30 de mar. de 2013


 - Silêncio sepulcral no ambiente até que...





São Miguel Arcanjo: Todos de pé! O Estado contra Judas Iscariotes! O Sr. jura dizer a verdade, somente a verdade, nada mais além da verdade?

Judas: Não! 

- Olha para o Juiz que faz sinal para que se aproxime e diz afastando o microfone em voz baixa: "Com a mão sobre a Bíblia Sagrada você acha que ele iria dizer sim?"

Juiz: Muito bem, a historia já foi escrita, todos já sabem do desfecho o réu já se enforcou e meu Filho Graças a Mim está à Minha Destra. Estamos aqui para a leitura do veredito como ocorre a 2013 anos. Mas antes, como sou brasileiro e conhecido como o Deus do perdão... Farei uma breve leitura para relembrar esta corte e seus membros. Consta nos autos do processo jamais arquivado que hoje sábado, 30 de março de 2013 o réu Judas Iscariotes (em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth ou Iouda Iskariotes) era um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os Evangelhos, veio a ser o traidor que entregou Meu Filho aos seus capturadores, embora não tenha cometido crime algum, ao contrario disto só ressuscitou pessoas, multiplicou pães, peixes, vinho, curou cegos, leprosos, salvou vidas de apedrejamentos e pregava a paz, o amor e a Minha Existência. E mais, por 30 moedas de prata o que convertido para os dias de hoje em Unidade Fiscal de Referência, juros e correção monetária ainda não tem preço calculável. Filho de Simão de Queriote (Jó 6, 71; 13, 26) o réu é uma helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado"), sendo, por sinal, o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro. Sendo assim com a palavra e peço que seja breve a defesa.

Advogado do diabo: Meritíssimo, Onipotente, Onisciente e Onipresente...

Juiz: Detesto bajulações Dr. vamos logo ao cerne da questão e atenha-se à tentativa de defender seu cliente que há 2013 anos usa dos mesmos argumentos e estratégias. Lembrando que quem faz o tempo sou Eu e tenho ainda Guerra entre as Coreias para tratar além de atentados no Iraque, desabrigados das chuvas, fome na África, derretimento das calotas polares, desabamento na Tanzânia, Camada de Ozônio, volta do feriadão nas estradas do mundo todo e ainda aconselhar o novo Papa entre outros líderes religiosos que me chama de mais de 108 nomes.

Advogado do diabo: Perfeitamente! Ciente de que é uma causa perdida, apenas cumprirei meu papel honrando meus honorários. Como vivemos em uma democracia e em um mundo globalizado, tomei ciência que foram encontrados Evangélios Apócrifos,uma espécie de documento, com bordas em couro, descoberto em 1970 no deserto egípcio, perto de El Minya... 

Juiz: Disso Eu lembro, não esqueça que criei até você!

Advogado do diabo: (Coloca água em um copo e bebe) Muito bem, Ele circulou em seguida entre os comerciantes de antigüidades para se encontrar primeiro na Europa e depois nos Estados Unidos, onde permaneceu em um cofre de um banco em Long Island (Nova York) durante 16 anos, antes de ser comprado em 2000 pela antiquária grega Frieda Nussberger-Tchacos. 

Juiz: E...

Advogado do diabo: (Ajeita o nó da gravata) Atribuído a autores gnósticos nos meados do século II, composto de 26 páginas de papiro escrito em copta dialectal que revela as relações de Judas com Jesus Cristo sob uma outra perspectiva: Judas não teria traído Jesus, e sim, atendido a um pedido deste ao denunciá-lo aos romanos que pelo tratado de Nicéia durante a Idade Média foram excluídos do Livro Sagrado... Desaparecido por quase 1.700 anos, a única cópia conhecida do documento foi publicada em 6 de abril de 2006 pela revista National Geographic. 

Juiz: Quero lembrar a Vossa Excelência que convêm não promover nomes de marcas ou serviços, a palavra revista basta!

Advogado do diabo: (arruma os óculos no rosto) O manuscrito, autentificado como datando do século III ou IV (220 a 340 d.C.), é uma cópia de uma versão mais antiga redigida em grego. Contrariamente à versão dos quatro Evangelhos oficiais, este texto clama que Judas era o discípulo mais fiel a Jesus, e aquele que mais compreendia os seus ensinamentos. O seu conteúdo consiste basicamente em ensinamentos de Jesus para Judas, apresentando informações sobre uma estrutura hierárquica de seres angelicais e uma outra versão para a criação do universo.

Juiz: É só?

Advogado de defesa: Na verdade não Meritíssimo, me permite a leitura de um trecho deste Evangélio de meu cliente?

Juiz: Aceito!

Advogado do diabo: Obrigado! O relato secreto da revelação que Jesus falou em conversa com Judas Iscariotes, durante uma semana, três dias antes que ele celebrasse a Páscoa.

Juiz: Essa é nova! Mas prossiga, sem que quem lhe instruiu é melhor que Al Pacino e a pior de minhas criações.

Advogado do diabo: (Tosse acanhado) Sabendo que meu cliente estava refletindo sobre algo que era exaltado, Jesus lhe disse, “Afaste-se dos outros e eu poderei te falar sobre os Mistérios do Reino. É possível você alcançá-lo, mas você sofrerá muito. Pois outra pessoa o substituirá, para que os doze discípulos possam vir novamente a se realizar com seu Deus.” Judas lhe disse, “Quando tu me contarás estas coisas e virá o grande dia da luz do amanhecer para a geração?” Mas quando ele falou isso, Jesus o deixou.

Procurador do Estado: Protesto Meritíssimo, isso é irrelevante!

Juiz: Não se exalte! Eu cuido disso Sozinho. Prossiga logo para a malhação!

Advogado do diabo: (Mostra a língua para o promotor) O Meu cliente segundo este documento, teria dito: “Mestre, como tu escutaste a todos eles, agora também escuta-me, pois eu tiveuma grande visão”. Quando Jesus ouviu isto, ele riu e disse-lhe, “Você décimo terceiro espírito, por que tentarão esforçadamente? Mas fala, e eu serei tolerante contigo.”Judas lhe disse, “Na visão eu me vi sendo apedrejado pelos doze discípulos, e que estavam perseguindo- me severamente. E eu também vim para o lugar onde […] depois de ti. Eu vi uma casa… E meus olhos não puderam entender seu tamanho. Grandes pessoas estavam cercando-a, e aquela casa tinha uma cobertura de folhagem, e no meio da casa havia uma multidão — faltam duas linhas — dizendo, ‘Mestre, leva-me juntamente com estas pessoas’”. Jesus respondeu e disse, “Judas, tua estrela te extraviou.” Ele continuou, “Nenhuma pessoa de nascimento mortal é merecedora de entrar na casa que você viu, pois aquele lugar está reservado para o sagrado. Nem o sol nem a lua regerão lá, nem o dia, mas o sagrado habitará lá sempre, no reino eterno com os anjos santos. Olhe, eu te expliquei os mistérios do reino e eu te ensinei a respeito do erro das estrelas; e […] envie-o […] nos doze eons.”

Juiz: Antes da leitura do veredito deste ano, o réu tem algo a dizer em sua tentativa inútil de defesa?

Judas: Posso lhe dar um beijo no rosto?

Juiz: Negado! Todos de pé para a leitura do veredito!

- Corte se levanta

Juiz: Por haver cometido latrocínio, formação de quadrilha, atentar contra a própria vida se enforcando, homicídio doloso, falso testemunho...

Advogado do Diabo: Data venia! Meu cliente disse que não juraria nada!

Juiz: (rindo) Mais uma vez declaro em nome desta corte que criei... Culpado! Podem malhá-lo! Amanhã tem chocolate para todos! (Bate o martelo).

Ps.: O nome dos 12 apóstolos:

Pedro

André

Tiago Maior

João

Filipe

Bartolomeu

Tomé

Tiago Menor

Mateus

Simão Zelote

Judas Iscariotes

Judas Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário