9 de jul. de 2013

Heróis de 1932 ou de 2013?

Como hoje é feriado aqui no lugar que lhes escrevo e desde meu âmago, não irei me aprofundar em manchetes sobre a volta do feriadão, horóscopo para a nação aquariana, futebol, exprimir minha opinião sobre a situação no Egito e na Síria. Mas... Da nossa situação política acredito que haja semelhança em termos de acordo com a cronologia de 1932 para cá! Pois, celebramos a data que ocorreu a a Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, que foi um movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas, e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Estamos vivendo algo semelhante? Deixo para vocês a opinião se substituirmos o regime político da época, os estados envolvidos e o presidente em questão.



Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados "gozavam" durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de São Paulo, Júlio Prestes, na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís, colocando fim à República Velha, invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.


O dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história. (Até hoje). A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria. (Que pelo que acompanhamos ou participamos há poucas semanas), os bravos MMDC, foram elevados à máxima "potência" matematicamente falando em um país, onde a popularidade da atual predisentA a de seu antecessor e de todo seu partido, caíram em porcentagem significativa, provando por A+B que  o MDC = máximo divisor comum, àquele que entre "dois ou mais números" inteiros (ou sem um dedo) é o "maior número inteiro" que é fator de tais números e que em meio ao povo se multiplicou e deu dízima periódica ao grito de "basta tudo". Estamos traçando de maneira democrática e pacífica, o perfil do(a) presidente que desejamos que conduza nosso país e que nos represente.


No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates. São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934. Bem, passado algum tempo, eu nasci em 1981. Assisti pela televisão "a outra boa nova de 1988" que outros bravos heróis lutaram para que saíssemos do obscurantismo do militarismo ditatorial e o fim da censura com a esperança em Tancredo Neves. Mas, Até aí...


Como voto, sou brasileiro, livre e que hoje na plenitude dos meus 32 anos de idade, posso dizer que mesmo sem ter lutado como os que derramaram sangue no front, eu apenas quero um futuro lindo para mim, meus filhos e os netos que eles me derem. E que haja a Ordem e Progresso sem memoriais, obeliscos ou monumentos a algum desconhecido. Sabemos o alvo, sabemos o que está errado, sabemos o motivo de nossas petições e conseguimos provar nos dias de hoje que por causa de tudo isso que estamos fazendo cada um no seu quadrado e tudo junto ao mesmo tempo misturado que Brasília-DF não é o Monte Olimpo, e que de Deuses os que possuem o poder e form por nós mortais eleitos não possuem nada e precisam repensar em outra maneira de persuasão e a que eu humildemente como cidadão, contribuinte e honesto sugiro, que seja a verdade nua e crua e transparente de tudo que pagamos e somos lesados e que mesmo sendo cega, que seja feita a justiça. Quem não deve nada? Não precisa se preocupar, seja bem-vindo, junte-se e levante a mesma bandeira sem jamais perder a ternura, para que assim, possamos escrever novas e lindas páginas em nossa história.


Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário