida depois celta (Irlanda).


"Superárvores" em Cingapura são suspensas como os jardins da Babilônia para diminuir o calor e aqui, roupas cherando guardado já na máquina, pois, nesta semana começa o frozinho galera! Hoje ainda não, mas se no Sul já tem névoa e baixa temperatura?

Vai um cafezinho?

Vai lá na vila dia 06?

Ps.: Já que tudo é cultura até bosta cultiva e ajuda a adubar a terra para o "cultivo" de tudo que comemos, Gusttavo Lima leva 'Tchê tcherere tchê tchê' às paradas europeias. Sertanejo está bem colocado em rankings da Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Hit composto por bancário baiano tenta repetir sucesso de 'Ai se eu te pego'. E ainda acham um absurdo a musiquinha que eu, Spósito e Caesar fizemos em homenagem à "Bosta" Nova!


29 de abr. de 2012

Como diz Faustãozinho da calça quadrada: Eitaaaaaaaaaaaaaaaa! Domingão "dolce far niente" com jogo do Santos onde o time do meu irmão perde por um penalti e outro de Neymar (isso enquanto escrevo), uma sobrinha pula que nem sapinho e outra engatinha no mesmo "tapete", (não àquele da Supernanny), e sim, o mesmo que a infanta começou a andar. Hoje que é dia de comer nhoque e que a baronesa comemora seus nove meses de vida olhando a infanta comer um churros, que só um bairro proporciona como se fosse àquele que vende "ice cream" no verão norte-americano.


Strogonoff de frango na panela da mãe, e céu cinza nos lembrando que o verão foi pro... HN = Hemisfério Norte! Mas eu disse depois da prova que me formou um CMS/CMO "em treinamento" junto do "avião" que estou pilotando, e no "manual", (desculpa a comparação, mas você é linda como um avião para quem ama a aviação).


Mas voltando à frente fria, aprendi ontem que quando há aumento de pressão, vento de 10Kt em curto prazo de tempo é rajada de vento, e ontem coloquei em prática medindo no GPS do celular que pedir a conta com antescedência depois desses estudos (totalmente nerd) ajudam amanter um casal seco. (Que fique bem claro: em razão da precipitação = chuva). hahahahahahahaha.

Mas olha "Namo", (do sânscrito = uma homenagem ao Sagrado nome de Kuan Yin onde "Kuan" (Chinês) – aquela que cuida e observa e "Yin" (Chinês) - Som / Voz), e vocês queridos leitores, acredito saber o que provocou essa mudança climática. A minha teoria que do aumento da intensidade do beijo da madrugada, PI = (Piada Interna). hahahahaha.

Mesmo com céu assim cinza e com chuvisco, lembrem-se que o Sol sempre nasce e brilha acima dessas stratiformis e ele existe para todos!

Ps.: Cmt, jamais precisa me pedir autorização para nada. Este blog é domínio público e saber que um texto meu foi usado para homenagear esses bravos e valentes que desapareceram só nos radares da vida para nós que cremos na vida eterna e no início para os honestos de alma e sonhadores. E saber que o Srº adaptou muito bem adaptado, para mim é uma honra e prazer de ser seu pupilo.

Bom domingo!

Vai um cafezinho?

28 de abr. de 2012



Pois é amados e alados sonhadores, fazendo uma reflexão maravilhosa, chego à conclusão de agora que você lê terei cumprido uma meta sonhada, orçada, estipulada, aumejada, desabafada, compartilhada, incentivada, decidida, confirmada e estudada. Daqui pra frente só Deus é quem sabe! Mas se Ele é quem sabe, confesso estar seguro.


O dia era Sábado, mais precisamente 17.09.11, hoje que eu estou estudando e você lendo, é dia 28.04.12.



Embora não prediga o futuro e nem saiba o que acontecerá, (coisa que eu adoro pois se soubéssemos o dia exato de nossa morte não viveríamos em paz até o "deadline"). Mas pelo que aprendi, me sacrifiquei, chego hoje a ter que discordar e ao mesmo tempo concordar com o maravilhoso cantor de nosso Rock Nacional, Raúl Seixas.

Concordo quando ele diz em uma música, que é apenas uma frase, quase um mantra de ninar que diz: "...Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade..." Honestamente para mim o sonho não deve passar de uma noite, mas que a melodia é linda e merece o aplauso de quem é fã daquele que foi o melhor amigo de Paulo Coelho, isso temos que admitir.



Porém, quando em uma de suas músicas o mesmo "Raulzito" canta assim na famosa "O Carimbador Maluco" "...Tem que ser selado, registrado, carimbado. "avaliado" e rotulado se quiser voar!..."

E é nisso que discordo por estar mais perto do céu da realidade e da seriedade que é exercer essa profissão.


Mas ao contrário do barbudinho que também usava RayBan como a maioria dos comandantes e comissários, eu digo com propriedade que além disso, tem que: ter se matriculado em uma escola com RBHA - 141 ANAC, pagar os meses em dia ou à vista para os abastados, sortudos ou herdeiros, pagar todos os exames, a taxa do HASP, passar ou seja, obter C.C.F / C.M.A para fazer a sobrevivência na selva com casa de fumaça, sobrevivência no mar, aprender a fazer barraca, subir e descer morros, fazer turno em mangue, bica, manter a fogueira acessa e madeira para os outros que farão a ronda debaixo de chuva e superar medos que hoje são ridículos uma vez vivido em coletivo, não estar acima do peso, acima da altura, abaixo da altura, na faixa etária, bem vestido, sacrificar sua sexta-feira ciente de que está investindo em um sonho que começa a se tornar tangível, sorrir sempre, relevar sempre, ser humilde sempre, se impor quando houver injustiça e mesmo assim estando embasado para contradizer quem já tem horas e anos de experiência.

Além disso tem que ser pontual, inteligente de raciocínio, otimista, aberto a informações e amizades eternas, ter idiomas se possível ou aprender o universal se possível, não ser questionador e sim um bom ouvinte e depois de passar pela banca que simula a realidade das empresas de cuja demanda, mesmo em época de Copa do Mundo, Olimpíadas e surgimento de novas companhias aéreas, compra de novas aeronaves e fusões importantes sejam chilenas ou norte-americanas, passando por privatização dos aeroportos e seus aeródromos, temos que passar e pagar pela prova da ANAC para aí sim, começar a entregar currículuns ciente de que é tudo muito seletivo e de que voar é para poucos.

O céu é o limite, para alguns, para nós nosso escritóriotão sonhado, depois a nossa paciência tibetana em aguardar um telefonema paraneste caso sim aprender mais ainda, ser avaliado mais ainda, treinado mais ainda checado e re-checkado para poder voar. Mas claro que isso jamais caberia na música de Raúl Seixas, e a licença poética dele é diferente da nossa licença ou habilitação de cada aeronave que nos espera de asas abertas para você leitor, pensar que somos garçons que voam.

Somos a empresa ao vestir o uniforme, e se vocês imaginassem que cada flight attendant que cruza o céu em cada luzinha piscando lá no alto ou te dando toda a assistência e te passando segurança, prazer em realizar seu voo, o aplauso no pouso de destino não deveria ser considerado brega como hoje em dia e sim um reconhecimento de que tudo isso é para você PAX = passageiro.




Ps.: Só não aplaude em pé permanescendo sentado e com o cinto de segurança afivelado até a parada total da aeronave respeitando avisos de não fumar e nem ligar aparelhos eletrônicos. Pela sua atenção Obrigado e bom voo!    

27 de abr. de 2012


Chegou chegou tá na hora da alegria... Sim, sou do tempo dos palhaços Atchim & Espirro uai! Mas a sexta-feira dia 27 de abril sobre influência do signo de touro com a lua nova em nosso céu que agora está nublado escondendo o lindo sol que acordou às 6h25!

Hoje que os imigrantes no Brasil sobe 87% em 10 anos, diz IBGE, já os Anchietas... hahahahahahahahaha. 

A Justiça dos EUA, onde Obama postou acompanhado de uma foto bacana de papelada hoje lá no Instagram: "Hot off the presses: fliers for the first campaign rallies taking place next weekend" = N.T (está "Shit Walking" para a Interpol que negou a Paulo Maluf a suspensão de ordem de prisão e da lista de procurados. Em Nova York, Maluf é acusado de movimentar contas bancárias ilegais). "Se o Pitta for um mau prefeito, nunca mais votem em mim".

O meu pensamento? lá em você, ainda mais com esse frescor moscovita no ar hoje que é dia de Santa Zita, da Empregada Doméstica, Dia Mundial do Design Gráfico, do Sacerdote e mesmo não sendo Sul-Africano celebro junto a eles o Dia da Liberdade. Liberdade de amar, de ser amado, gostar do que faz e não pensar! 

Falando em liberdade, em 1960 o Togo se tornou independente da França e em 1961 Serra Leoa se tornava independente do Reino Unido.

Mas voltando à vaca fria! Agir e entregar tudo nas mãos de Deus e aceitar que nada é por acaso e tudo já "estava escrito" nesse roteiro da nossa vida, que os árabes chamam de: مكتوب

Seja o nome do Autor que une as personagens e que coloca os textos mais corretos em nossas bocas que, além de dizer, se beijam traduzindo em um ato ou atitude, milhares e milhares de palavras. Sabemos que improvisar é melhor que decorar, por isso que deixo tudo nas mãos do Diretor, para que as marcações sejam eternas e o figurino seja impecável, junto à maquiagem, cenário, contra-regragem, luz perfeita e afinada dando-nos o foco necessários e certinho para não errarmos, e no palco ou na vida pode errar, afinal, a plateia não sabe nunca quando errou pois as piadas internas e a arte de sair de uma saia justa com criatividade se torna imperceptível, a não ser em caso de um branco total em um monólogo!


Mas, não é o "caso" e nem peça, é vida que segue e... As entradas dessa "montagem" para mim não tem preço e eu pago para ver com todo o coração, pois, com trilha sonora tudo fica lindo e nosso lúdico profissional é aguçado pela magia e encanto que só a arte, (seja ela de amar, trabalhar ou simplesmente viver), tem de imitar perfeitamente a vida, chegando a ponto de uma criança se chocar com a morte de um herói e a mãe ter que dizer que "foi de mentirinha".



Mas aqui neste palco, não estou atuando, não tenho nada decorado, estou sem maquiagem e aberto para aprender e ensinar com o mesmo frio na barriga que sentimos em um camarim quando nós ouvimos o segundo sinal de uma "casa cheia". Sempre parece a primeira vez não é? Pois que seja eterno enquanto dure! Merda pra nós!

 - Sobe o Pano -


Para quem crê ou respeita:


E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.

E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,

Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

Atos 4:32-37

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,

E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.

E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.

E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.

E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.

Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.

E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.

E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.

Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.

E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.

De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.

E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,

Atos 5:1-17

26 de abr. de 2012


Bom dia flores de manacá, hoje que o era realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra enquanto onde imagino certamente o papo entre um "gentil" e outro que falavam baixinho: "Tá chato, to com fome quero comer peixe" E o outro entre dentes: "Fica na tua cari, tá parecendo até Caeté." o faminto indaga: "Papo é esse de Caeté?! E o outro do cocar: "Depois te explico, espera 56 anos para comer o Sardinha! Chocalho, digo, chocado, o da tanga diz: "Você é do M.C.A (Movimento Caeté Antropofágico?)" Calando-o definitivamente com a borduna em riste o revolucionario que seria escravizado, massacrado, abolido, humilhado, despejado, catequizado, usado e missigenado diz: Hoje sou Tupinambá e morreu o assunto!

De longe, Pero Vaz de Caminha escrevia para D. Manoel I: "Quem sabe desses infantis visitantes guardarão tão profunda impressão do que ali observaram, que ainda um dia virão por ele atraídos fazer parte de nossa comunhão nacional?" Ouvindo o papo de costas com uma óstia na mão e na outra segurando o... Medo, o Frei disse logo e suando frio: "Amééééééééém"!


Em homenagem ao dia do goleiro, quem deve estar mascando folha de coca de alegria é o do Bolívar que ganhou de 2X1 "anoche". Mas, a volta da maçã é sempre mais docinha, e o time da virada só precisa de 1 a 0 para ser classificado. (Sou Palmeirense, mas não sendo contra meu Alviverde serei: "...Santos dentro e fora do alçapão, jogue o que jogar...").

Já que hoje 26 de abril, minha querida Lucille Ball, atriz e comediante norte-americana, que, "I loved" tanto, nos deixava onde por falar em amor, (fica entre a gente né? "my little one").


Dia estranho e úmido = 86% (se bem que essa umidade é relativa), mas o vento das boas novas que além da mensagem lida no meu celular chegará soprando de ENE, depois NNE, logo de NNW, vindo de WNW, mudando de WSW e finalmente de SW a 22km/h, onde o astro rei que nasceu exatamente 06h24 de hoje, fatal e previsivelmente deverá ser escondido pela chuva do fim de semana seguido de feriado. Quer apostar? 

Na Tanzânia é dia do sindicato! Sim, eu também não ganho nada com essa informação! Mas não reclame que não tem assunto hoje que, com toda a paciência, há 5 anos atrás Dalai, (líder religioso budista), visitava essa "Lama" que o Frei gastava seu latim na ilha de Vera Cruz em 1500.

Se sua pressão está 12/8 parabéns! feliz Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão!

Vai um cafezinho?

25 de abr. de 2012


Bom dia amados leitores, hoje, metade da semana, dia cheio e ao me assear, já ouço a voz de um anjo me desejando bom dia. Tem como não ser?

Claro que sim! Basta olhar a metade vazia do copo ou o touro sangrando no pasodoble da morte.


Dia de jogo de futebol com Santos X Bolívar em La Paz às 21h50. E o Messi ontem heim? Puxa!

Aqui celebramos o Dia do Contabilista, (melhor contar os dias para te encontrar minha linda), é Dia Internacional da Conscientização sobre a Síndrome de alienação parental = Psicólogos com contas pagas, crédito na praça, e tudo em dia culpando Freud e a prole dos que desabafam no divã. Por isso que eu gosto da filosofia Jung de culpar os pais (interpretando signos, sonhos entre ânima e sombra). Hahahaha. (brincadeira, e meus parabéns àqueles que acabam de criar quem os mimou demais ou os mal criou).

Lembrando que tenho dentista hoje e pretendo cortar o cabelo, filosofo: "Por quê essas duas profissões não ficam quietas? Quem tem que falar é o que deita no divã e não em uma cadeira com a boca escancarada cheia de dentes esperando a broca chegar ou aquela pausa sepulcral levantando os óculos e querendo saber da minha opinião sobre o Guarani, sendo que sou Palmeirense.

Já no Rastafarianismo, dia 25 de abril, é a celebração da visita de Haile Selassie à Jamaica, onde que eu tava? (Silêncio de Gil e Novos Baianos...)

Já o nosso querido Gaguinho dos Looney Tunes = Demóstenes Torres (sem partido-GO), tem hoje o 'deadline' para apresentar sua defesa enquanto a "Operação Monte Carlo", tenta achar afluentes de "Cachoeira". O gozado, é operação com nome de capital de semiestado com renda per capita por volta de US$ 30 mil (ano), com área inferior a 2 km², banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao sul da França, com cassino, príncipes, carrões, tradição, luxo mas sem "cascata". Acho elegante dizer: sou monegasco. 

No meu Portugal querido que já lá estive um par de vezes, hoje a Revolução dos Cravos de 1974, cuja ponte de mesmo nome sobre o Tejo é linda ligando "Lisboa Menina e Moça" à Almada e seu lindo Cristo Rei. Já nos açores: Dia de Cornos! Elaaaaaaa!



Lá onde a polícia "tropa de choque" tirou a vida do brasileirinho é o dia do ANZAC (Australian and New Zealand Army Corps). Hoje não importa se é Dia da ONU, se na Itália é a Festa della Liberazione em comemoração anual das organizações da Resistência Italiana para marcar a liberação no final da Segunda Guerra Mundial ou se é Dia Nacional da Bandeira da Suazilândia. Quem morreu também não me interessa, mesmo que seja  Michele Alboreto, piloto de automóveis italiano, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1985 ou se em 1775 nascia Carlota Joaquina de Bourbon, rainha consorte de Portugal.

O que importa é que nesta madrugada nascia Heitor a grande semente da esperança que faz com que eu tenha certeza de que Deus não perdeu a esperança em nós, cada vez que um ser de luz chega ao mundo e estreita laços de amor, afeto, humanidade, carinho e faz qualquer valor seja ele a crise no Oriente Médio ou uma "picuinha" de um judicioso que quer acabar com a alegria da Primeira Cidade do Brasil, parecerem ínfimas para pessoas como o meu amigo, chefe e irmão e sua esposa que deixarão a maior e a melhor herança que um ser humano pode deixar: a extensão da sua vida e amor!

Ps.: O Dia de Cornos, é uma festa profana celebrada no dia 25 de Abril, dia de São Marcos, nos Açores, principalmente nas Ilhas do Pico e Faial, e especialmente nas freguesias de São Mateus, em Madalena e dos Cedros, no Faial. A celebração foi praticamente esquecida após o 25 de Abril de 1974, sendo que subsistem pequenas tradições relativas a essa festividade.

O festejo:

Consiste na bênção da coroa e, após isto, um escrivão e um mordomo a levava até cada homem casado do lugar, para ser coroado. Os solteiros, chamados de burros, apenas assistiam, esperando para quando, uma vez contraído o matrimónio, pudessem também ser coroados.
O casado ajoelhava-se e era coroado pelo mordomo, enquanto o escrivão riscava seu nome da lista.
Nem todos as pessoas aceitavam de bom grado a imposição dos cornos havendo por vezes lugar a insultos e ameaças mas no fim todos se submetiam.

O Sermão dos Cornos:

Após as celebrações o mordomo proferia o Sermão dos Cornos:

"Pelo sinal Da Santa Cruzada, A capela dos cornos Está bem armada.
Êste dia de S. Marcos, Também tem o seu sermão, Que este dia para nós É dia de grande função.
Todo o homem que é casado E vive neste destêrro, De cornos anda pesado Sem ser bode nem bezerro.
Quantos nós podemos ver Que vivem mui bem armados, Sem nunca o perceber.
Pobre irmãos! Coitados!
Não há maior irmandade Que a do corno retorcido, Que a falar a verdade Enfeita tanto marido.
Os cornos, estamos vendo, É uma praga geral, Que cada um vai roendo Conforme sente o seu mal.
Podemos assegurar Bem nos termos desta lei, Que ninguém pode afirmar Desta água não beberei.
E assim desconfiados, Vamos passando a vida, Com mêdo de ser armados Dalguma ponta retorcida.
Nós os pobres humilhados Que nos tratamos de irmão, Sempre fomos mais poupados Neste mal de encornação.
Se os cornos flores abriram Como na roseira as flores, Quantos jardins não teriam As testas dalguns senhores!
Quanto mais velha endurece A coroa da armadura, É fruta que não apodrece Nem cai de madura.
Nem é preciso dizê-lo, Em muita casa rua ou beco Quanta "dôr de cotovêlo" Se vai engulindo em sêco.
Há p'r'aí muito torrão P'ra riba, p'lo rol já feito, É casa sim casa não; P'ra baixo é tudo a eito.
Se alguém o corno apanhar "Meta a viola no saco", É ouvir ver e calar E nunca dar o cavaco".

Vai um cafezinho?

24 de abr. de 2012


Bom dia luz do dia! E que dia lindo heim, vindo pra cá, me senti em Buenos Aires, com o "bom ar" este céu azul fruto da exosfera, (segundo meus estudos de Meteorogia), e ainda mais ouvindo um "tanguito" na peculiar voz de Adriana Varela nos fones do meu "i", (estaba practicamente entre corrientes y esmeralda justamente hoy que el Teatro Colón allí en la Nueve de Julio, era inaugurado en el año de 1857). Mas claro, ao tirar o fone e entrar aqui, percebi nitidamente que o ar que era bom, virou "bom ar" mesmo.

Otimismo em alta exatamente como o IPCA de abril de 0,43%, o rankink mundial do Porto de Santos que subiu duas posições no que tange à movimentação de contêineres, os gastos de brasileiros no exterior que somaram US$ 5,38 bilhões nos três primeiros meses deste ano segundo o (BC), claro, isso depois de mandar e obter o feedback da mensagem, atestando a eficiência e precisão na operacionalidade do "saudadômetro".

Depois de ler o tweet de Donald Trump que escreveu: "I´m loyal to people who´ve love done good work for me". E eu, obviamente sem medo de ser de "to be fired" retweetei-lhe : "If I work for you, can you change loyalty in royalties? You have three minutes!" Do Mr. Trump só tenho medo do corte de cabelo e mais nada, só me curvo diante de Deus e de mamãe!

Fazendeiros tocando fogo na Bahia será que é pelo Dia Internacional do Milho? Se for, vai virar pipoca! Mas se a Funai está envolvida já cheira a mandioca ou macacheira. Rebeldes! Não os fazendeiros, o grupo mexicano que fará pelo menos 10 shows por aqui no Brasil que hoje comemoramos os dias: do Agente de Viagem, do Boi, do Penitenciário e do Samurai! Só se for o do bairro da Liberdade em São Paulo. Já o dia do penitenciário é o que paga penitência ou o que está atrás das grades mesmo? sinto pelos injustiçados e pelo Ator Noah Wyle, de 'Plantão médico', detido durante protesto nos EUA.

Dilma seguindo bem nas pesquisas e Lula com prestígio junto a seu eleitorado. Mas ontem na palestra do PMDB, cujo sou adepto, (lembrando que política, religião, tourada e namorada(o) de melhor amigo não se discute) pude perceber muita coisa legal (no sentido de lei). Espero que o companheiro mineuro do PT Odair Cunha faça uma justa CPI de Cachoeira.

Sob influência do signo de touro, da lua nova e do outono, ONU vai começar a enviar na segunda-feira mais de 300 "observadores" para a Síria de Assad (Leão em árabe). Já Hu Jintao lá da China, onde motorista de taxi salvou a menina que falava ao celular quando a erosão fez o piso da calçada ceder sob seus pés na cidade de Xi'an, disse que fortalecerá laços estratégicos com a Coreia do Norte para resguardar paz na península coreana. O que a Lady Gaga tem a ver com isso? Sei lá, só sei que a Coreia do Sul não quer show dela naquelas bandas.

Depois do muro de Berlim ter caído, Israel decide erguer um de 79Km de extensão na fronteira com o Líbano. Um pouco mais para "W" de Greenwich Segundo turno na França onde os slogans chiquérrimos: "La France Forte" de Sarkozy disputa o "Le Changement C´est Maintenant" de Hollande.

Não esqueçam de fazer o exame mulherada, hoje era eleito lá em 858 o Papa Nicolau I e por favor, sem presentinho de grego tá? Afinal, hoje também só que em 1184 a.C. os gregos entravam em Tróia usando o tal Cavalo. (Sabem como alguns italianos nomeiam as Helenas mal quistas? ou as "putanas"? pois é! "quanta voglia di cazzo guardando questa troia dalla gola profonda").


Vai um cafezinho?

23 de abr. de 2012


Bom dia bacharéis! Linda manhá da semana que começa com o dowload em 1%, semana cheia, lua nova e sol dando as caras exatamente pelo "HLE" do nosso fuso "Papa" às 06h23. Eu? Um pouco mais tarde, pensei que tinha sido um pesadelo, sonhei com um índio falando em Guarani para mim: "Anauê! Cari verde sai da oca nhandê! Nhandê!" Será que o dia do choro tem relação com isso? Se tiver os que amo de paixão chamam-se Odeon e Flor Amorosa! Hoje, curiosamente morriam Shakespeare e Cervantes, deixando-nos de herança, Romeo and Juliet / Don Quijote y Sancho Panza! 

Que Deus ajude o filho do goianinho cantor sertanejo Leonardo e que o Mesmo receba de braços abertos esse ator que fez o Judas e deu sua vida pela arte, tomara que no tribunal do purgatório sua sentença não seja a mesma de sua personagem, e sim, que ele receba a misericórdia e luz do perdão!

Ligo a TV e vejo Ana Maria Brega dizendo que hoje é dia de São Jorge, o que me fez lembrar do Parque São Jorge, que imediatamente me fez cair na real e percebi que não era um pesadelo, e sim, realidade os dois emblemáticos times paulistanos estarem fora. Mas não é o fim do mundo, o Santos e São Paulo estão dentro, tem até baleia orca branca comemorando. Se o jogo do meu Palmeiras ou o da Ave de Rapina fosse contra a tribo Maias ou o Chivas de Guadalajara, poderia ser o fim do mundo!

É vida que segue... Vindo para cá, pensei: se São Jorge cobrasse R$ 1,00 por cada planta chamada: espada-de-são-jorge à frente de cada estabelecimento comercial que passei, ele "mandaria" matar o dragão só para não sujar as mãos.



Essa planta, a (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeylanica) eu, em minha tenra idade junto à molecada, amarrávamos com nylon e colocávamos dentro dos canos de PVC das casas e ficávamos esperando do outro lado da rua alguém vir sossegado, até que puxávamos a corda e saia parecendo uma cobra cruzando o caminho do coitado que pulava o dobro do seu tamanho com o susto, familias e casais era mais divertido confesso. Mas, como respeito e não quero falar bobagens respeitando sempre as religiões e Ogum Guerreiro de cuja letra cantada por Zeca Pagodinho acho linda e considero uma verdadeira oração, justifica o feriado no estado do Rio de Janeiro com direito a queima de fogos logo de manhã. Em homenagem ao espetáculo de Jorge Fernando "Salve Jorge".


A Capadócia fica na Turquia, onde também é o Dia da Soberania naquele país, e simultaneamente o dia das crianças. Na Espanha do já citado Cervantes é dia de St. Jordi, onde presenteiam-se livros e rosas na cataluña e na Inglaterra de Shakespeare, é dia da Pátria. Já na mitologia nórdica, comemoráva-se o dia de Sigurd, o caçador de dragões, que na tradição cristã se tornou São Jorge. Já os síndicos merecem nosso respeito e devem estar sempre alertas bem como os escoteiros!

Na França vai a 2º turno com Hollande e Sarkozy. Eleição para presidência tem 99% dos votos apurados. Segundo turno será no dia 6 de maio. (99 em francês é 4 vezes o número 20 + 19 = quatre vingt dix neuf). Já no Sudão bicho pegando e aqui, Bradesco tem 4º maior lucro da história para o trimestre, banco teve lucro de R$ 2,79 bilhões, o maior ganho para o período é do Itaú e Unibanco, em 2011. E como eles tem a pachorra de ligar cobrando da gente R$150,00 de juros de uma conta que não encerrei? hahahahahahahahah.

Ps.: Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituido pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, em 1616.

Vai um cafezinho?

22 de abr. de 2012


Parabéns Pedro Álvares Cabral, sendo um erro ter por cá aportado achando que era a cobiçada Índia, sei que falo português esta língia melódica, cantada, invejada e dificilíssima para os estrangeiros e que possui a palavra "saudade" tornando-nos ímpares nesta palavra e noss vernáculo e esse sentimento que por causa de outros descobridores falam por aí: To miss something, manquer quelque chose, echar de menos, mancare qualcosa. Árabes, chineses, indianos, russos e outros alfabetos que para nós são mais mais indecifráveis do que decote de freira, não foram colonizados, e se foram, como a Índia que Ghandi marchou pela paz deixando sua sabedoria que mantiveram a identidade de um país que  não permitiu que nenhuma coroa  mandasse no alfabeto. 

Qué Macalão Marco Polo lêva, mas a China fala chinês tá? Bligado, com nota ou sem nota? Flango o caine?

Leva quantas tâmaras quiser brimo, tem pistache também ah, olha esta tabete persa, sente a peso, bode pegar mas nós não bresisar do seu legislativo, partidos políticos, constituição em vigor aqui sembre o rei governa de acordo com a Sharia = lei sagrada do islamismo. Mas olha, desbois a Banco Mundial, FMI, ONU, Opep vai agradecer.

Querrrr um poco de vôdca camarrrada?  " som de estampido" querrrrrrria! E por aí vai...

Meu sentimento não é de tristeza como a de um fado marujo cantado por Amália Rodrigues afinal hoje é a data do aniversário da minha amiga/irmã Salomé, que nasceu em Portugal, estudou na Venezuela, fez faculdade, amigos eternos aqui, ganhou "pounds" na Inglaterra em cantina italiana e muchas cosas más e que só a nossa amizade permite rir e brindar sua estreia neste mundo. Mas olha que coisa, da história de uma amiga e não sei a do meu país com exatidão! Nosso "descobrimento" não é feriado no país dos feriados.

Mas isso não me faz chorar e nem chega a ponto de esquecer a alegria de ontem com essa mesma chuva que cai agora, fruto desta CB = cumulus nimbus do tamanho da Carolina do Norte. Fazendo analogia com os desbravadores que orientados pelos astros abriam fronteiras e expandiam riquezas e seus horizontes, que antes temiam equivocadamente ser o limite de uma cachoeira imensa, eu pensei o que é o Morro da Nova Sintra? (Sintra é uma cidade linda e onde mora o Jet Set em Portugal).

E não é que depois que cruzei esse "desafio", descobri novas terras? Até minha tribo, minha jóia rara e pasmem, parou até de chover no meu contra-azimute. Verifiquei também que o gentil dessas terras ainda respeitam quem fala com sotaque. (Piada Interna).


Sair do convencional, ser sincero, honesto, sem subterfúgios de cantadinhas ou papinhos de "Arak" = (bebida alcoólica de origem árabe, destilada da tâmara ou uva, aromatizada com anis dentre outras especiarias), estar aberto e se permitir é a coisa mais perfeita, como foi a noite de ontem, pois partindo do princípio Lulu: não há tempo que volte, viver tudo que há para viver nessa vida com prazo de validade. Sim é um desabafo, pensa que só mulher fofoca em salão? Se homem vai ao barbeiro falar de futebol, é em um blog que se fala o que um balzaquiano como este que lhes escreve não pode rasurar em um diário com a capa da Hello Kitty cuja tradução generalizada de hoje seria = pederasta.

Mas, diários de bordo à parte, respondam esse simulado que eu tenho certeza que de 2.000 leitores mensais daqui só uma pessoa passaria nesta prova:

1. O que o céu tem a ver com containers?

2. O que a Igreja Ortodoxa tem em comum com a rede de Supermercado Extra?

3. O que aprender a voar tem a ver com "learn to fly" e ao mesmo tempo tem a ver com um beijo?

4. O que Foo Fighters tem em comum com Nelson Gonçalves cantando "Fica comigo esta Noite"?

Pois é, eu e ela sabemos todas as respostas disso caros amigos. Mas tem uma que ninguém sabe a resposta, mesmo abraçando a uma vila inteira.

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?



Vai um vafezinho? 

21 de abr. de 2012


Patriota sempre, hipócrita jamais.  Concordo e respeito com a luta do inconfidente que nos defendeu e até exerceu de fato a profissão de dentista no Rio de Janeiro e que tentou nos fazer livres ainda que tardiamente (Libertas Quæ Sera Tamen), agora, criar um mito que imita Cristo, com Judas Silvério dos reis e tudo e que não ressuscitou em 21 de abril de 1792? É subestimar demais a inteligência de um povo que vota obrigatoriamente se dizendo livre e democrático, ainda que tardiamente.

Amanhã por exemplo, é 22 de abril, por acaso, dia do descobrimento deste país por Pedro Álvares Cabral, (cujo túmulo já visitei) e que não passa de um navegador a mais, Vasco da Gama sim, este “é o cara” com nome de shopping,  avenidas e até seu túmulo ao lado de Camões, é "lindo de morrer" e fica no Mosteiro dos Jerônimos lá em Lisboa, onde o sol se põe no mar da Europa que pede pinico para os reis obrarem.


Verdade ou mentira, sei que além do túmulo de Cabral no chão da Igreja da Graça em Santarém no Ribatejo, vi uma carta lá no mesmo país e escrita com riqueza de detalhes por Pero Vaz de Caminha datando e relatando ao Rei a tal descoberta.

Se antes passaram por cá vikings, espanhóis, holandeses, mouros, chineses, incas e até alienígenas segundo historiadores baseados em baseados, eu, honestamente não sei. Mas os que para nós, os patrícios que hoje nos são tema de piada, sabiam escrever, e muito bem e, que segundo a advocacia, contra documentos, datas, certificações, rubricas, assinaturas, cartas náuticas e testemunhas, não há o que se discordar.

Com tudo isso eu só lamento e confesso queridos leitores, que, a marcha do progresso foi a minha grande dor e que, se tivéssemos de “facto” o poder de escolha dos outros tantos vermelhinhos em nosso calendário, eu este humilde mestiço cafuzo com a história optaria por celebrar a chegada sem G.P.S (Global “Portuguese” System)  de Cabral aos 22 de Abril (de 1500) onde as vergonhas continuam todas à mostra para o mundo ver, (Demóstenes e Copa do Mundo) não me deixam mentir, isso sim eu preferiria trocar com a tentativa de independência fracassada de um alferes = (tenente) revoltado, que não mudou nadinha e só foi mais um boi de piranha para que outros não se rebelassem contra a Coroa da época: D. Maria 1ª, a Louca.




Na boa? Do jeito que a coisa vai, com a crise lá na “terrinha” e Europa como um todo obrigando a volta de reencarnações de famílias e mais famílias que trocam euros por reais, só que não desta vez fugidas de Sarkozy ou do novo cotado presidente francês, e sim para dar valor a essa terra que em se plantando tudo dá! Com estes escândalos, dia após dia, não sei se voltar a ser “Deo Colônia” e ajudar nosso descobridor a sair desta crise e ainda ganhar em euro meu suado salário, a língua já falamos, cidades possuem o nome de muitas de acolá, logo...

Não sei até que ponto foi válido ser independente, quando dependemos de tudo e de todos para caminharmos para além do Bojador.

Mas que um revolucionário que hoje ostenta o posto de Patrono Cívico da Nação Brasileira lei aprovada pelos militares de 1965, não é mesmo motivo para minha reflexão ou sentimento de liberdade, pode esquecer!

Vai um cafezinho?