1 de mai. de 2013


Impressão de que havia perdido a hora! Mas aí lembrei que era feriado. E ao me espreguiçar disse: "xô abril, toca para quem sabe que é maio". Em nome das noivas, das mães, de Corpus Christi e de todos os taurinos... Eu recebo este mês maravilhoso de braços abertos que já começa com feriado em memória à nossa famosa CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e ao Direito processual do trabalho. Criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Dorneles Vargas durante o período do Estado Novo unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil. Inspirada na Carta del Lavoro do governo de Benito Mussolini na Itália, seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas e foi assinada em pleno Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para a comemoração da assinatura da CLT que hoje, ao postar uma foto no Instagram, perguntei estupidamente se "Getúlio" tinha acento ortográfico. E ela, com um ar patriótico e bairrista disse-me de peito estufado: "Ele tinha!" hahahahahahahahahaha.


Como combinamos aqui e já faz tempo, dia de feriado eu não me aprofundo nas notícias e abro meu coração compartilhando com vocês meus amados leitores o que passa por esta cabecinha de cima, pois à de baixo, (apesar de ser menor em relação à que pensa, chama-se glande). Curioso não? Não? Então tá! Adorei ver Gal Costa no Jô Soares fazendo seus exercícios de fonoaudiologia que Bethânia teria lhe ensinado fruto de alguma Glorinha Beuttenmüller irritada com o veto das 30 horas da Dilma com relação à essa classe cuja minha irmã integra e que ajuda cerca de 90% dos membros do partido da dentucinha com cara de angry bird e cabelo de Cassandra Matias Salão do Sai de Baixo e que comanda a locomotiva do Zorra Total que é o PT a falarem direitinho (tanto os que possuem língua "plesa" ou os que falam demais em horários político e de menos quando acusados em alguma CPI). Onde eu estava? Na Gal! Adorei ver como ela reproduziu o que faz no camarim e que parecia estar recebendo uma entidade afro-religiosa e me fartei de rir.

Na mesma intensidade que ri, fiquei muito triste por ver a melhor filmagem já feita da queda de um avião que apesar de ser cargueiro é o famoso jumbo da Boeing modelo 747-400 da e que após decolar da base Aérea de Bargam no Afeganistão com destino a Dubai nos Emirados Árabes que levava e levou 7 tripulantes e veículos militares... Caiu! Eu aprendi com meus estudos na área não técnica da aviação comercial, que tudo é rumor até o resultado final das inúmeras investigações e que quem aparece na televisão já dizendo o motivo da queda é "ganso". Mas, para desmentir a rede FOX que está alegando ser uma montagem, "colarei" o que foi divulgado em um site que monitora no mundo inteiro tudo que se refere ao "mais pesado que o ar" e em tempo real. Ok? Não são palavras minhas e é domínio público este site que disse ontem: "By Simon Hradecky, created Monday, Apr 29th 2013 14:02Z, last updated Tuesday, Apr 30th 2013 16:28Z. A National Air Cargo Boeing 747-400 freighter on behalf of US Mobility Command, registration N949CA performing cargo flight N8-102 from Bagram (Afghanistan) to Dubai Al Maktoum (United Arab Emirates) with 7 crew and cargo consisting of 5 military vehicles, has crashed shortly after takeoff from Bagram Air Base's runway 03 at 15:30L (11:00Z) and erupted into flames near the end of the runway within the perimeter of the Air Base. All 7 crew are reported perished in the crash. Afghan Authorities immediately denied claims that the crash of a large civilian cargo aircraft was the result of enemy activities. A large fire erupted after the aircraft impacted ground, it appears all crew have been killed. Coalition Forces reported a civilian large cargo plane crashed shortly after takeoff, at the time of the accident there was no enemy activity around the aerodrome. Rescue and Recovery efforts are under way, the Air Base is currently locked down and the aerodrome is closed. National Air Cargo confirmed their aircraft N949CA with 7 crew, 4 pilots, 2 mechanics and a load master - initial information had been 8 crew - cashed at Bagram. The NTSB reported the Boeing 747-400 was operated by National Air Cargo and destined for Dubai Al Maktoum when it crashed just after takeoff from Bagram and came to rest within the boundaries of the Air Base. All 7 occupants, all American citizens, were killed. Afghanistan's Ministry of Transportation and Commercial Aviation is leading the investigation into the crash, the NTSB have assigned accredited representatives joining the investigation. Several observers on the ground reported the National Air Cargo Boeing 747-400 had just lifted off and was climbing through approximately 1200 feet when it's nose sharply rose, the aircraft appeared to have stalled and came down erupting in a blaze.


Sei que não verei o que rolou anos atrás em um primeiro de maio, mas como não lembrar de Ayrton que nos deixava há exatos 19 anos onde o Brasil inteiro chorou. Passavam das 11h40 quando aquela cena de uma Willians branca e azul, passava voando a 300km/h direto na curva Tamburello no circuito de Ímola na Itália, naquele fatídico domingo... Morria ali um verdadeiro GUERREIRO BRASILEIRO, aos 34 anos de idade e com uma carreira BRILHANTE dentro das pistas. Tricampeão mundial de Fórmula 1, 41 vitórias em Grandes Prêmios, 65 pole-positions, um dos maiores fenômenos de todos os tempos no automobilismo, estava morto... E o povo brasileiro em prantos chorava aquela irreparável perda para todos nós, um ÍDOLO VERDADEIRO E GENUINAMENTE BRASILEIRO...


Não custa nada ver o que os astros aprontam para nós aquarianos na estreia de maio. "Mercúrio começa a caminhar através de Touro e sua vida doméstica ganha um novo movimento. O momento é ótimo para receber amigos em casa para uma boa conversa. Dia ótimo para mudar a decoração ou somente os móveis de lugar". (Ok ligando para Marcelo Rosenbaum).

Ps.: Não é só aqui viu? Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Vai um cafezinho?

Getúlio ou Getulio?



Paroxítonas. Sílaba tônica: penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:

l = fácil
n = pólen
r = cadáver
ps = bíceps
x = tórax
us = vírus
i, is = júri, lápis
om, ons = iândom, íons
um, uns = álbum, álbuns
ã(s), ão(s) = órfã, órfãs, órfão, órfãos
ditongo oral (seguido ou não de s) = jóquei, túneis

Observações:

1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não. (hifens, jovens)

2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r". (semi, super)

3)  Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s),io(s).

Exemplos:

várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início...

Entenderam minha dúvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário