26 de jan. de 2013


Bom dia ilustríssimos leitores, hoje é? Mais alto! Hoje é? Sim, além de ser Dia dos Deuses Lares que, segundo a mitologia romana, eram os espíritos guardiães que protegem e habitam as casas ou lares, ser feriado nacional na Austrália, feriado nacional na Índia, aniversário de Eddie Van Halen, Chico César e tantos outros é? Isso! Aniversário da cidade que nasci, me tornei ator, publicitário, aeronauta, onde curti minha adolescência nas casas noturnas e ainda curto só que do camarote e com menos paciência para a fila do caixa, assisti as montagens e projetos mais lindos de minha vida seja em um palco, praça, foyer, monumentos e tudo que só a arte cênica pode proporcionar, tinha a carteirinha de sócio quando era pequeno com meu nome e sobrenome Arantes escrito na cadeira da Vila Belmiro e tudo (até torcer mais pelo Palmeiras), onde namorei, comprei coisas nos shoppings, aluguei filmes VHS com a fita rebobinada pois só tinha locadora lá, assisti shows maravilhosos incluindo Xuxa, Djavan, Mawaca (eclético?), os certificados de STCW, SEBRAE e outros diplomas recebi na minha querida Santos, (a próxima Dubai das Américas).


Essa cidade com jardim e porto de tamanho recorde e que não usa isso apenas como bandeira ou slogan possuindo também hospitais, polos geradores de emprego, empresas e suas filiais, beleza natural misturando (para mim) Rio com São Paulo justificando a qualidade de vida que proporciona ao morador ter tudo isso além de história, cenário natural para gravação de telenovelas, comerciais, filmes de curta e longa metragem, perfeita não é, assim como a CittyVille que jogam brincando de prefeito, aliás, aproveitando o trocadilho, na internet, ninguém é "prefeito" nem perfeito. No Brasil de 1512 anos de descoberta, acredito que não haja nenhuma de suas 5.564 cidades que seja exemplo de perfeição absoluta, mas a sede da Região Metropolitana da Baixada Santista que ocupa o terceiro lugar na relação de municípios paulistas mais classificados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo considerado baixo, entre 0 e 0,499 - médio, de 0,500 a 0,799 - elevado, de 0,800 a 0,899 e muito elevado, quando maior ou igual a 0,900. Como a curiosidade mata e a informação tem que ser completa, 1º São Caetano do Sul = 0,919, 2º Águas de São Pedro = 0,908, 3º Santos = 0,871 e 4º Jundiaí = 0,857. Qual? A que eu voto, moro e que contribuo como autônomo? Tente descobrir: 187º São Sebastião com 0,798, em 188º São Vicente com 0,798 ou o 189º município paulista que é Viradouro com 0,798.


Apaziguadora, tranquila e repleta de cultura e oportunidades, completa hoje 467 anos de fundação pelo nosso querido, incluindo Dona Anna Pimentel também ele, Brás Cubas, este fidalgo lusitano natural do Porto, que chegou a ser o maior proprietário de terras da zona litorânea da capitania. Em 1543, fundou a primeira Santa Casa de Misericórdia, a qual chamou de Todos os Santos, nome que passaria à vila de Santos, cujo porto era mais bem localizado que o de São Vicente. da Casa Real e um dos homens mais respeitados da capitania. O título de alcaide-mor da vila de Santos passou a seu filho, Pero Cubas.


Amo suas livrarias, bairros, igrejas, arquitetura (mesmo torta como os dentes de uma lhama na orla da praia), o patel do Carioca, a descontração do rei do bacalhau, a burguesia que dá pena e que brinca com seus aspirantes à Amaury Jr da tv local, mas que ao mesmo ponto me dá orgulho desse pólo "exportador" de talentos artisticos dignos de Amaury Jr. de verdade como Latorraca, Magrini, Alexandre Borges, Nuno, Chorão, Bete Mendes, Paulinho Vilhena, Picuruta Salazar, Covas, Plínio Marcos, Sérgio Mamberti, Lolita Rodrigues, Celso Amorim e até Ex-BBB. Fora as lendas urbanas. Parabéns minha querida "IATA Code (SSZ)" dentro ou fora do alçapão!


Ps.: Eu chego a gargalhar quando o âncora do Esporte por Esporte, o querido e lendário Armando Gomes olha em seu relógio e diz: Agora em nome do Restaurante Anhangá são 23:48 minutos em toda a Baixada Santista como se aqui fosse outro fuso horário e não nosso querido Papa (- 3 UTC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário