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Vai um cafezinho?
- CANCELAMENTO
Esta CI cancela e substitui a CI 23-001 de 03 de setembro de 1999.
3 - APLICABILIDADE
As informações contidas nesta CI aplicam-se às seguintes pessoas físicas e jurídicas:
proprietários e operadores de aeronaves;
fabricantes nacionais de aeronaves; e
empresas de manutenção.
4 - REFERÊNCIAS
RBHA 21 Procedimentos de Homologação para Produtos e Partes Aeronáuticas.
RBHA 23 Requisitos de Aeronavegabilidade - Aviões Categoria Normal, Utilidade, Acrobática e Transporte Regional.
RBHA 25 Requisitos de Aeronavegabilidade - Aviões Categoria Transporte.
RBHA 29 Requisitos de Aeronavegabilidade - Aeronaves de Asas Rotativas Categoria Transporte.
RBHA 91 Regras Gerais de Operação para Aeronaves Civis.
RBHA 121 Requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares.CI 20-003 10 abril 2008 Página 2 de 4.
RBHA 135 Requisitos operacionais: operações complementares e por demanda.
5 - REGULAMENTAÇÃO
A regulamentação vigente para certificação de aviões de pequeno porte, RBHA 23, requer a instalação de extintores de incêndio portáteis, mas não exige que eles sejam especificamente aprovados.
Da mesma forma, o regulamento operacional RBHA 91 requer um extintor portátil acessível aos tripulantes em voo, mas sem a exigência explícita de aprovação.
Extintores de incêndio portáteis aprovados são requeridos pelos regulamentos para certificação de aviões e helicópteros categoria transporte, RBHA 25 e 29, e pelos regulamentos operacionais que disciplinam o transporte aéreo, RBHA 121 e RBHA 135.
A aprovação formal de extintores implica em exaustivos testes de laboratório, ensaios de durabilidade, definições de vida limite das partes, comprovações de desempenho operacional, etc.
Portanto, a não exigência destes procedimentos pela regulamentação das pequenas aeronaves visa apenas atenuar estas dificuldades para aeronaves com menor número de tripulantes e passageiros expostos.
Entretanto, como quaisquer equipamentos a serem instalados numa aeronave, os extintores também devem ter confiabilidade comprovada e ser apropriados aos fins a que se destinam.
Da mesma forma, o regulamento operacional RBHA 91 requer um extintor portátil acessível aos tripulantes em voo, mas sem a exigência explícita de aprovação.
Extintores de incêndio portáteis aprovados são requeridos pelos regulamentos para certificação de aviões e helicópteros categoria transporte, RBHA 25 e 29, e pelos regulamentos operacionais que disciplinam o transporte aéreo, RBHA 121 e RBHA 135.
A aprovação formal de extintores implica em exaustivos testes de laboratório, ensaios de durabilidade, definições de vida limite das partes, comprovações de desempenho operacional, etc.
Portanto, a não exigência destes procedimentos pela regulamentação das pequenas aeronaves visa apenas atenuar estas dificuldades para aeronaves com menor número de tripulantes e passageiros expostos.
Entretanto, como quaisquer equipamentos a serem instalados numa aeronave, os extintores também devem ter confiabilidade comprovada e ser apropriados aos fins a que se destinam.
6 - TIPOS DE FOGO
Para definir o extintor de incêndio adequado, é necessário conhecer as diferentes classes de fogo prováveis de ocorrer:
Classe A - fogo em materiais de uso comum, tais como: madeira, tecidos, papéis, borracha e plásticos, para os quais a água é importante agente extintor.
Classe B - fogo em líquidos inflamáveis, óleos, tintas e gases inflamáveis, para cuja extinção é importante o efeito de supressão de oxigênio garantido pelo agente extintor.
Classe C - fogo em equipamento elétrico ligado, onde um agente extintor não condutivo é requerido.
Classe D - fogo em metais combustíveis, como o potássio, sódio, magnésio, titânio, zircônio e lítio que requer um agente extintor do tipo pó químico.
7 - SELEÇÃO DO EXTINTOR ADEQUADO
A tabela a seguir informa a classe de fogo em que cada agente extintor age eficazmente:
AGENTE EXTINTOR CLASSE DE FOGO INDICADA
Agentes halogenados (Halon) Classes A,B e C
Água Classe A CI 20-003 10 abril 2008 Página 3 de 4.
Dióxido de carbono - CO2 Classes B e C
Pó químico Classes A, B e C
Pó químico especial Classe D
8 - AGENTES EXTINTORES DE FOGO
8.1 Agentes halogenados (Halon)
Nesta classificação são encontrados o Halon 1211, o Halon 1301 e a combinação dos dois - Halon 1211/1301. São gases liquefeitos, classificados como agentes limpos porque não deixam resíduos após descarga. Extinguem o fogo interrompendo a reação da combustão.
Halon 1301- Bromotrifluorometano- CBrF3 Para espaços ocupados de aeronaves, onde não existe ventilação forçada, não há disponibilidade de máscaras de oxigênio e não há um segundo piloto, o extintor de Halon.
1301 é o escolhido e deve ter o mínimo de 8 segundos de tempo de descarga. Halon 1211- Bromoclorodifluorometano- CBrClF2.
O extintor de Halon 1211, indicado para espaços ocupados em aeronaves, deve ter não menos de 8 segundos de tempo de descarga e alcance mínimo de 3 metros. Em pequenas aeronaves, certificadas para até quatro ocupantes, pode ser usado em lugar do Halon 1301, que é o recomendado. Podem, também, serem usados os extintores que combinam os agentes Halon 1211 e Halon 1301.
NOTA: para a mesma capacidade, os extintores de Halon mostram-se três vezes mais eficazes que os de CO2.
8.2 Extintores de dióxido de carbono- CO2
Os extintores portáteis de CO2, largamente usados antes do advento dos halogenados, não estão proibidos. Entretanto, especial atenção deve ser dada aos procedimentos de ventilar o espaço ocupado (cockpit ou cabine) logo após a descarga, pois concentrações elevadas de CO2 podem pôr em risco a vida dos ocupantes da aeronave. O CO2 atua no combate ao fogo como um cobertor, suprimindo o oxigênio.
8.3 Extintores de pó químico
Os extintores de pó químico não são recomendados para uso na cabine dos tripulantes e passageiros das aeronaves. Esse tipo de agente extintor, quando descarregado no cockpit ou em ambientes confinados, pode causar séria obstrução de visibilidade e dificuldades temporárias de respiração, durante e imediatamente após a descarga, comprometendo a CI 20-003 10 abril 2008 Página 4 de 4 segurança de vôo. Além disso, vários tipos desses pós exercem ação corrosiva sobre componentes eletrônicos e deixam resíduos de difícil remoção.
9 - SUMÁRIO
Os agentes extintores que, por sua eficiência e menor toxidez, são recomendados para
uso em aeronaves são os halogenados: Halon 1211, Halon 1301 e Halon 1211/1301.
Excluindo os halogenados, o CO2 é o agente extintor que melhor responde às exigências
para uso em aeronaves, ressalvado a necessidade de ventilação do ambiente após seu
uso.
Extintores de pó químico não são recomendados para uso em aeronaves.
10 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Informações adicionais sobre o assunto desta CI podem ser obtidas através das seguintes formas:
Endereço:
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - Brasil
Gerência-Geral de Certificação de Produtos Aeronáuticos - GGCP
Avenida Cassiano Ricardo, 521 - Bloco B - 2º Andar - Parque Residencial Aquarius
12246-870 - São José dos Campos - SP - BRASIL
Fone: 55 (12) 3797-2434
Facsimile: 55 (12) 3797-2330
Web site: www.anac.gov.br/certificacao
Ps.: Incêndio em prédio comercial mata 2 no Equador. Bombeiros tiveram de lançar água para refrescar vítimas durante resgate. Causas do fogo em Guayaquil ainda são desconhecidas.
Ps.: Incêndio em prédio comercial mata 2 no Equador. Bombeiros tiveram de lançar água para refrescar vítimas durante resgate. Causas do fogo em Guayaquil ainda são desconhecidas.
Ps2.: Passageiros do voo 946 da American Airlines passaram por momentos de tensão após um incêndio em uma turbina fazer a aeronave retornar na noite desta segunda-feira (2), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A American Airlines informou em nota que o avião apresentou "um problema mecânico" e que passava por manutenção nesta manhã. A assessoria de imprensa afirmou que não irá especificar qual foi a falha apresentada.
Ps3.: Incêndio em shopping mata 2 no Afeganistão. Outras 28 pessoas ficaram feridas em Cabul, capital do país. Fogo foi provocado por explosão de gás, segundo a polícia.
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