Credo, segunda-feira com cara de sexta, ou com cara de quinta? Sei que é por uma causa nobre essa emenda (e mais do que merecida) a esse nosso povo negro, meus ancestrais, pois quem nasceu aqui e que acha que não tem um tatarataratarataravô(ó) que com muito suor e injustiça fez deste país o que é hoje no quesito café e sua fase de ouro, pagando com sangue e irracionalidade de "senhores" de engenho ou do mato, que não entendiam a alegria e batucada nas senzalas, mesmo com as condições precárias de vida e humilhação que graças a rubrica mais importante deste país, feita por Isabel, colocou fim a isso tudo, e se o feriado de amanhã é para ter consciência, eu tenho e muita! que a tal da alegria e batucada, na verdade era a fé afro vinda de Angola, Moçambique, Guiné, e a África primal com seus orixás de Aruanda, Nagô, Yorubá e todos que faziam com que os "iô-iôs" e as "sinhazinhas" acabassem como acabaram. Justiça em forma de canto e lamento desde os navios aos pé lourinhos chegando às rodas de capoeira. Já no que diz respeito às condições subumanas, hoje, devemos a feijoada, telhas moldadas em suas coxas, samba, tango, jazz, blues, pagode, funk, axé, partido alto, Zumbi dos Palmares, Jair Rodrigues, Jamelão, Cruz e Souza, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Gilberto Gil, remelexo, Milton Nascimento, tempero, beleza, raça forte, orgulho e tudo que este país tem de lindo.
Aqui, neste espaço democrático e com liberdade de expressão que tenho, apenas não sou a favor das tais cotas para universitários, pois acho isso uma das formas do preconceito (que ainda existe e em abundância) velada por este país hipócrita que é de maioria negra, cultura negra e que nunca elegeu um presidente, os doutores, fora Joaquim Barbosa, continuam sendo poucos, as novelas e comerciais continuam querendo vender um Brasil Carmen Miranda, que o mundo já sabe que acabou. Que pena! Mas, é apenas um feriado e amanhã para usarmos a consciência, a minha? Está tranquila com relação à racismo.
Meu sobrenome é Arantes e honestamente adoraria saber que sou parente do Rei Edson, não por querer uma fatia de sua fortuna, mas apenas por dizer com orgulho de ser brasileiro. De Minas meus parentes eram... Bem antes que acabe em DNA no programa do Ratinho, faltam 42 para acabar o ano e hoje é o Dia da Bandeira do Brasil além de ser Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, Dia Internacional do Homem, Dia Mundial do Xadrez e de Santa Matilde de Hackeborn.
Em 19 de novembro de...
461 - Era eleito o Papa Hilário (que não devia ter senso de humor pela época).
1499 - Vicente Yáñez Pinzón, navegador espanhol, partia da Espanha, tendo alcançado a costa brasileira em janeiro do ano seguinte, antecedendo a Pedro Álvares Cabral, o seu descobridor "oficial".
1807 - Humphry Davy escrevia à Sociedade Real Britânica sobre as propriedades do elemento que acabava de descobrir, o potássio. (Banana e tomate heim galera!).
1807 - Junot cruzava a fronteira portuguesa dando início à 1ª invasão francesa.
1819 - Inauguração do Museu do Prado em Madrid, Espanha.
1863 - O presidente americano Abraham Lincoln dedicava o Gettysburg Adress a todos os soldados americanos mortos na Batalha de Gettysburg.
1889 - O governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais.
1906 - Comemora-se pela primeira vez o Dia da Bandeira no Brasil.
1910 - Chegada dos missionários da Assembleia de Deus no Brasil.
1946 - Afeganistão, Islândia e Suécia eram admitidos como Estados-Membros da ONU.
1964 - Primeira votação do documento Lumen Gentium no Concílio Vaticano II.
1966 - Lacerda e Juscelino emitem a Declaração de Lisboa, onde afirmam a intenção de trabalhar juntos numa frente ampla de oposição.
1969 - Pelé (meu parente) marcava o seu milésimo gol, às 23h11, na sua 909ª partida, realizada no Maracanã, no jogo Vasco 1 x Santos 2. E Os astronautas da missão Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, alunavam.
2000 - No Japão, o presidente do Peru, Alberto Fujimori, anunciava a sua renúncia ao cargo. (El Chino).
2010 - Explosão em mina na Nova Zelândia soterrava 29 mineiros. (Lembrei do Jaca Paladium).
Vai um cafezinho?
Ps.:A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional. A atual versão da bandeira possui suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro de 19 de novembro de 1889 (data em que foi adotada), sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas. A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário