31 de jul. de 2013

Isso! Não mexe em nada! Temperatura ideal, sol brilhando, dia produtivo e considerado por este humilde blogueiro como um dia quase perfeito, bem, na verdade sempre o é. Se não fosse o episódio de hoje que intitulo: "O Cabeleireiro Paciente". Tudo transcorria bem amados leitores, almoço agradável otimismo em alta neste que eu chamo de 50% do download da semana que é a quarta-feira, sem fila nas lotéricas, pessoas agasalhadas porém com seus óculos escuros me fazendo lembrar algum lugar europeu ou do Cone Sul até que... Decidi dar um tapa nas melenas! Ao entrar o cenário já me remetia à velha Havana com uma figura a princípio sinistra misto de Gepetto com Renato Aragão e costeletas que me lembravam Charles Aznavour no começo da promissora carreira.


Entrei e como todo bom aquariano e sábio, me calei e apenas perguntei o preço. Sem olhar me respondeu e continuou cortando o cabelo do rapaz que estava sentado antes de minha vez na cadeira onde sabe lá Deus quem já havia passado. Tudo tradicional e cheirando á anos 50, se hoje a palavra "vintage" está na moda, digamos que eu estava no "dernier cris"! Entre uma olhada e outra no jornal ouvia as anedotas do paciente e calmo barbeiro que continuava a prosa com a vítima. "...Hoje tá demais rapaz, não dá mais para confiar em nada que diz o governo. O grande erro foi que o PT sempre quis dirigir uma Ferrari que FHC dirigia só que quando sentou não tinha carteira de habilitação". Já me simpatizei com a sacada do ancião e me preparei para um fim de dia útil mais do que um laboratório teatral. Depois de falar de política, volta da inflação, enchentes e catástrofes incluindo a visita do Papa, o rapaz que estava sendo raspado por uma máquina zero disse que havia morado na França, acredito eu para tentar mudar o rumo da prosa ou para se enturmar e com voz de militar disse: "Hoje vem médico para cá e tudo aqui é fácil para o estrangeiro, quando eu estava morando em Paris não tinha luxo não, eu ralei o cão e fiz de tudo para sobreviver, só não roubei e nem matei." O sábio cabeleireiro com seu tempo de comédia e respiração que muitos atores procuram anos para serem cômicos ou dramáticos, arrumou os óculos, parou de cortar e perguntou pausadamente: "Sempre quis saber, dói muito?" E o inocente rapaz já careca por completo e vendo pelo espelho sua calva impecável e reluzente disse: "A saudade de casa?" E retruca a personagem: "Não! Digo queimar a biela." O cara riu e eu também querendo saber de onde ele havia tirado aquela pergunta. E se justificando o da tesoura disse: "Você disse que fez de tudo, e que só não roubou e matou, logo..." O careca ruborizado disse: "jamais, no Olho de Tandera ninguém encosta!" 

Todos rimos e chegou a minha vez. Ele disse jocoso e ainda rindo: "como vai ser chefe?" Eu medindo minhas palavras falei pode ser normal, e outra vez sabiamente ele disse: "Se é normal, deixa a grana aí e volte sempre!" Quando eu estava rindo e tentando explicar como queria a poda, uma moça entra e pergunta se ele tinha duas notas de cinco reais. Curto e grosso ele disse: "Tenho sim filha" E começou a cortar meu cabelo. A moça esperou alguns segundos e disse-lhe: "Volto mais tarde?" Ele irônico indagou: "para quê?" A moça disse se referindo à troca das cédulas e mais uma vez arrematou dizendo: "Ah! Para trocar não tenho, você perguntou se eu tinha duas notas de cinco, e eu respondi que sim filha, mas vou ficar sem se trocar"! Eu ri mas ele não. Aí eu percebi que era patológica sua sinceridade. Mas decidi prosseguir e dar trela e ele falou do tempo, do frio, da mudança da capital para Brasília-DF, dos tempos de outrora, da retreta, espartilho, bengala, palheta, do bondinho, de cem réis, das varandas e dos coronéis e muito lá lá lá lá... Foi quando percebi que a pessoa quando envelhece fica sincera, nostálgica e carente de conversa e mais do que isso, quando se tem verdadeira vocação para algo como cortar o cabelo o senso de humor ultrapassa a pressa de cada dia e com paciência de um Lama e carinho de avô, enfiou a tesoura em minhas narinas e cortou os pelos que lá haviam, puxou com a ponta dos dedos pequenos fios em meu ouvido, penteou minhas sobrancelhas para cima e cortou dizendo que ele poderia estar velho, mas que Elias Gleizer não era mais um partidão e não queria isso para mim. Me empaturrou de talco e perguntou se estava bom. Antes que eu respondesse ele disse em tom taxativo. Se não está agora é tarde rapaz! Se vou voltar lá? Lógico! Só que com um gravador e muito mais tempo.


Planetas e astros aconselham para a nação aquariana neste 212º dia do ano do calendário gregoriano de 2013 deste 3º milênio do século XXI que... "Marte e Urano em graus exatos fazem um tenso aspecto entre si, indicando a possibilidade de problemas em um projeto de trabalho. Mantenha o equilíbrio, pois há possibilidade de problemas também entre colegas ou superiores." (Acho que o problema está entre Marte e Urano viu, eles que se entendam!).


Engatando a "quarta"... Médicos parados em 13 estados, aeroportuários igualmente só que em 63 terminais, Alckmin criticando vandalismo e dizendo não ver problemas em ser alvo de protestos, desemprego recuando 10% segundo o Dieese, economia norte-americana acelerando com a alta da verdinha, Obama com chifrinhos em foto oficial com atletas universitárias na Casa Branca, Bayern de Munique 1x0 São Paulo até agora pelo horário que escrevo, bebê em Pernambuco sendo oferecido por R$ 10 mil na internet, produtora anuncia show da Chiquinha no Brasil, casal que se preparava para entrar em uma capela em Kostroma, na Rússia, para a celebração do próprio casamento, levou um susto quando parte de um prédio condenado logo atrás deles desabou, Sarney recebe alta de hospital em São Luís e segue para São Paulo para tratamento de processo infeccioso, mais uma joalheria é assaltada no balneário francês de Cannes e me deixa! Vou ver se ganhei nas raspadinhas que comprei que eu ganho mais! Tá?


Lááááááááááá pelos idos de um 31 de julho onde nascia Ignacio de Loyola Brandão e infelizmente morria Antoine de Saint-Exupéry rolou tudo isso, só que em...



432  - É eleito o Papa Sisto III, 44º papa, que sucedeu o Papa Celestino I.

904 -  Salônica, a segunda maior cidade do Império Bizantino, é capturada por corsários sarracenos liderados por Leão de Trípoli e é saqueada durante os 10 dias seguintes.

1769 - Alvará que cria em Lisboa uma fábrica de cartas de jogar, pertença do monarca.

1790 - O rei Frederico VI da Dinamarca casa-se com a landegravina Maria Sofia de Hesse-Cassel.

1903 - É fundada a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

1907 - É fundada a cidade goiana de Anápolis.

1919 - O Parlamento da Alemanha aprova a Constituição de Weimar, a entrar em vigor em 14 de Agosto.

1985 - O Coritiba Futebol Clube é o primeiro clube paranaense a se sagrar campeão brasileiro de futebol, em um jogo contra o Bangu, no estádio Maracanã, diante de mais de 90 mil torcedores.

1987 - Um tornado F4 atinge a cidade de Edmonton, Alberta, Canadá.

2007 - Fidel Castro deixa o cargo de presidente de Cuba.

2008 - Comprovada existência de água em Marte.

Hoje? soma e divide com a gente sua história!

Me sentindo na Europa ou na "Zona" do Euro! Dólar: R$ 2,28 Euro R$ 3,03. Grama do Ouro: R$ 97,00. Salário Mínimo: R$ 678,00. Taxa Selic: 0.61%. Dilma anuncia R$ 8 bilhões para obras em São Paulo. Verba vai para transporte público, habitação e contra enchentes. Anúncio do 'PAC São Paulo' foi feito em cerimônia com Haddad.

Vai um cafezinho?

Aperta um F5 e se atualiza um pouco!

Mitologia nórdica: Festival de Loki e Sigyn.

Dia Mundial do Orgasmo.


Die de Santo Inácio de Loyola, presbítero e fundador da Companhia de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário