22 de abr. de 2011

Sexta feira, céu de Dubai e temperatura de Tunis. Hoje, acordo, fico feliz com a vitória do meu Alviverde Imponente  de 1x0 encima do Santo André (time), nos colocando nas quartas de final ao lado do Atlético Paranaense e Avaí, disputando a Copa do Brasil. Repentinamente me dou conta de que é o dia de uma estréia teatral, perdoem-me queridos e estimados leitores, mas, não poderei escrever nossa coluna diária. Mas, deixarei ao fim algumas definições e significados da palavra “merda” comumente usada no mundo artístico em especial no teatro onde se originou, ok?
Mesmo porque, tenho que arrumar minha mochila, fazer o check-list das coisas que vou levar, almoçar coisas leves, fazer minhas coisas pessoais, (que vão desde defecar a acender incensos e a velinha para meu anjo da guarda Reyel), chegar mais cedo no local da apresentação, repassar as marcas, passar maquiagem para não suar como um cachaço, além de me concentrar e repassar pelo menos de dez em dez minutos pelo menos 385 vezes na minha cabeça as falas do meu pedaço de texto...
O dia de uma estréia para mim, apesar de não ter me casado, (até então), é a mesma de um noivo que espera a porta da igreja abrir com aquele tradicional “atrasinho” da noiva.
E sabe quem é a noiva para mim? Vocês!!! Hahahahaha, sabem porquê? Nos aplaudem deixando-nos felizes comparados a um “sim” aos pés do altar. Ou deixando-nos completamente tristes e envergonhados com uma vaia comparada exatamente ao sair correndo diante dos padrinhos, cinegrafistas e convidados, deixando a gente no altar, olhando para o padre com aquele olhar de: “ - ela disse "não" ou foi impressão minha seu padre? Hahahahahahahahha.
Mas agora preciso, e tenho que carregar a bateria do meu celular e a do meu coração, brincando um pouco com a minha sobrinha, sim senhores, a infanta Rafaela já se encontra no recinto, gritando que nem um golfinho e assistindo a este enigmático canal chamado Discovery Kids. Hahahahahahahahahahaha.
Bjs e uma sexta-feira cheia de paixão no coração e reflexão na alma, independente do credo de cada um.  

“merde” = merda (pronuncia-se mérd). Um detalhe: na época em que as pessoas íam ao teatro de carruagem em França, tinha sempre um rastro dos cavalos na porta do teatro, sendo assim este era sinônimo de casa cheia. Os atores passaram a  desejar "muita merda" pois significava que havendo muita merda na frente do teatro era  sinal de que teriam bastante público;  muitos dizem também: “quebre a perna”! O “Boa Sorte” (do francês “sort” = sorte) é visto como tabu, pois se desejando “merda” tudo que é de ruim já foi desejado o resto poderá “ser lucro” (mesmo se algo não sair bem na apresentação); enfim se desejando “merda” por conseqüência tudo irá acabar “bem”.

Marisa Orth, atriz
“Acho que o hábito de se falar merda antes de entrar em cena está ligado ao fato de que o trabalho é meio sujo, temos que lidar com a antivaidade. Se você entrar no palco querendo parecer chique não conseguirá relaxar e fazer o tem que fazer. Para quem está em cena, vergonha pouca é bobagem! Para mim a expressão vem de 'cagada', que significa sorte.”

Fernanda Dumbra, atriz
“Não uso a expressão 'merda'. Meus amigos muitas vezes me desejam merda antes de entrar em cena, mas eu não tenho esse hábito, nunca digo merda para eles. Confesso que não entendo muito essa expressão, não faço a menor idéia do seu significado. Acho que quer dizer boa sorte, alguma coisa nesse sentido. Mas eu mesma nunca desejei merda a ninguém!”

Guta Stresser, atriz
“Desejo 'merda' antes de entrar em cena por dois motivos. Primeiro porque acho que é um mantra, os atores falam isso há muitos anos, é uma coisa que passa de geração para geração. Comecei no teatro aos 13 anos e sempre segui esse ritual. O segundo motivo é porque adoro a lendazinha que explica essa expressão. Ouvi dizer que, uma vez, um ator francês estava indo para o teatro, fazer a peça mais importante da vida dele. Ele estava supernervoso, os críticos mais importantes estariam lá. Só que, no caminho, tudo começou a dar errado. Ele teve que passar por um incêndio, errou o caminho, enfim, quase não chegou. Quando já estava na porta do teatro, ele pisou num cocô, para completar sua péssima situação! O supreendente é que depois de tudo isso e de ter pisado na merda, foi a melhor apresentação que esse ator já fez. Então o que eu entendo é que você tem que desejar merda pra acontecer o contrário, para virar sorte.”

Camila Pitanga, atriz
“Para mim ‘merda’ não tem nenhum significado, merda é merda! Até desejo antes de entrar no palco, mas nunca parei para pensar por quê. Tem gente que diz que pisar na merda dá sorte, acho que pode ser. Achei muito engraçado vocês me perguntarem isso!”

Dan Stulbach, ator
“No teatro se diz 'merda' para desejar sorte. Faz parte da tradição também nunca agradecer. Ao ouvir 'merda', você responde 'merda', e assim vai. Pelo que lembro, teve início na França. Na Inglaterra se diz 'break a leg', quebre a perna. Nunca desejamos sorte, apenas.”

Gabriel Braga Nunes, ator
"No teatro, a expressão 'merda' antes de entrar em cena significa 'boa sorte'. Dizer 'boa sorte' dá azar. Agradecer quando o colega te diz 'merda' também dá azar. O azar só vale para a apresentação daquele dia, não é cumulativo; e é pessoal e intransferível. Até onde sei, o significado é esse para todos os atores, pelo menos para os que eu conheço. No entanto, já desejei muito 'boa sorte' e agradeci muita 'merda' e nunca fui vaiado em cena. Mesmo assim, é carinhoso ouvir 'merda' da boca do colega."



País sem memória??? Que nada hj simplemente é 22 de abril só o corresponde à chegada, em 1500, da frota comandada por Pedro Alvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. A palavra "descoberta" é usada nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus às terras do atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas.
Seá que por isso não é feriado?
bjs


Um comentário:

  1. êêê MERDAAAAAAA pra voce, querido!
    antes mesmo de assisti-lo já estou aplaudindo de pé! Sei que você surpreenderá a mim e tantos outros que estarão por lá , hooje estarei só em pensamento, mas no domingo assistirei com todo o prazer do Mundo!
    O Nervosismo faz parte né, mas como já disse pra um amigo seu hoje e pra voce mesmo, vocês sabem que vai dar tudo certo, então não há o que temer!

    Hoje eu que te ofereço : vai um cafézinho ? toma com bastante calma, e relaxe..

    Grande beijo, e SUCESSO sempre!

    ResponderExcluir