20 de out. de 2012


Pois é gente, sábado nublado todo mundo falando do fim da novela Avenida Brasil onde parece que por um milagre, voltamos aos tempos da velha audiência onde ruas ficaram desertas, tetros vazios como alguns aeroportos fazendo com que até a agenda da presidentA fosse alterada em razão da exibição do último capítulo da novela Avenida Brasil onde a fofoca correu mundo a fora sobre Tufão, Max, Nilo, Leleco, Nina, Carminha e grandíssimo elenco em todos os continentes chegando a quase 52 pontos na audiência tendo repercursão na mídia internacional incluindo a tradicional BBC de Londres que escreveu: "Brazil's power companies are braced for another surge in demand on Friday night as millions follow the latest twists in a soap opera that has gripped the nation. Avenida Brasil has become such an unprecedented phenomenon that even President Dilma Rousseff felt obliged to change her work plans for the evening. Brazilians are known to take their soap operas or novelas seriously, but this one has even surpassed another national passion, exceeding audiences for a recent football final. As well as being a compelling watch, the show is notable for putting Brazil's growing middle class centre stage where in the past it was the lives of the super wealthy which dominated. Faced with such competition for attention, it was no surprise President Rousseff cancelled plans to attend an important local election rally in Sao Paulo, fearing the turn-out would be a fiasco. Who killed Max"?


Estaríamos voltando aos tempos das grandes novelas como a primeira versãode: O Astro, Saramandaia, Irmãos Coragem, Mulheres de Areia? Locomotivas, Redenção, Feijão Maravilha, Dancin' Days, Terra Nostra, Que Rei Sou Eu?, Escrava Isaura, Vale Tudo, A Viagem, Senhora do Destino, O Rei do Gado, A Próxima Vítima e tantas outras, que só remakes como Gabriela, Guerra dos Sexos na telinha de hoje e O Bem Amado e Tieta nas telonas há pouco tempo causam nostalgia ao telespectador.

Nunca fui noveleiro, mas pergunta se saí ontem com minha namorada? Respeito quem é fã de algo ou apenas "curte".  Eu? Gosto de ficar sempre... "Antenado" para nunca ficar "fora do ar" em uma roda que converse sobre futebol, política, preço do tomate, mundo da aviação, fanáticos por tecnologia e seus aplicativos como Angry Birds no Tablet ou no Smartphone, grupos seletos de filatelistas, acionistas da bolsa, médicos, advogados, artistas famosos, intelectuais de bastidores ou talentos que optaram pela paz do ostracismo, caminhoneiros, jogadores de poker, xadrez, runas, búzios, tarot ou de conversa fiada mesmo.


Para mim, não me importa se o assunto é: "quem matou Odete Roitman", debates políticos no Guarujá,em São Paulo ou lá em Boca Ratón na Flórida, "o que está escrito na bandeira de Minas Gerais, da Paraíba ou na da Arábia Saudita"... Tudo é assunto ué!


Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comumente dada ao dístico em latim "Libertas Quæ Sera Tamen", proposto pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram, na Capitania de Minas Gerais, no Brasil do final do século XVIII. A expressão em latim acabou sendo aproveitada para adornar a bandeira do estado em que a capitania das Minas Gerais se tornou, já no século XIX, e foi isso que manteve a frase viva até os tempos atuais.


A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular, remetendo à não aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís. Posteriormente, em 26 de julho de 1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do estado, Pedro Moreno Gondim, através do Decreto nº 3919, como "Bandeira do Négo" (à época ainda com acento agudo na letra "e").


Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 2:3 de cor verde com texto em caracteres árabes brancos sobre uma espada, também branca, com a lâmina voltada para a esquerda. O texto na bandeira é o da shahada a declaração de fé islâmica: لا إله إلا الله محمد رسول الله La ilaha Ilallah Muhammadar Rasululah = "Não há deus senão Alá, e Maomé é o seu mensageiro".

Se a zebra é preta com listras brancas ou branca com listras pretas já é discussão, e disso eu procuro fugir. Afinal, ponto de vista deve ser respeitado nos quesitos religião, time de futebol, posição ou oposição política e principalmente a beleza da mulher ou marido do(a) melhor amigo(a)! Isso são temas que nunca terão um acordo, como a paz selada entre Carminha e Nina (que para minha estranheza), ouvi dizer que isso foi o que mais chocou o público. Caramba, as tragédias gregas antes daquela de Cristo, geravam catarse, espanto e ensinava às plateias de Ésquilo, Eurípedes, Sófocles, Aristófanes e outros imortais, que com a ira dos deuses do Olimpo puniam mortais ou semi-deuses e a lição era aprendida no ato final das coisas. Hoje, vivemos em meio a tantas tragédias (inclusive lá na atual Grécia e sua "zona" do euro), que um ato de perdão e reconciliação entre duas personagens espante nosso público. Tempos modernos! Mudança de valores invertidos... Como àquele do Bataclan, onde antes, ser filho de uma quenga e chibungo era polêmico. Hoje o que mais tem é filho da... e...!

Lembro que na Faculdade que cursei, meus professores de Criação diziam, que para ter uma opinião formada e diplomada, precisamos ver de tudo, entender ou pelo menos tentar entender desde Philip Kotler ao programa do Ratinho, pois só assim poderemos nos comunicar e dizer se o jiló é ruim ou não, temos que provar. Claro que entrar em uma conversa sobre vinhos é para profissionais, mas, a ignorância as vezes realiza o sonho de profissionais elegantes de bolso vazio onde o sabor pode não ser o mesmo nem o a harmonização com o prato escolhido, muito menos o buquê que poderá ser apurado ou intensificado blá blá blá e tim tim! Beber e poder pagar $156.450 por uma garrafa de Château Lafite Rothschild - safra 1787 basta ter bala na agulha, não esqueçamos que no fim, faisão ou croquete, vinho ou Grapette acabam virando urina e fezes. Ora! Se fezes é adubo que cultiva a terra, e se cultivo posso considerar cultura, (não que ser culto seja uma merda), muito pelo contrario, mas... Merda também é cultura! Só por favor não esqueçam que à meia-noite de hoje os relógios deverão ser adiantados em uma hora pelo horário brasileiro de verão que tanto detesto.



Ter assunto é bom sim, entender dele pode até fazer com que as portas do mercado de trabalho de 4 dígitos antes das vírgulas e dos dois zerinhos finais, façam a diferença nos conhecimentos gerais. Exemplo? Veja 10 temas que podem cair na prova de ciências humanas do Enem. Prova de humanas será aplicada no primeiro dia, em 3 de novembro.

1) Rio+20

Realizada no Rio de Janeiro, em junho, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável teve a participação de 188 países. O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.

2) Código Florestal

Lei que regulamenta a exploração das terras e estabelece onde a vegetação nativa deve ser mantida. Aguarda ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

3) Lei das cotas

O governo criou lei que vai garantir 50% das vagas das universidades federais para candidatos que fizeram o todo o ensino médio em escolas públicas.


4) Primavera árabe

Conjunto de manifestações realizadas contra os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio em 2010 e 2011.

5) Conflitos na Síria

Manifestações contra o governo de Bashar al-Assad começaram em março de 2011, com represálias violentas e conflitos diplomáticos com a Turquia.

6) Guerra cambial

Disputa entre os países envolvendo suas moedas. Países emergentes estariam "forçando" a desvalorização de suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.

7) Aziz Ab'Saber

Morto em março deste ano, Aziz Nacib Ab’Saber fez dos estudos profundos sobre a geografia do país as suas armas na defesa dos recursos naturais do país.

8) Semana de 1922

A Semana de Arte Moderna é um terma recorrente nas provas de vestibulares e no Enem. Movimento completou 90 anos em 2012.


9) Impeachment de Collor

O movimento político que culminou com a saída do presidente Fernando Collor de Mello em 1992 completou 20 anos em 2012.

10) Paraguai

O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo em um processo de impeachment. Ele disse ter sido vítima de um golpe de estado.

Ps.: Agora... Quanto pode medir um anão, quem são os pais dos números primos, o sexo dos anjos, ovo ou a galinha, se eu falo Rorâima ou Roráima, quem conseguiu colocar a última pedra na Grande Pirâmide = tumba do Faraó Quéops, se "tudo junto" escrevemos separado e "separado" escrevo tudo junto... São coisas que não têm explicão! Como a criação do universo que para mim, só Deus mesmo! Lembro que quando estudei o idioma francês, que tanto amo falar, perguntei para a professora o motivo da letra "t" entre o verbo ir conjugado na terceira pessoa do singular e o pronome pessoal ele em uma interrogativa = comment va-t-il? E a resposta dela sabe qual foi? (PORQUE É BONITO ROMULÔ!). Chique não?

Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário