12 de out. de 2012


Fala criançada!!! Como assim já cresci? Pára com isso! Foi como eu disse para minha linda e doce namorada ao telefone "nunca deixe de alimentar a criança que temos dentro da gente" claro que quem é da umbanda ou candomblé vai chamar de erê, mas diz o poeta que... para entendê-lo tem que estar moleque... E como não entendo e só respeito toda e qualquer manifestação religiosa, não vamos esquecer que hojeé dia da padroeira do nosso país, sim ela gente, a mãe do Senhor Jesus, Nossa Senhora Aparecida - a pretinha (com todo o respeito do mundo) que o meu pai tanto ama e que igualmente respeitando a minha denominação religiosa faz suas orações diariamente para que ela me proteja assim como todos os seus.


Os peões de rodeio também a chamam de "pretinha". Mas deixando a fé de lado um pouco e tendo aquela ansiedade para rasgar a embalagem do presente para ver o que tem dentro para toda a criança que há em nós e passa longe de ser moleque para os que tiveram berço, seja de ouro ou um caixote de maçã chilena como Caco Antibes dizia nas noites de Sai de Baixo, eu venho compartilhar aqui meus amados apenas o meu sentimento.



Mesmo com 31 fevereiros em minha certidão de nascimento, jamais me arrependerei da infância que tive e que meus pais me proporcionaram. Quais? Vixi! Escorregar na garagem, tomar banho de chuva sem medo de relâmpagos, andar a cavalo, pescar em rio e em mar, andar de avião seja teco teco ou Embraer 120 Brasília, ou o Jato que faziam e fazem de mim uma criança no que tange à paixão, de metrô até Santana, de trem com meu avô até o Samaritá, de charrete com meu primo Milo, ir ao McDonald's pela primeira vez com a minha tia em São Paulo, atirar com espingarda de cano duplo com meu tio avô em Juquiratiba-SP, aprender a tocar violão, fazer segunda voz, pular fogueira, mijar na fogueira, empinar pipa, jogar bolinha de gude às brinca e as vera, pegar jacaré nas ondas da praia do Itararé (pedra furada em tupi), frequentar matinês nos carnavais dos clubes, jogar "bambucha nos carros", levar ovada no dia do aniversário, puxão de orelha doa amigos e parentes que doía quanto eu fiz 10 anos, andar de bicicleta, colar o algodão na barba do Papai Noel, estampar as mãos com tinta têmpera em uma camiseta para dar de dia dos pais, ver um brotinho de feijão nascer em um copinho de plástico com algodão molhado, minha primeira peça de teatro chamada "O Mito de Jurupari" onde desde pequeno já mostrava certa desenvoltura ou cara de pau mesmo sendo nesta obra magnífica dos palcos brasileiros, ser o protagonista! Muitas coisas que os anos não trazem mais e graças a Deus, pois o melhor disso tudo é não ter saudade dolorida e sim uma lembrança gostosa que fazem dos problemas que vivemos pequenos como a gente era. Como assim? Eu me preocupava com conta de dividir com dois números na chave, decorar os afluentes do Rio Amazonas, as capitais dos estados de meu país, aprender a cantar o hino direito onde parávamos e voltávamos sempre na parte: "...O lábaro que ostentas estrela"DO..." Olha, minha lembrança de tudo que vivi e que caberá a mim como pai dar sequência a toda essa alegria. Se tive piolho? Claro. Catapora? Opa! Mas uma coisa me orgulho e sei que meus pais também se orgulham, nunca apanhei, justamente por não ser tratado como moleque, sempre respeitei ao ponto de jamais querer decepcioná-los ou preocupá-los. E quando existe confiança entre qualquer relação a palavra satisfação passa longe de ser obrigação, é natural para dar conforto a quem espera uma notícia se chegou lá, se vai dormir lá, se levou casaquinho e outros mimo que não nego para ninguém que fui e sou mimado graças a Deus!


Ps.: Criança que admiro: Wolfgang Amadeus Mozart, batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, nasceu em Salzburgo em 27 de janeiro de 1756 aquariano como eu, e partiu para a eternidade em Viena dia 5 de dezembro de 1791. Foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, pasmem: começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanza, e dois filhos. Foi autor de... Pasmem novamente: mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.


Ps2.: Criança que tenho medo: Maisa Silva Andrade, geminiana de São Bernardo do Campo, 22 de maio de 2002 é uma atriz, apresentadora e cantora mirim brasileira. Foi descoberta no programa de calouros de Raul Gil. Em 2007, se transferiu para o SBT, onde passou a apresentar o programa Sábado Animado. No ano seguinte, ganhou espaço no programa dominical de Silvio Santos.



Vai um café ou uma groselha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário