24 de abr. de 2011

Domingo de Páscoa, para variar céu de Reykjavík e temperatura de Criciúma. Já perceberam que toda Páscoa e Finados está nublado ou chovendo? Digo, aqui no Sudeste. Em Fortaleza acredito que nunca. Bom criançada: É chegado o momento da verdade, sabe aquele ovo de chocolate? Pois então, foi comprado viu... Ué! Vocês não são a geração “Y”? hahahahahahahaha.
Escrevo isso, só porque a minha sobrinha e a outra que está na “micareta” dentro da minha irmã, ainda não sabem ler, e acreditam que uma coelhinha é capaz de produzir vários ovos de tamanho 32 de chocolate branco, preto, amargo, trufado, crocante e tudo isso pelo ânus, e detalhe, coelhos não botam ovos... hahahahahaha. Mas o que importa é a magia, o chocolate e principalmente jamais deixar de lembrar daquele que deu seu sangue por nós; seja a data que for, o credo que for... Mas que renasce sempre e todo dia!
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
É esta a razão do feriado, não apenas chocolates e se analisarmos o símbolo de um ovo é o nascimento e vida, como faziam na Roma antiga, nas festas de primavera, as mulheres casadas vestiam-se de branco e carregavam o ovo que era dedicado aos seres protetores da agricultura. Os hebreus na Páscoa, comiam ovos cozidos. Os celtas ofereciam ovos pintados de vermelho. Chineses, há tempos atrás, distribuíam ovos coloridos entre amigos durante a primavera representando revigorar a vida.
Os pagãos (especialmente ucranianos) tinham o costume da “arte de decorar ovos”, chamado de “pisanka”, que depois seria atribuído pelos cristãos de outra forma. Têm-se notícias que em alguns países os noivos davam um ao outro um ovo pintado simbolizando a perpetuação do amor. É no século XVIII que os cristãos acatam a idéia de pintar ovos nas cores da primavera.
A própria Igreja Católica “doava” aos fiéis ovos bentos. As origens exatas do ovo de chocolate são incertas, mas que foi depois que a “espanholada” e “portuguesada” achou o cacau nas Américas isso é fato... hahahahahahahahhaa.
Renascimento da fé, ressurreição da esperança, milagre da paz no oriente médio e dentro dos nossos lares e dos nossos corações, e claro, anseio de longevidade e vida eterna debaixo da luz do nosso maravilhoso onipotente, onipresente e onisciente e misericordioso Senhor Jesus.
Mas e o Coelho nessa história? A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Como hoje tenho apresentação às 19h30, vivendo de mentirinha, Poncio Pilatos, “o Pretor da Judéia”, (pretor = subprefeito), serei breve e não falarei das manchetes de hoje colocando apenas no final desta coluna, o serviço da apresentação em forma de cartaz e pedir para que compareçam, pois, esse Pilatos e todo elenco vai precisar de “pneus slick” para não escorregar... hahahahaha. Isso depois que meu Alviverde Imponente golear o Mirassol pelo Campeonato Paulista, uma hora antes lá no Pacaembú.
Aquário: Nesta fase você deve tomar o máximo cuidado com suas finanças, pois pode haver enganos e ilusões. Procure não se envolver em novos negócios, especialmente os obscuros. Ótimo relacionamento com familiares. (Sem grana para comprar ovo de Páscoa astróloga? Como ter ótimo relacionamento com familiares? Hahahahahaha).
Nasciam hoje: Guilherme I, Príncipe de Orange, líder da independência dos Países Baixos - José Sarney, político e escritor brasileiro - Agildo Ribeiro, ator e humorista brasileiro - Shirley MacLaine, atriz norte-americana - Barbra Streisand, atriz e cantora norte-americana - Alejandro Fernández, cantor e compositor mexicano - Kelly Clarkson, cantora norte-americana e tantos outros...
Deixavam este mundo exatamente em um dia como hoje mas de um ano qualquer: em 1112 - Henrique de Borgonha, conde de Portucale / em 1982 - Sérgio Buarque de Holanda, historiador, jornalista, escritor e professor brasileiro / em 1984 - Deolindo Amorim, estudioso e escritor espírita brasileiro / em 1986 - Wallis Simpson, amante e depois esposa do Duque de Windsor e tantos outros...
Cultura: na Armênia é dia de Recordação do Genocídio Armênio. Aqui no Brasil é Dia do Agente de Viagem, do Boi, do Penitenciário, do Samurai (what? = 何?) Nos Estados Unidos é Dia de 24 horas de banda desenhada/quadrinhos (evento anual de produção de quadrinhos). É Dia Internacional do Jovem Trabalhador e Dia Internacional do Milho e foi é e será Páscoa: em 1791, 1859, 2011, 2158...
Rolava isso Pelo mundão de meu Deus do céu em um exato 24 de abril de um ano desses aí: Em 1184 a.C. - Esta é a data tradicional da entrada dos gregos em Tróia usando o Cavalo de Tróia. Em 1558 - Casamento de Francisco, Delfim de França com a Rainha Maria Stuart da Escócia. Em 1704 - Publicado o primeiro jornal regular das Treze Colônias em Boston, chamado The Boston News-Letter. Em 1763 - Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande - Atual cidade de Rio Grande (Rio Grande do Sul, Brasil). Em 1800 - É inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, DC. (DC = District of Columbia e não Depois de Cristo... hahahahhaa) Em 1857 - É inaugurado o Teatro Colón, em Buenos Aires, Argentina. Em 1915 - Começo do Genocídio Armênio por parte da Turquia e que matou cerca de 1 500 000 pessoas. Em 1917 - Primeira Guerra Mundial: Naufrágio do navio dinamarquês Wilhelm Krag e outros três navios ao largo da Praia da Luz (Algarve, Portugal). Em 1941 - Segunda Guerra Mundial: Operação Demon, o Reino Unido inicia a evacuação das forças aliadas na Grécia. Em 1953 - Winston Churchill é designado cavaleiro da coroa britânica pela rainha Isabel II. Em 1955 - Fim da Conferência de Bandung: 29 nações da Ásia e de África terminam o encontro condenando o colonialismo, o racismo e a Guerra Fria. Em 1968 - A Mauritânia torna-se estado-membro da Organização das Nações Unidas. Em 1990 - O Telescópio Espacial Hubble é lançado para o espaço. Em 2000 - É lançada no Brasil uma cédula comemorativa de 10 reais. Em 2005 - Joseph Ratzinger é entronizado como Papa Bento XVI. Em 2007 - Anunciada por três países (França, Portugal e Suíça) a descoberta de Gliese 581 c, primeiro planeta extra-solar potencialmente habitável, conhecido como Segunda Terra. O resto, a gente escreve. Vai um cafezinho?


Lucas 24
E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.
E lembraram-se das suas palavras.
E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.
E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.
E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.
Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,
Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.
E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.
E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?
Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel;
O que ele tomou, e comeu diante deles.
E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E destas coisas sois vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.
E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário