25 de jan. de 2013


Hoje fundação da cidade de Luanda pelo governador Paulo Dias de Novais, criação do estado de Santa Catarina, aniversário da cidade de Apuiarés, de Iguatu (Ceará), Dia Nacional da Bossa Nova, do Carteiro aniversário de Carolina Ferraz e claro, festa da conversão de São Paulo, apóstolo o que resulta no aniversário de 459 anos da fundação de São Paulo - SP, essa megalópoles e locomotiva deste país, repleta de disparidades seja de riqueza e miséria a parques cheios de verde a florestas de concreto, que, graças a tanto cimento e concreto que cobriram seu passado desde o pátio do colégio, José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e acredito que por João Ramalho e que tantos outros que ajudaram no desenvolvimento e que hoje são nomes rodovias (fora o rodoanel), cobriram as ruas de terra da terra da garoa que virou terra da enchente. Mas meu intuito não é olhar o touro sangrando e sim a beleza dos passos do toureiro que dribla a morte. Vou resumir o que amo e amei e amarei em São Paulo nessas meus 31 verões que estão com os dias contados.



Amo: decolar de Congonhas para me espantar a cada vez com a marcha do progresso, ainda mais quando ficamos aguardando a autorização da torre na cabeceira que dá para a Av. Washingtom Luíz e de dentro do avião damos tchauzinho para quem está passando no carro com aquela terra avermelhada típica do aeródromo e da cidade, sair sábado desobrigado de tudo e ver a torre da globo parecendo a Eiffel de longe na pauliceia desvairada que eu sempre me comportei, os teatros e peças da Praça Roosevelt passando pelas salas dos moderníssimos shoppings aos maravilhosos e tradicionais da Rua Augusta, Jaceguay ao grande e pomposo Municipal, as padocas/empórios, o mercadão, a arquitetura da Estação da Luz, olhar da janela de um escritório bem alto tomando um cafezinho no fim da tarde em junho olhando o trânsito, a cor do céu e sempre uma aeronave cruzando o céu, as noites frias para sair bem arrumado ou dormir bem enrolado, o sotaque das meninas de lá caprichando no gerúndio meu, os museus e exposições, projetos maravilhosos como o Clube Caiubi de Compositores, passear no "Ibira", fazer trabalhos freelancer onde me sinto um paulistano por determinado tempo, as mansões quatrocentonas da Paulista, as mais modernas dos Jardins Europa e América, livrarias, bistrôs, barzinhos com uma decoração mais criativa que a outra, os centros culturais, os tradicionais e nostálgicos bairros do Bexiga, Cambuci, Arouche, Vila Madalena, o conforto de Higenópolis, Itaim, Chácara Inglesa, Pinheiros, Brooklin, Morumbi, Paraíso...






Amei: Comer pela primeira vez em um McDonald's, assistir canais à cabo, internet chegando na época que baixar uma música era o "must", ficar na janela da casa de uma de minhas tias vendo as decolagens e pousos do Electra II da Varig que fazia a ponte aérea sem tanta pressa deixando aquele rastro dos 4 motores a hélice, andar de metrô pela primeira vez até a estação Santana e na volta conhecer o bairro da Liberdade e a Catedral da Sé com meu pai que sempre na volta, pela Anchieta, me ensinou na minha fase "porquê": o nome "curva da onça", truques de dirigir sob neblina, pontos de limite entre municípios, o significado das sinalizações das placas e de outros carros que cruzavam no sentido contrário e que "davam" farol alto para indicar ou acidente ou blitz pela frente, aquaplanagem, nível do mar, como desentupir os ouvidos causado pela diferença de pressão bocejando, mascando um chiclete ou aplicando o que anos depois vim a aprender o significado do nome valsalva, entre tantas coisas até virar Ecovias como o que era "descer engrenado", usar a banguela... Os natais na casa dessa minha tia, a infância com meus primos, tios e tias, minha independência ao pegar sozinho daqui um Rápido São Paulo e descer no Jabaquara me sentindo adulto, as audições para teatro, cinema e TV que fiz na fase ator sonhador de minha vida, que hoje com o baú fechado e com a chave muito bem guardada já busco realizar pois aprendi que um sonho não pode passar de uma noite, chegando ao ponto de reconhecer que, aquele garoto inocentemente falava entre dentes e baixinho que: "um dia todas aquelas janelas acesas iriam saber o meu nome" almejando a desfocada e deturpada fama de um iniciante que via a linda cidade iluminada. Os já citados freelancers de produção de grades eventos, ter visto a Hebe Camargo no trânsito e ela simpaticamente buzinar e me mandar um beijinho parada em um semáforo no tempo se que podia ficar com as janelas do carro aberta, claro que o de Hebe já tinha ar condicionado na época por ser uma "mercedona" com a placa HEB (uma das primeiras com 3 letras depois que sucederam as antigas amarelinhas com apenas duas) ter me apresentado para uma casa cheia e ser aplaudido de pé e (não porque a palavra "plateia" tinha "acento"). Passear de carro com minha tia aos domingos indo ao Terraço Itália, ver quase da pista o Holiday on Ice, show do David Copperfield, o túmulo de Ayrton Senna que, mesmo que achem funesto para mim foi cultural e a chance de ver o carinho dos fãs em seu túmulo. E tantas coisas que não tenho saudade, apenas vivenciei. Pois...


 

Amarei: Que minha futura base seja CGH ou GRU.

E o meu horóscopo dizendo que Vênus se afasta da tensão de Plutão e que torna meu mundo emocional mais leve. Diz que eu ainda me encontro mais fechado e distante da vida social, mas já com uma carga emocional menos pesada. Um amor antigo pode voltar. (passo!).

Um mês depois do natal, só que lá pelos idos de...

817 – É eleito o Papa Pascoal I.

1308 – Eduardo II de Inglaterra casa com Isabel de França.

1327 – Eduardo II de Inglaterra é obrigado pela mulher, Isabel de França, e os seus nobres a abdicar para o filho Eduardo III.

1533 – Casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana Bolena.

1554 – Fundação da cidade de São Paulo.

1826 – Fundação do Condado de McDonough.

1856 – Fundação do Condado de Haralson.

1881 – Alexander Graham Bell e Thomas Edison formam a Companhia Telefónica Oriental.

1890 – A jornalista Nellie Bly é enviada numa viagem ao redor do mundo.

1890 – Assinado o Tratado de Montevidéu, que solucionou a Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina.

1924 – Começam em Chamonix, França (nos Alpes Franceses), os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

1934 – Fundação da Universidade de São Paulo.

1939 – Primeira partida de futebol disputada pelo São Paulo Futebol Clube usando esta denominação (contra a Portuguesa Santista).

1948 – David Ben-Gurion torna-se Primeiro-Ministro de Israel.

1949 – É realizada a primeira cerimônia de entrega do Prêmio Emmy.

1969 – Anos de chumbo: Carlos Lamarca, capitão do Exército Brasileiro, foge do quarto Regimento de Infantaria, levando consigo dez metralhadoras INA ponto quarenta e cinco, e sessenta e três fuzis automáticos leves (Fal)

1970 – Foi Inaugurada A Rede Gazeta de Televisão Pela Fundação Cásper Líbero e o Estádio do Morumbi.

1971 – Charles Manson e três mulheres da "família" são considerados culpados e sentenciados à prisão perpétua pelo assassinato de Sharon Tate e outros.

1971 – O general Idi Amin toma o poder em Uganda, depondo o presidente Milton Obote.

1983 – O Papa João Paulo II faz publicar as Constituições Apostólicas Sacrae Disciplinae Leges.

1984 – Acontece em São Paulo grande comício em prol da campanha pelo voto direto.

1994 – Lançada a Sonda Clementine.

2006 – Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est.

2007 – Vendido em leilão, em Nova Iorque, a tela de Rembrandt Santiago em Oração por 25.800.000 de dólares.

2011 – Após trinta anos, Hosni Mubarak deixa a presidência do Egito, depois dos protestos da população, sobretudo na capital, Cairo e em Alexandria.

2012 - O clube suíço Neuchâtel Xamax decreta falência.

Vai fechar o lojinia eh! Dólar: R$ 2,03. Euro: R$ 2,73. Grama do Ouro: R$ 111,60. Salário Mínimo: R$ 678,00. Taxa Selic 0,55%. Os salários dos vereadores de 19 das 26 capitais do país aumentaram em 2013. O maior reajuste foi de 96,6% em Rio Branco (AC), onde o subsídio pago ao Legislativo passou de R$ 6.129 para R$ 12.050,56. Também foram reajustados os ganhos dos vereadores de Boa Vista (67,5%), Maceió (67%), Belém (62,5%), Campo Grande (61,9%), Manaus (61,8%), São Paulo (61,8%), Recife (61,8%), João Pessoa (61,6%), Cuiabá (61,4%), São Luís (52,9%), Florianópolis (52,3%), Aracaju (44,6%), Salvador (44,5%), Teresina (43%), Belo Horizonte (34,1%), Fortaleza (27,9%), Curitiba (22,7%) e Natal (13,1%).

Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário