27 de dez. de 2012


27 de dezembro, contagem mais do que regressiva para dar as boas vindas para 2013 que iniciará na entrada da Lua Cheia em nosso céu, ano da serpente aquática para os chineses ou como ouvi junto a minha amada namorada de uma vendedora proveniente de acolá, "dos mil tlêzi luim, cóbla, único bom é dlagão!" Como não sou chinês e meu calendário é o gregoriano, o que me deixa otimista e em paz pois sempre gostei de ver a Lua, este satélite natural que mesmo sem luz própria, encanta e me faz ver o coelho nela. Até integra meu sobrenome proveniente da Itália, é símbolo dos muçulmanos, Shiva usa em sua coroa, além de ser um símbolo de Kama a deusa do amor todas as noites, representa também o touro, Nandi, um símbolo de fertilidade. Em francês a palavra é "croissant" e em espanhol "media luna" salgados/doces que fazem alusão a esta fase lunar que nasceu fruto de padeiros que moldavam o alimento conhecido até hoje nesta forma para deixar bem claro que não se opunham ao Império Otomano e suas invasões, para a astrologia O símbolo da Lua é o crescente – a união das duas metades do círculo, que agora está quebrado. Um semicírculo representa a Consciência Divina, o outro a consciência humana, de um lado o espírito e de outro a matéria, a dualidade dentro da unidade. A junção destas duas forças dá origem à personalidade. Já a Triluna pagã é o símbolo que representa as três fases da lua. As fases crescente, cheia e minguante da lua simbolizam a Deusa tríplice, nas suas faces: donzela, mãe e anciã. E tantos outros como maçonaria, crença maia e sua a deusa Ixchel... Por isso acho que desde pequeno amo ver as bandeiras da Tunísia, Turquia, Argélia, Comores, Paquistão, Mauritânia, Maldivas e algumas outras que não lembro. Não sou Muçulmano, mas admiro qualquer manifestação de fé e que leve e "élève" ao bem, a Deus, e nos dias de hoje, Egito e Síria que o digam, e que de lua nas bandeiras não têm nada, mas, são países que pretendo um dia visitar por sua cultura, história, gastronomia, arte e idioma que tanto quero falar e decifrar como um arqueólogo!






Falando em lua, deixa eu ver meu horóscopo vai, fiquei impressionado com o "aquário na China": O Sol se une em grau quase exato de Plutão em Capricórnio e você fica ainda mais fechado e quase obcecado em mudar emoções do passado que ainda incomodam você. Essas mudanças podem também acontecer no trabalho. (Com todo o respeito não sou da Umbanda e nem do Candomblé, mas faço trabalhos sim e sempre disposto à mudanças seja na programação da escala, de base ou de alternativa por imperiosa necessidade).

Nascia Marlene Dietrich e falescia Gustave Eiffel. Gozado acho que sonhei que subia na torre dele esta noite. Vai saber!



Hoje, nascimento de Freya, senhora das Valquírias - evento local dos países nórdicos, depois do Rio 43 graus, apagão no antigo Aeroporto do Galeão e atual Tom Jobim, dia que CENIPA disse que acidentes aéreos aumentaram da mesma forma que a emissão de CHT´s também e que a ANAC alegou que a maioria dos acidentes sempre ocorreram por falha humana devido a uma suposta má formação e imprudência, e que a maioria das quedas foram em voos de instrução, como aprendi: um avião nunca cai, ele é derrubado! Vendaval e chuva em Santa Catarina, galera hidratando o fígado com etanol e causando mortes e mais mortes nas rodovias onde aproveito para dizer a meus amigos Ju, Ju e Cmte que seus mamíferos estão bem, fazendo a alegria de minha casa e sendo bem tratados, por aqui o calorão já acabou mas 28ºC tá beleza para ter senso de humor mesmo com elevador despencando do 8º andar na Praia Grande, já nos EUA e Leste Europeu, o frio e nevasca matando geral, vulcão nicaragueño mandando brasa no círculo de fogo do Pacífico e Dilmão dizendo que iremos crescer, como já sou crescente de sobrenome como iniciamos nossa prosa... 

Faltando 4 dias para acabar o ano só que lááááááááááááá em...

1703 - Assinatura do Tratado de Methuen.

1824 - Fundação do Condado de Clinton.

1831 - Charles Darwin embarcava no HMS Beagle para a sua viagem ao redor do globo, parando na América do Sul e ilhas Galápagos.

1904 - Inauguração do Abbey Theatre.

1935 - A Pérsia passava a se chamar Irã.

1939 - Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), encarregado da censura no Estado Novo.

1945 - Bélgica era admitida como Estado-Membro da ONU. Criação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

1948 - Emancipação político-administrativa de Coronel Fabriciano, Tumiritinga, Jequitaí e vários outros municípios do interior do estado brasileiro de Minas Gerais.

1949 - Reconhecimento da independência da Indonésia pelos Países Baixos.

1965 - Henrique Mecking, o Mequinho, tornava-se aos 14 anos campeão brasileiro de xadrez.

1978 - A Espanha aprovava a Constituição democrática, depois de quatro décadas de franquismo.

1995 - Independência político-administrativa do município de Trabiju (São Paulo, Brasil).

2006 - Lançado do Cosmódromo de Baikonur o foguete Soyuz 2.1.B, que colocou o satélite CoRoT em órbita.

2007 - A ex-primeira ministra Benazir Bhutto era assassinada no Paquistão.

2008 - Início dos bombardeios da Operação Chumbo Grosso, por Israel, contra alvos palestinos na Faixa de Gaza. (Ainda bem que foi lá em 2008... Credo dá o Estado do Acre pra eles de presente Dilma!).

Eu saber que esse novela da Jorge ser o mesmo coisa que "A Clone" habib, mas é lá no Turquia e não Marrocos, só esqueçeram da tio Ali falando Haram! Dólar: R$ 2,05. Euro: R$ 2,71. Grama do Ouro: R$ 110,50. Salário Mínimo: R$ 622.00 (até janeiro) Taxa Selic. 0,55%. Kassab diz que tem 'vontade de servir ao seu estado'. Atual prefeito disse que gosta da vida pública e decisão caberá ao partido. Ele afirmou que estava na hora de deixar a prefeitura.

Vai um cafezinho?

Ps.: A edição de hoje vai dedicada ao único urso polar do zoológico de Buenos Aires onde teve sensação térmica de 45,5°C no começo da semana. Queima de fogos no Natal pode ter contribuído, diz funcionário do zoo.


Para quem respeita e crê:
Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta,
Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras.
Porque da janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas,
Vi entre os simples, descobri entre os moços, um moço falto de juízo,
Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa;
No crepúsculo, à tarde do dia, na tenebrosa noite e na escuridão.
E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração.
Estava alvoroçada e irriquieta; não paravam em sua casa os seus pés.
Foi para fora, depois pelas ruas, e ia espreitando por todos os cantos;
E chegou-se para ele e o beijou. Com face impudente lhe disse:
Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas, com linho fino do Egito.
Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
Vem, saciemo-nos de amores até à manhã; alegremo-nos com amores.
Porque o marido não está em casa; foi fazer uma longa viagem;
Levou na sua mão um saquitel de dinheiro; voltará para casa só no dia marcado.
Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios.
E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo das prisões;
Até que a flecha lhe atravesse o fígado; ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida.
Agora pois, filhos, dai-me ouvidos, e estai atentos às palavras da minha boca.
Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas.
Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos.
A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte. 
Provérbios 7:1-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário