27 de abr. de 2013


Honestamente! Ah! Vou te contar viu... Brincadeira isso! Que puta dia lindo! Sol brilhando, café tomado, jornal já lido, cafuné de mãe já feito... Acho que vai dar praia! Se não der... Acho que vai dar pé! Hoje à noite pelo menos plexo solar mais do que aberto para gargalhar arrotando junto de meus grandes amigos (que embarcam na Hellmann's Airlines comigo) e que curtiremos lindamente o que este "Saturday Night Fever Without Dengue" tem a nos oferecer. Disposição é tudo! Eu estou disposto a não olhar para a semana passada, engomada e com vinco e contemplar o presente que é o momento e a esperança que dias, tardes e noites melhores sempre virão. Li em algum lugar que o Universo só sabe dizer a palavra "sim" para os nossos anseios. E partindo deste princípio que Einstein vem se superando até os dias de hoje sem nunca negar que foi Deus que criou tudo isso que ele estudou, ao dizermos: "Só jesus na minha vida viu." ou "Eu só tomo "noku" viu". A resposta para ambas afirmações será a mesma. E aí sim poderemos dizer se "ele" conspira ou não à nosso favor meus amados.



Último fim de semana de abril, friozinho chegando... E nem que uma jiboia apareça na garagem,  que o Papa queira saber se pode ou não visitar minha vizinhança, se a Coreia decidir atacar hoje  se meu Palmeiras perder do "meu" Santos e muito menos se o carro que atropelou Ana Maria Braga quiser me dar carona, eu não deixarei de me divertir hoje!


Longe de mim querer fazer como o estúpido radialista que disse em 10 de abril de 1912 em Southampton na inglaterra a desafiadora frase: "senhoras e senhores, nem Deus afunda o Titanic." Pois é! Depois de uma escala em Cherbourg, na França, rumou para Nova Yorque à Oeste, mas no meio do caminho não havia uma pedra, e sim, um iceberg de 30 metros de altura (multiplique por 8 o que estava submerso) no quarto dia da viagem que fez com que o telegrafista declarasse ao léu ou seja a embarcações muito longe disse: " - isto é um CQD (SOS da época), meu caro. Posição 41,46 N 50,14 W.


O maior navio até então construído no mundo. O mais luxuoso. O mais rápido. O mais seguro que jornais e revistas da Europa e dos Estados Unidos derramavam adjetivos sobre ele como cidade flutuante, palácio marítimo… E, naturalmente, insubmersível. Com seus 268 metros de comprimento, 28 metros de largura, dez andares, 46.382 toneladas, 15 toneladas âncora central, com capacidade de transportar 3.547 pessoas. Titanic aliou-se a mais um superlativo – a maior tragédia –, submergindo 3.600 metros no Oceano Atlântico entrando definitivamente para a história.


Mas, "águas passadas", e diferente da blasfêmica frase, eu digo: "senhoras e senhores, que Deus abençoe a todos neste lindo sábado e que a felicidade atinja sua plenitude seja em casa, no barzinho ou em qualquer lugar que estiverem! Um brinde à vida e saúde!

Vai um cafezinho agora?

Ps.: errando que se aprende:

Já no ano seguinte, 1913, realizava-se em Londres a Primeira Convenção Internacional para a Segurança da Vida no Mar. A partir dessa e de outras iniciativas, foram tomadas, entre outras, as seguintes decisões:

1) Todos os grandes barcos passariam a manter um serviço de escuta de rádio durante 24 horas por dia;

2) Uma Patrulha Internacional do Gelo, criada inicialmente pelos governos dos Estados Unidos e Inglaterra, passaria a observar a posição dos icebergs na rota do Atlântico Norte, e a emitir contínuos boletins sobre sua localização;

3) Qualquer navio, ao entrar em região onde foi notada existência de iceberg, passaria a diminuir a marcha – ou a afastar-se, simplesmente, da área;

4) Como precaução adicional, a própria rota dos navios pelo Atlântico Norte passaria, nos meses de inverno, a se localizar mais ao Sul – mais longe, portanto, dos icebergs;

5) Os navios passariam a dar, a cada viagem, instruções a suas tripulações e passageiros sobre o uso dos botes salva-vidas – e mais ainda: os navios passariam a carregar botes salva-vidas em número suficiente para transportar todos os seus ocupantes.

Essa última observação parece óbvia? Pois, por mais estranho que seja, não era tão óbvia em 1912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário