9 de ago. de 2012


Bom dia meus caros e digníssimos amigos, além de minha doce namorada que já atendeu o telefone esta manhã com a alegria de viver que me contagia e me faz ver o "the clear side of the moon". Se tem uma coisa que eu detesto é a palavra generalizar. Explico melhor. Classe gramatical de generalizar: Verbo transitivo. Tipo do verbo generalizar: regular. Separação das sílabas de generalizar: ge-ne-ra-li-zar v.t. Tornar geral, difundir, vulgarizar: generalizar um método. V.pr. Ser efeito ou objeto de generalização; propagar-se; tornar-se comum: o uso de perucas generalizou-se. Sinônimos de generalizar: desenvolver, difundir, propagar e universalizar. Só que geralmente a generalização é sempre para o lado ruim, e para mim é um grande "telefone sem fio" que passa de boca em boca com suas línguas bipartidas e com os caninos laquéticos, botrópicos, crotálicos, micrurus e outras peçonhas que fazem de uma pessoa ou de um povo inteiro ter a fama proliferada de maneira pandêmica. Eu amo cultura e antes de tomar qualquer decisão ou dar um ponto de vista importante, consulto sempre o outro lado da versão para junto da razão, grau de importância, princípios e valores sejam eles familiares ou profissionais obviamente.

Como estava dizendo, eu estou fazendo árabe, mas porque tenho verdadeira paixão pelo som gutural do idioma falado em mais de 20 países e adotado por entidades e organizações sérias que me levaram a topar esse desafio de decifrar como um hieroglifo o alfabeto de 28 letras que formam palavras e depois frases escritas da direita para a esquerda que faz tudo ficar exótico como a dança do ventre ou a fumaça de um narguile. Já aprendendo o mínimo para sobreviver como tenho sede, bom dia, meu nome é... Eu vindo para cá arrisquei cumprimentar uma moça que mora em minha rua e que veio do Líbano, além dela me elogiar e dizer que meu sotaque é libanês, ela me disse algo que me deixou pensativo com relação ao ponto de vista do outro lado da fronteira, do muro, do julgo, da fé e do respeito acima de tudo. Tenho minha religião definida e isso aqui não se discute, aliás, em lugar nenhum convêm convencer que seu Deus é melhor que o de alguém, principalmente nos que nem creem em sua existência.


Pois bem, essa mulher me disse que a palavra Líbano vem de coalhada, porque lá se come muito e de diversas formas, com kibe, como molho em pepinos, secas para o inverno libanês que é severo e que neva quebrando mais um estigma de que é sempre desértico e quente. Ela me falou do cedro milenar que é o símbolo da bandeira libanesa e que os frutos de qualquer árvore que seja milenar como a oliveira por exemplo, proporciona longa vida, assim como o figo e outras tantas que só o oriente plantou. Ela me disse com a voz calma e com aquele típico olhar que parece que olha nossa alma que o único problema são os Estados Unidos (palavras dela) que, sempre munem seja os rebeldes ou seus próprios soldados em locais que curiosamente há abundância de petróleo e que a situação entre hebreus e palestinos é ancestral e honra só por alegar quem chegou primeiro na terra sagrada. Quem tem razão? Ela afirma: Quem achar que tem! Ela me disse que o que aconteceu com o Iraque foi uma crueldade, não defendeu Saddam e nem fez apologia para tentar me converter ao islã, eu já disse e repito, quero apenas aprender o idioma. Mas ela disse que o poder bélico dos Bush destruíram templos, bibliotecas, ruínas do que restou da antiga Babilônia, e quando eu fui criticar que o ditador havia matado muita gente ela como vidente emendou: "Se quisessem matar o Saddam era fácil colocar um espião lá, não precisava de bombardeios." Eu me calei e continuei ouvindo-a. Ela disse que tem saudades e o que a consola são as lembranças e a música da terra dela e disse antes de atender um cliente que chegava: Olha, o que está acontescendo na Síria com o Assad é a mesma coisa, estão financiando armas para rebeldes acharem que todo mundo que fala essa língua que você está aprendendo e que muito me orgulha, pensarem que vamos explodir algo. E me desejou um bom dia em árabe nativo.


Hoje Dia Internacional dos Povos Indígenas, na Normandia é Dia dos Meninos Verdes e que santa Edith Stein olha por nós, às 15:55 neste mesmo céu, entra a fase que a lua ficará minguante e a temperatura tende a cair de 27ºC para 11ºC. não me interessa o julgamento do mensalão, a greve pelo país onde agentes da PRF bloqueiam rodovias, e PF faz operação padrão em aeroportos. Se o Santos meteu 4 no Cruzeiro ontem ótimo. O meu Palmeiras 2 no Botafogo melhor ainda, se Obama está à frente das pesquisas, robozinho em marte parecendo estar no Atacama, se aranha saiu vida do ouvido de chinesa, se cachorro pariu 11 filhotes, se pato é macho... eu quero é comer omelete!

Mas contente de saber que nas olompíadas de Londres, estamos em 25º no quadro de medalhas, Olimpíadas é que nem o verão, a gente vai para pegar um "bronze".

Eu? Queria estar em Buñol na Espanha agora. Por quê? Estão preparando 120 toneladas de tomate para a Tomatina que esse ano deve receber, sem contar comigo lá mais um ano, entre 35 mil e 40 mil turistas. Para um país em crise receber 300 mil euros já é uma apurada no molho que estava aguado.


De quanto estamos falando? Dólar: R$ 2,02. Euro: R$ 2,50. Grama do Ouro: R$ 104,90. Salário Mínimo: R$ 622,00. Taxa Selic: 0,68%. Caixa tem lucro de R$ 2,8 bilhões no 1º semestre de 2012.

Pois saiba que em nove de agosto de...

48 a.C. - Júlio César derrotava Pompeu na Batalha de Farsalo. Este acabaria fugindo para o Egito, onde seria assassinado.

378 - Era travada a Batalha de Adrianópolis que opôs um exército romano comandado pelo imperador Valente a tribos germânicas lideradas por Fritigerno.

1483 - Inauguração da Capela Sistina.

1822 - D. João VI nomeava o militar português João José da Cunha Fidié para o comando das armas em Oeiras, então Capital do Piauí.

1832 - O rei Leopoldo I da Bélgica casava-se com a princesa Luísa Maria d'Orleães.

1884 - Quarto voô de um dirigível, por Charles Renard e Arthur Constantin Krebs.

1902 - Era coroado o rei Eduardo VII do Reino Unido.

1942 - O líder indiano Mohandas Gandhi era preso em Bombaim por forças britânicas.

1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos lançavam sobre a cidade de Nagasaki, no Japão, a bomba atômica apelidada de Fat Man ("Homem Gordo"). Aqui, o general Eurico Gaspar Dutra deixava o ministério da Guerra para se candidatar à presidência da república do Brasil.

1960 - Era adotada a Bandeira do Gabão.

1965 - A Singapura tornava-se independente da Malásia.

1969 - Sharon Tate e mais quatro pessoas são assassinadas pela Família Manson.

1974 - Nixon renunciava à presidência dos Estados Unidos após o escândalo de Watergate.

1992 - Nos Barcelona, a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquista a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos para o Brasil

1993 - Alberto II da Bélgica torna-se rei, sucedendo ao seu irmão Balduíno no trono belga.

1995 - Conflito entre camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, resulta em 12 mortos, no que ficou conhecido como o Massacre de Corumbiara.

1998 - O Maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira, (parecidíssimo com o cantor, compositor e talentoso Leandro Lehart),  confessa ter estuprado e matado nove mulheres em São Paulo.



Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário