6 de out. de 2013

Ora viva! E então... Tá tudo? Dispostos? Pois bem! Sim senhor. Folgo em sabê-lo. Olha... Colocarei trechos de letras de alguns fados que amo que são na verdade poemas cantados vindos do fundo d'alma de um grito afinado de quem canta de olhos fechados para olhar para o coração. O que dizem ser algo nostálgico, triste, lento e repetitivo, vem do latim: "fatum" = destino e não fardo, pois, há diferentes tipos como o castiço, a desgarrada, o fado menor, o corrido, o mouraria e tantos que acho lindo de arrepiar quando "oiço" o dedilhar de uma guitarra portuguesa que me trazem sempre lembranças maravilhosas, lembranças até de uma vida que eu nunca tive. SILÊNCIO QUE SE VAI ESCREVER O FADO!



1."Coração independente,
Coração que não comando,
Vive perdido entre a gente,
Teimosamente sangrando,
Coração independente".

2. "Eu canto com os olhos bem fechados
Que o maestro dos meus fados
É quem lhes dá o condão
E assim não olho pra outros lados
Que canto de olhos fechados
Pra olhar pra o coração".

3. "Saudade, vai-te embora
Do meu peito tão cansado
Leva para bem longe este meu fado
Ficou...
Escrita no vento esta paixão
E à noite o vento é meu irmão
Anda a esquecer a tempestade".

4. "Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão.
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não."

5. "Bem pensado
Todos temos nosso fado
E quem nasce malfadado,
Melhor fado não terá!
Fado é sorte
E do berço até a morte,
Ninguém foge, por mais forte
Ao destino que Deus dá!"

6. "O Fado nasceu um dia,
quando o vento mal bulia
e o céu o mar prolongava,
na amurada dum veleiro,
no peito dum marinheiro
que, estando triste, cantava.
Ai, que lindeza tamanha,
meu chão, meu monte, meu vale,
de folhas, flores, frutas de oiro,
vê se vês terras de Espanha,
areias de Portugal,
olhar ceguinho de choro."

7. "Não posso esquecer
Que é já tarde demais pra te querer
Como carta que rasgas sem ler
Rasga o passado
O passado 
Não deve nunca ser guardado
Quer em cada momento
Que se viva um lamento
Um Sorriso fulgaz".

8. "Mar de mágoas sem marés
Onde não há sinal de qualquer porto.
De lés a lés o céu é cor de cinza
E o mundo desconforto
No quadrante deste mar, que vai rasgando,
No horizonte, sempre iguais à minha frente,
Há um sonho agonizando
Lentamente, tristemente...
Mãos e braços, para quê?
E para quê, os meus cinco sentidos?
Se a gente não se abraça e não se vê,
Ambos perdidos."

9. "O fado tem tal encanto
É diverso em cada hora
Suspira, guitarra, chora
Cada hora tem seu pranto".

10. "Um remorso de quem sente
Que se voltasse ao passado
Ficaria novamente.
Já não é remorso, é fado
E esta saudade de agora
Não de algo bem acabado
Mas as saudades de outrora
Já não é saudade, é fado".


E claro que há muitos outros escrito por poetas e cantado por tantos mas o importante é saber sempre que a vida é um enorme buffet, e passa fome quem quiser. Como dizer que detesta comer jiló se nunca provou? Este estilo de música não é apenas O Malhão, Uma Casa Portuguesa Com Certeza, ou o clássico: "Lá em cima está o tiro-liro-liro, cá embaixo está o tiro-liro-ló!" E assim é com todos os ritmos e acredito que na vida também afinal, vivemos dançando conforme toca o som da banda. É ou não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário