1 de mar. de 2013

Senhoras e senhores sejam bem vindos à cidade maravilhosa, são 08:36 minutos pelo horário local, a temperatura é de 28ºC por medidas de segurança permaneçam sentados até a parada total de nossa aeronave. Lembramos que o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, só estarão permitidos quando as portas estiverem abertas. Cuidado ao remover suas bagagens de mão, pois as mesmas podem haver sido removidas durante o nosso pouso. Segundo normas nacionais, está proibido fumar até até a saída do edifício do Aeroporto Internacional Sexta-Feira. Em nome da TAR - Tranportes Aéreo Realidade, desta tripulação e dos comandantes Joseph e Ratzinger desejamos a todos um excelente fim de semana lembrando sempre que a escolha da companhia é uma decisão do passageiro. Esperamos nos ver em outros destinos. Pela sua atenção muito obrigado!


Eita!!! Chegamos! Sexta-feira finalmente e graças a Deus, que semana longa credo. Chuva e finalmente segundo meu GPS não chove até segunda-feira. Oremos! Hoje, primeiro dia do mês de março, 60º dia do ano no calendário gregoriano, o Rio de Janeiro completa 448 anos. Vou tentar descrever o que é o Rio de Janeiro - RJ para mim. A Hollywood brasileira, do Projac cobiçado pelos atores, o clima gostoso, a areia da praia diferente que sai rapidinho do pé, a cor do mar seja do Arpoador ou do Pepê, Copa ou Ipanema é muito lindo. De geografia ímpar a cidade que já foi Capital Federal (Estado da Guanabara). Quando vista da janelinha da ponte aérea de 40 minutinhos, que faz aquela deliciosa curva final para pousar no romântico Santos Dumont (SDU) bem encima da praia de Botafogo ou da Ponte Rio-Niterói, dependendo da direção do vento, só de ver os táxis amarelinhos lá em baixo já enche a boca d´agua para tomar chopp. O sotaque da mulher carioca é uma coisa que relaxa com o R escarrado do "porrrrrrquê" ou quando falam mascando um chiclete a frase "Já éhhhhh ou "é meijjjjjmo?" eu amo! Já o homem para mim são todos discípulos de Alexandre Frota, Kadu Moliterno e Evandro Mesquita. É muito engraçado porque a gente acha que não tem sotaque. Mas e eles dão muita risada quando a gente fala que "nossa meu tava chovendo muito em Congonhas" (CGH). E claro que a gente ri quando ouvimos a frase. "Mêhmão tava fuóóóóóóóóda a féxxxxta, mó caozeiro o mané deu a maiorrrrrrrr mehhhhhhda".


Rio que não me canso de visitar a primeira vez fui com meu pai de Viação Normandy pela Via Dutra e ficamos no bairro do Méier, bem na frente do Iperator (a famosa casa de show). Andamos por tudo e rimos bastante onde eu pensava que toda antena na Av. Brasil era o Cristo Redentor e não entendia o porquê da empolgação de meu pai para me mostrar um supermercado no alto de um morro? Depois de sentir as orelhas crescerem, soube o que era o "Sugarloaf Mountain".


Vimos o por do sol nas pedras do Arpoador, ele tomou um choppinho e eu um guaraná no bar "Garota de Ipanema" onde Vinícius, o poetinha, compôs a bossa em homenagem a Helô Pinheiro. Depois, lembro que ficamos perto do Palácio do Catete ao lado do "Galetos", fomos caminhando pelo aterro do Flamengo passando pelo Hotel Glória até o aeroporto para provar uma exótica panqueca de siri nos tempos que meu pai pegava o Electra da Varig. Olhar de menino na cara de ambos apaixonados por aviação. No mesmo lugar, lembro de ter visto Max Nunes, Dr. Adib Jatene e algumas celebridades daquelas que você sabe que é famosa mas não lembra o nome tipo José Santa Cruz. Sabe?



Aprendi sobre Getúlio, fomos ao zoológico, cariocamos no Barrio 800 no Leblon, pude ver o glamour do Copacabana Palace, o famoso calçadão de Copacabana e voltamos depois de alguns dias cheios de saudades pela mesma estrada por 7 horas de boas lembranças. Depois, pelo ar, mais maduro, fui muitas vezes, e pude conhecer a Barra, Dowtown, comer no Porcão, atravessar de balsinha dentro dos luxuosos condomínios fechado para andar na praia tranquila do Recreio, Pizzaria Guanabara, Subir o Corcovado com Jayminho Periard em um dia de 40ºC onde ele jurou que era a última vez na vida dele. Mas sempre com os mesmos olhos de admiração a uma cidade linda que se não fosse a violência eu moraria tranquilamente. Mas um dia quem sabe... Afinal, a violência não é mais só lá mais! Para mim SP e RJ são cidadesque comparo a um bichinho chamado cientificamente de (Carcharodon Carcharias) ou Tubarão Branco daqueles que passam na Discovery Chanel. Como assim? Nadando com uma câmera bem do lado dele com uma equipe e roupas de mergulho profissional para um documentário é fascinante, mas com uma fantasia de foca ao cair da tarde em San Diego ou em Cape Town...


No Dia Internacional da Protecção Civil, de São Rosendo, da Independência da Bósnia e Herzegovina, da Independência da Coreia do Sul, do Festival da Primavera (Martenitsa) na Bulgária, da Matronália, em honra à deusa Hera, protetora da família na antiga Grécia e na Roma antiga Ano-Novo no Império Romano onde o fogo sagrado de Roma era renovado no Império Romano, de São David lá no País de Gales, Festival da Primavera (Mărţişor) na Romênia e Moldávia e no último dia do Ayyám-i-Há (dias intercalados) na Fé Bahá'í, devotados ao serviço e a dar presentes, meu horóscopo indica que a Lua se une a Saturno em Escorpião e, em ótimo aspecto com o Sol, Netuno e Vênus, traz estabilidade aos seus projetos profissionais e planos de negócios. Ótimo momento para apresentação de projetos ou mudança de emprego. (selecionar currículo depois ctrl + P).

Lááááááááááááááááááááá no primeiro dia em homenagem a Marte, o deus da guerra só que de...

86 a.C. – Lúcio Cornélio Sula, no comando de um exército da República Romana, entra em Atenas e destitui o tirano Aristion, que era apoiado por tropas de Mitrídates VI do Ponto.

286 – Imperador romano Diocleciano concede a Maximiano o título de Caesar.

293 – Diocleciano e Maximiano nomeiam Constâncio Cloro e Galério como Caesares. Considera-se esta data o início da Tetrarquia.

317 – Crispo e Constantino II, filhos do imperador romano Constantino I e Licinius Iunior, filho do imperador Licinius, recebem os títulos de Caesares.

705 – É eleito o Papa João VII.

710 – Rodrigo, rei visigodo, é eleito rei da Espanha após a morte de Vitiza.

1146 – Papa Eugênio III publica novamente a sua bula Quantum Praedecessores (comvocação para a Segunda Cruzada).

1290 – Assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que cria a Universidade de Coimbra.

1476 – Fernando II vence na batalha de Toro os partidários da candidatura real de Joana de Trastâmara.

1493 – A caravela La Pinta atraca no porto de Bayona, Espanha, de regresso da América. Foi o primeiro sucesso da expedição de Cristóvão Colombo.

1498 – O navegador e explorador português Vasco da Gama chega ao atual Moçambique.

1553 – Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil em substituição a Tomé de Sousa.

1562 – Começam as Guerras religiosas na França com o massacre de cerca de mil huguenotes por católicos em Wassy.

1565 – Estácio de Sá lança os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei Sebastião I.

1580 – O filósofo francês Michel de Montaigne publica os livros I e II de seus 'Ensaios' (Essais).

1633 – Samuel de Champlain reivindica seu papel de comandante da Nova França em nome do Cardeal de Richelieu.

1781 – O Congresso Continental adota os Artigos da Confederação.

1792 – Início do reinado de Francisco I da Áustria.

1803 – Ohio torna-se o 17º estado norte-americano, sendo o primeiro território do Território do Noroeste a ser elevado à categoria de estado.

1811 – Líderes da dinastia Mameluca são mortos pelo governante egípcio Mehmet Ali.

1815 – Napoleão Bonaparte retorna à França depois do seu exílio na ilha de Elba.

1835 – Manuel Oribe assume a presidência do Uruguai.

1840 – Louis Adolphe Thiers é nomeado primeiro-ministro da França.

1845 - Término da Revolução Farroupilha (David Canabarro assina o Tratado de Poncho Verde com Duque de Caxias). O presidente John Tyler assina a lei autorizando os Estados Unidos a anexarem a República do Texas.

1854 - O psicólogo alemão Friedrich Eduard Beneke desaparece; dois anos mais tarde seus restos mortais são encontrados em um canal próximo a Charlottenburg, Berlim. É proclamado o Plano de Ayutla com a finalidade de destituir Antonio López de Santa Anna, então ditador do México. 

1867 – Nebraska torna-se o 37º estado dos Estados Unidos; Lancaster passa a chamar-se Lincoln e torna-se a capital do estado.

1870 – Fim da Guerra do Paraguai.

1872 – O Parque Nacional de Yellowstone, localizado nos estados estado-unidenses de Wyoming, Montana e Idaho, é criado como sendo um dos primeiros parques nacionais do mundo.

1879 – Bolívia declara guerra ao Chile (Guerra do Pacífico).

1894 – Realização das primeiras eleições diretas para presidente da República do Brasil.

1896 - Antoine Henri Becquerel descobre a radioatividade. As tropas etíopes de Menelik II derrotam o exército colonial italiano, dando término à Primeira Guerra Ítalo-Etíope.

1921 - A Alemanha recusa os acordos sobre reparações de guerra. Início da Revolta de Kronstadt.

1940 – Francisco Franco estabelece lei contra 'maçons e comunistas' (Espanha).

1941 – Segunda Guerra Mundial: a Bulgária adere ao Pacto Tripartite e se junta às forças do Eixo, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas.

1942 – Guerra do Pacífico: término da Batalha do Mar de Java com a vitória das forças navais japonesas sobre os Aliados.

1953 – Josef Stalin sofre um ataque cardíaco e morre quatro dias depois.

1966 – A sonda espacial soviética Venera 3 estatelou sobre a superfície de Vênus, convertendo-se na primeira nave espacial a alcançar a superfície de outro planeta.

1973 - A banda de rock psicodélico britânica Pink Floyd lança seu oitavo álbum de estúdio, The Dark Side of the Moon.

1975 – É lançado o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Aurélio.

1980 – A sonda espacial Voyager 1 confirma a existência de Jano (a lua de Saturno).

1982 – A sonda espacial soviética Venera 13 envia à Terra as primeiras imagens coloridas da superfície de Vênus.

1992 – Bósnia e Herzegovina declara sua independência da Iugoslávia.

1993 - Os Estados Unidos lançam víveres e medicamentos em pára-quedas sobre zonas da Bósnia e Herzegovina.

2000 – A Constituição da Finlândia é reescrita.

2002 - O satélite para observação terrestre Envisat alcança com sucesso a órbita de 800 km acima da Terra em seu 11º lançamento. Guerra do Afeganistão: A Operação Anaconda começa.

2005 – Síria anuncia a retirada de suas tropas do Líbano.

2008 - Início de uma crise diplomática entre a Colômbia, Equador e Venezuela após a morte de Raúl Reyes, membro do secretariado da FARC na Colômbia. Exército de Israel lança a maior ofensiva contra o nordeste de Gaza, deixando 50 mortos e mais de 100 feridos.

2010 – Ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica, eleito em 2009, assume a presidência do Uruguai, sucedendo Tabaré Vázquez.

Rápido gente, não ver que é baderna dessa turcaiada? Saraaaaaaaaah, fecha o lojinia! Sof shavua tov, lehitraót, Iala bye behatzlachá! Dólar: R$ 1,98. Euro: R$ 2,57. Grama do Ouro: R$ 102,06. Salário Mínimo: R$ 678,00. Taxa Selic 0,60%. PIB brasileiro cresce 0,9% em 2012. Desempenho da economia é o pior desde 2009. Soma das riquezas produzidas. no Brasil no ano passado chegou a R$ 4,403 trilhões, segundo o IBGE.


Vai um cafezinho?

Ps.:
"Aquele abraço" (Gilberto Gil)
Foi gravada em 1969, no disco que leva o nome de Gil. Segundo Nelson Motta, os versos de “Aquele abraço” foram escritos logo após o cantor deixar a prisão em Realengo, na Zona Oeste do Rio, em plena Quarta-Feira de Cinzas daquele ano, quando a cidade ainda estava enfeitada para o carnaval. Em seu site oficial, Gil explica o uso da expressão “aquele abraço”: "Era assim que os soldados me saudavam no quartel, com a expressão usada no programa do Lilico, humorista em voga na época, que tinha esse bordão. Ele até ficou aborrecido com a música, achou que deveria ter direito à canção. Mas eu aprendi a saudação com os soldados. Eu não tinha televisão na prisão, evidentemente, mas eles assistiam ao programa. Eu só vi depois, quando saí”, explicou.

"Samba do avião" (Tom Jobim)
A canção foi composta por Tom Jobim em 1963 e relata a experiência de quem chega ao Rio de Janeiro e, do avião, e visualiza as belezas naturais da cidade. Em 1999, cinco anos após sua morte, o aeroporto internacional do Rio foi batizado com o nome do maestro, em uma justa homenagem.

"Do Leme ao Pontal" (Tim Maia)
A canção escrita pelo próprio Tim foi lançada em 1986 no disco que levava o nome do cantor e se tornou um dos maiores sucessos da década de 80. A música — que virou um hit — retrata as belezas da orla carioca, do Leme até o Pontal. 

"Carioca" (Chico Buarque)
Composta por Chico Buarque, “Carioca” foi lançada em 1999 no álbum “As cidades”, fazendo referência a características e belezas da mulher natural do Rio de Janeiro e a bairros da Cidade Maravilhosa.

"Cidade Maravilhosa" (André Filho e Aurora Miranda)
É uma marchinha composta por André Filho e arranjada por Silva Sobreira para o Carnaval de 1935. Esse adjetivo para a cidade do Rio de Janeiro foi dado pelo escritor maranhense Coelho Neto como uma homenagem às suas belezas naturais.

"Endereço dos bailes" (MCs Júnior e Leonardo)
A dupla de MCs Júnior e Leonardo entrou para a história do movimento funk carioca ao ser a primeira do estilo a gravar um CD por uma grande gravadora em 1995. E foi neste álbum que os moradores da Rocinha, na Zona Sul, lançaram a música “Endereço dos bailes”, um dos maiores hits da dupla. Ao som do “batidão”, os MCs começam exaltando o Rio de Janeiro. Em seguida, Júnior e Leonardo convidam a todos para uma viagem pelos melhores bailes funk da cidade. O desafio é decorar cada um deles.

"Rio 40º" (Fernanda Abreu)
Composta por Fausto Fawcett, Carlos Laufer e Fernanda Abreu, a música foi gravada pela cantora no disco "Sla 2 be sample", de 1992. A canção, no ritmo do chamado “batidão” do funk carioca, se tornou uma espécie de hino moderno da cidade, fazendo referência às altas temperaturas registradas no Rio. Na música, o Rio é chamado de “cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”.
Declaradamente apaixonada pelo Rio, a cantora já homenageou a cidade em outras canções como “Garota carioca” e “A lata”.

"Zerovinteum" (Planet Hemp)
“Rio, cidade-desespero, a vida é boa mas só vive quem não tem medo”. Lançada em 1997, a música define a dura realidade da violência no Rio de Janeiro, inclusive dentro das comunidades.

"Rio de Janeiro" (Elza Soares)
Composta por Anderson Lugão e Elza Soares, a música que homenageia a cidade foi gravada pela cantora — considerada pela rede BBC a voz do século — e lançada no álbum “Vivo feliz”, de 2010.

"Pelas tabelas" (Chico Buarque)
Aqui Chico canta sua aflição subjetivamente em meio ao “bocado de gente descendo as favelas” e pedindo sua “cabeça rolando no Maracanã”.

"Garota de Ipanema" (Vinicius de Moraes e Tom Jobim)
Composta em 1962, a canção, segundo a editora do grupo Universal, é a segunda mais executada no mundo, ficando atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles. “Garota de Ipanema” se tornou uma das referências internacionais, quando se fala do Rio. Em 2012, a música, inspirada em Helô Pinheiro, completou 50 anos, mas continua na moda. No ano passado, foi executada na série “Mad Men” e em campanhas publicitárias nos Estados Unidos. A canção está ainda em uma das cenas de “Duro de Matar – Um bom dia para morrer”, que estreou em fevereiro nas telas de cinema brasileiras.

"Cariocas" (Adriana Calcanhotto)
A música que destaca as características do povo foi lançada no álbum "A fábrica do poema", de 1997. Nascida em Porto Alegre (RS), Adriana Calcanhoto revelou que a composição não foi planejada e veio de um impulso de inspiração.

"Solteiro no Rio de Janeiro" (Toni Garrido)
A balada foi lançada em 1998, integrando a trilha sonora do filme “Como ser solteiro”, uma comedida dirigida por Rosane Svartman. A música reforça a fama dos cariocas de solteiros e destaca clima de “azaração” na cidade.

"Ela é Carioca” (Tom Jobim)
Mais um de seus clássicos em parceira com Tom Jobim, teve até uma paródia “A Barra é carioca” interpretada pelo grupo vocal Os Cariocas em 1998, em uma campanha da Prefeitura do Rio contra a emancipação da Barra da Tijuca, mas que acabou não acontecendo mesmo.

“Mulher Carioca” (Preta Gil)

“Mulher carioca da pele morena / Swing na veia, não tem bobeira”. Parece Fernanda Abreu, mas é a filha de Gilberto Gil, que entrou na trilha sonora da novela “Avenida Brasil”, da Rede Globo.

"A voz do morro" (Zé Keti)

“Eu sou o samba, sou natural daqui do Rio de Janeiro”. A canção foi composta em 1952 por Zé Keti e exalta o samba, ritmo característico dos morros cariocas. Considerada o maior sucesso do compositor, a música foi gravada por dezenas de artistas como Francisco Egídio, Cláudia Moreno, Demônios da Garoa e Luiz Melodia.

"Partido alto" (Cássia Eller)
Composta por Chico Buarque, a canção foi lançada em 1972 no álbum “Quando o carnaval chegar”. A música foi regravada pela cantora Cássia Eller, no DVD “Acústico MTV”, de 2001, que vendeu mais de um milhão de cópias e se tornou o álbum de maior sucesso da cantora.

"Sou carioca, sou do Rio de Janeiro" (Gabriel O Pensador)
Composta por Martinho da Vila e Gabriel O Pensador, a música foi gravada pelos cantores e lançada no álbum de Martinho “Ao Rio de Janeiro”, de 1994, que trazia 12 faixas — todas inspiradas na cidade.

Estação Derradeira (Chico Buarque)
Nesta, ele homenageia São Sebastião do Rio de Janeiro e, em particular, a Estação Primeira de Mangueira, sua escola de samba preferida, que inclusive o homenageou em seu enredo de 1998, quando dividiu o título do carnaval com a Beija-Flor.

"Samba do carioca" (Carlos Lyra)
Com letra de Vinícius, ressalta o sol, o mar, as muitas mulheres para amar... e a dificuldade de levantar para trabalhar diante de tanta coisa bela.

"Rio" (Duran Duran)
Duran Duran lançou a música "Rio", faixa do álbum de mesmo nome, em 1982. Esse foi o segundo disco da banda britânica. A ideia da canção surgiu após uma visita do grupo à Cidade Maravilhosa.

"Rio de Janeiro" (Barry White)
O cantor americano, de voz extremamente grave e das músicas para amantes, sabia o que era bom. Não por acaso, também homenageou o Rio, onde amava a diversão no sol (“I love the fun in the sun”).

"Only a dream in Rio" (James Taylor)
Homenagem do cantor americano ao público que o ovacionou no primeiro Rock in Rio, em 1985, momento em que se encontrava distante dos hits de década de 1970 e retomando sua carreira após a separação da também cantora Carly Simon.

"O Rio de Janeiro continua sendo" (Samba do Salgueiro)
Entoado no Carnaval de 2008, parte de “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, para homenagear da Lapa a Tom Jobim, entre outros marcos da cidade.

"Pão de Açúcar" (Erasmo Carlos)
O cartão-postal com seu bondinho é pano de fundo para a música do Tremendão Erasmo com letra sobre a malandragem, no caso excessiva de uma carioca sobre um turista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário