29 de ago. de 2012


Ao ver um gavião passar ouvi agora: "- como é que pode um bicho que voa morar em São Vicente!" E outra pessoa completou, " - é porque ele não pensa! Eu estaria em Veneza! hahahahahahahahahah". É assim que começo a coluna de hoje meus amados leitores e óbvio, minha amada Domitila de Castro do Canto e Melo.

Hoje que minhas lindas sobrinhas, a Baronesa Isabela completa 1 ano e 1 mês de estreia, a Infanta Rafaela irá começar sua escolinha, me lembro de como eu detestava esse ambiente que cheirava Cheetos bolinha com Fanta uva mas, apesar do short cor azul royal e o álcool exigido na lista de compras de material para o mimiógrafo rodar as provas de matemática que iniciavam com "efetue", e que eu detestava mais ainda, hoje posso dizer que o lugar que minha linda sobrinha entrará e a fase que começará será diferente da minha, hoje respaldada por Paulo Freire, eu não tenho saudades, e até confesso que fiquei aliviado em minha formatura do terceiro colegial onde me lembro com clareza, que meu choro abraçando meus amigos na formatura não era de nostalgia precoce e sim, da linha de pensamento: Acabou!!! E que se extendeu até a valsa de formatura da Universidade que cursei. Mas voltando a loirinha que embarcará neste carrossel irá começar tudo! Sentimento de saudade, adaptação, sociabilidade, amiguinhos, briguinhas, tias, diretora e depois de um certo tempo, a tabuada, tabela periódica, o primeiro amor e chega porque o ciúme me impede de seguir.



Mas eu lembro que peguei piolho alegando cheio de si para minha mãe que era só lendia, comprei muito do papel almaço pautado para fazer trabalhos, papel vegetal para desenhar encima do atlas geográfico, cantava os hinos nacionais e o hino da própria escola antes de entrar na aula, os amores quiméricos, as primeiras peças de teatro que me motivaram a querer ser ator no primeiro palco que pisei, fazendo a lenda de Jurupari, colar algodão na barba do Papai Noel, cortar orelhas de cartolina na Páscoa, ir na Biblioteca consultar a "Polianteia Vicentina", cortar bandeirinhas e dançar quadrilha, desfilar em sete de setembro, tomar vacina na escola, ficar feliz em época de eleição que a escola seria usada para votação, aula janela, cabular nunca cabulei e sou honesto, faltava mesmo e minha mãe sabe disso! Falar em mãe, entregava atestados a cada ano para não fazer Educação Física (tendo em vista que mamacita sempre foi dona e professora de academia de ginástica), cantar meu lanchinho, o tra la la la la la oooooooo, as tias da cantina que eu não cantava, ter medo da loira do banheiro e na faculdade rezar para ela aparecer, levar brinquedos nas sextas-feiras, bochechear com fluor, levantar quando a Dona Izilda entrava na sala de aula, excursão para o Parque Anelinas, Noites do Terror, Zoológico, Carbocloro, SESC Itaquera, Vale do Sol... Pera aí! Do que eu reclamava... Acho que além de entregar a minha idade aqui em público, acabei refletindo que tive estudo, base e preparo ao pé da letra e o mais triste é a certeza de que essa época não voltará jamais.

Pasmem, isso tudo que descrevi, foi em escola Municipal. Minha querida Carolina Dantas, onde pude ser orador de minha turma da oitava série com muito orgulho, depois pagando aos trancos e barrancos na minha querida Santa Cecília, onde igualmente pude ter sido escolhido para ser orador da turma de Publicidade e Propaganda de 2004 e tantas outras escolas da vida que segue e seguirão fazendo com que aprendamos com as provas que nos são dadas a cada dia para que aprendamos a lição que seja lembrando sempre que  sem educação não se tem futuro nem mentes pensantes ou questionadores de ideais.

Quer saber nem vou ler o jornal de hoje, afinal a quarta-feira para mim é como um avião que está no meio da pista para decolar, ou seja, não dá tempo de descer e é só esperar levantar o nariz depois do tal do "V one" e "cabrar" o manche ou o sidestick seguindo a proa 031 = sexta-feira!



Como? Quanto? Credo! Dólar: R$ 2,04. Euro: R$ 2,56. Grama do Ouro: R$ 109,90. Salário Mínimo: R$ 622,00. Taxa Selic: 0,68%. Policiais rodoviários federais aceitam reajuste do governo e encerram greve. FenaPRF acatou plano com reajuste de 15,8% e reestruturação da carreira. Policiais devem retomar trabalho nos postos rodoviários ainda nesta quarta dia de Combate ao fumo, de Dia Hathor, deusa do amor e da música no egito antigo e de São João Batista.

Sei que em...

1526 - Solimão, o Magnífico vencia Luís II da Hungria na Batalha de Mohács.

1825 - Reconhecimento da independência do Brasil por Portugal.

1852 - Iníciava a construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá.

1895 - Leme (estado de São Paulo) é elevada a município.

1944 - Na cidade de União, estado do Piauí, era organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil. 

1949 - Era realizado o primeiro teste de uma bomba atômica Soviética, em Semipalatinsk (Cazaquistão).

1966 - Os Beatles realizaram o seu último show oficial, em São Francisco.

1974 - Termina em Caracas, na Venezuela, sem se chegar a acordo, a conferência internacional sobre o Direito do Mar.

1978 - Era encerrado o II Governo Constitucional de Portugal e inicia-se o III Governo Constitucional de Portugal.

1993 - Chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, deixando 21 pessoas mortas.

2005 - Furacão Katrina atingia a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos. Hoje 29 de agosto dia de comer nhoque, Isaac tem intensidade reduzida ao avançar pelos mesmos EUA. Ele ficou ligeiramente mais fraco nesta quarta, segundo órgão de lá, furacão segue para onde? Exato! Nova Orleans, devastada pelo Katrina há 7 anos. Coincidência? 

Agora deixa eu correr para o dentista onde deixo registrado aqui minha sugestão: subir uma música bem alta estilo Chiclete com Banana no consultório quando usam aquele motorzinho como no estúdio de Ana Maria Brega ao usar o liquidificador? Medieval mas necessário!


Ps.: Domitila de Castro do Canto e Melo, primeira e única viscondessa com grandeza e marquesa de Santos, (São Paulo, 27 de dezembro de 1797 — São Paulo, 3 de novembro de 1867) foi uma nobre brasileira, célebre amante de Dom Pedro I, imperador do Brasil, que lhe conferiu o título nobiliárquico de marquesa em 12 de outubro de 1826.


Para quem crê e respeita:
E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.
Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
Jonas 2:1-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário