22 de jan. de 2013


Com a palavra o... Data venia! Pode parar! Não quero ser prefeito, vereador ou secretário de nada. No máximo um assessor que sei que estou apto com o objetivo ímpar de sempre ajudar a somar no que tange a resolver defeitos e jamais apontar simplesmente as falhas dessa linda, maravilhosa e primeira vila brasileira, Cellula-Mater da Nacionalidade Berço da Democracia nas Américas merece ter. Como nasci em Santos-SP porém moro aqui há mais de 30 anos, acho que de uma maneira digamos não sei o que lá honoris causa, possa com o carinho que eu tenho justamente hoje que essa linda terra de boa colhida a Gohayó que nosso fundador Martim Afonso de Sousa além da cidade, abriu caminhos para que João Ramalho seu patrício, tradutor, degredado, e que tinha uma vida amorosa digamos que invejada mas que depois junto a jesuítas, pudessem fundar futuramente mas igualmente em janeiro a locomotiva deste país chamada São Paulo. Como São Vicente, esse município que nasceu em 1532 faz 481 anos hoje, quero deixar aqui minha homenagem à sua formosura geográfica, suas personagens históricas ou cotidianas, lendas antigas como Ipupiara e urbanas como Ulisses o tatuado andarilho que prega o bem de forma brusca ao primeiro contato. Esse é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, que fica no estado de São Paulo, no Brasil. A sua população, em 2010, era de 332.424 habitantes. Agora que escrevo faz 27°C, o vento sopra de N com umidade relativa do ar de 58% de cuja área da unidade territorial é igual a 148,8 Km2 sua Latitude é de 23º 57'47" e Longitude 46º23'31" e a altitude com relação ao nível exato do mar é de 0,6m. Bem! Chega de dados e vamos fazer o que todos fazem brincam de administrar suas FarmVille, CityVille e outros tantos jogos que vou tentar aqui dar meus pitacos baseado no que aprendi na universidade e não em uma mesa de bar como muitos possuem a teoria da agulha mágica quando embriagados.


Como já pude ter o privilégio de viajar algumas vezes para fora do país, sempre observei lá o que poderia ser usado aqui e isso é um fator que só contribui afinal, quem está de fora acha sempre fácil resolver o problema alheio.

Premissa:

Criar uma identidade visual e permanente da cidade uma vez que temos o diferencial de sermos a primeira cidade do Brasil, fazer como cidades que possuem um slogan como a cidade da laranja, da uva, do morango, do chocolate, um ponto focal dentro desse tema onde humildemente proponho desde uma logomarca única para a cidade, um portal de entrada nas divisas com as cidades vizinhas e um mais caprichado para encher os olhos de quem vem pela estrada procedente dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Viracopos e das rodoviárias espalhadas pelo estado. Uma vez criada a tal "marca" pode-se pensar para a devida aplicação em orelhões, paradas de ônibus, pintura dos táxis e lotações em geral, uniformes, postos de informações turísticas para assim poder tornar de fato turístico uma cidade que atualmente vive do comércio e arrecadação de impostos, se não investir em um lado (que está provado que é rentável) e honestamente muito mais do que o modelo atual da fonte de renda dos cofres públicos. Mudança imediata do nome da principal avenida para Martim Afonso de Sousa uma vez que o Brasil nunca teve um presidente chamado Wilson e a atual e modesta rua com o nome de nosso fundador ser trocado para homenagear Bartira, a maioria dos nomes indígenas das ruas de São Paulo são elegantes e em áreas bonitas como a personagem. Mas isso cabe a iniciativa privada de olhar com bons olhos para cá depois de criada essa identidade visual e permanente trazer suas casas de show, bares, franquias, complexos hoteleiros que comportem com luxo e conforto quem nos visita, restaurantes afamados, universidades e claro verba de nossos representantes em Brasília com a facilitação de argumentos uma vez criado o ponto de partida para a "vinda" turística para cá e divulgar para o Brasil através de suas agências de viagem ou Embratur um convite veiculado nos canais de televisão que cabem a um profissional de mídia adequar, afinal sozinho não se faz nada no que tange à projetos.



Premissa 2: 

Tirar do sistema fechado o canal TV Primeira e a exemplo do canal Santa Cecília TV vinculado à universidade, já que temos aqui a UNIBR, fazer o mesmo para que todos tenham acesso às sessões da câmara municipal, horário eleitoral gratuito e toda a esmerada programação que honestamente não mexeria em nada pois a qualidade das vinhetas, edições junto ao trabalho de repórteres, fotógrafos, equipe em geral desde captação de áudio à câmeras apenas sairiam do cabo e quem sabe deixariam de ser profissionais voluntários e sim remunerados com os patrocínios e espaços publicitários.


Segurança:

Iluminação está provado que diminui o índice de furtos, assaltos e violência em geral. Policiamento redobrado em áreas cujo senso dos distritos policiais e câmaras filmando para gerar empregos e um aviso que o local é filmado afinal, bandidos sabem ler. Em cada escola, creche, órgão público colocar um segurança devidamente armado como acontece em todo lugar que já fui tanto apto para dar informações como para impedir ou repelir um suposto inconveniente. Cursos rápidos e gratuitos de direção defensiva para motoristas das lotações pois é famosa a queixa de pedestres e condutores de outros veículos que não está seguro e correto o modo como fazem sua própria lei parando onde querem, lotando ao extremo para lucrar e o desrespeito com o idoso, sugiro uma faixa preferencial ou que parem no lugar certo sem precisar gritar o destino uma vez que está escrito. Diminuição no tempo dos semáforos para evitar trânsito e assaltos, cruzamentos revistos como os da Praça Heróis de 32, Marechal Deodoro - Antônio Emmerick - Linha Amarela, viaduto perto do Centro de Convenções, cruzamento entre a João Ramalho e a Cândido Rodrigues e tantos outros que a CET deve ter acesso aos índices de atropelamentos, colisões e imprudência. Convênios para geração de empregos de empresas de seguranças nos bairros onde com uma ínfima arrecadariam por casa, poderia-se pagar um bom salário aos vigilantes que devidamente armados e treinados pudessem fazer as rondas nos determinados bairros para facilitar o trabalho apenas da Polícia Militar. (Claro que tem mais).


Educação:

Aproveitar a criação de laços de cidades irmãs com cidades como ocorre com Santarém, Belmonte e Ansião em Portugal, Naha no Japão, Corrientes e Resistência na Argentina, Havana e Holguín em Cuba e Assunção no Paraguai para tentar fazer de fato um intercâmbio de ideias no que tange à educação como uma universidade de gastronomia, cinema, ciências e tecnologia e tudo que esses países podem nos oferecer tanto em treinamento, cursos e outros benefícios mútuos. Mais civilidade nas aulas com métodos de ensino mais modernos, claro, com o devido salário ao profissional que prepara todos para todas as profissões, pois não podemos ser médicos, advogados, engenheiros e todas as outras profissões se não concluirmos o ensino médio e por último, o fim da progressão continuada na primeira cidade do Brasil para que se crie um modelo nacional para o fim de jovens incapacitados para um futuro perigoso que estamos caminhando com essa iniciativa que honestamente não entendo. (E muito mais).


Cultura:

Para começar a volta do Luna Park só que com segurança e manutenção constante por parte do proprietário uma vez que o lugar que o parque foi tirado não possui nada no local, onde temos nosso shopping criar mais um ou dois andares para salas de teatro com todo o recurso que os teatros paulistanos e cariocas possuem onde já facilitaria o estacionamento e segurança e finalmente nossa cidade teria um teatro o que considero uma vergonha nos dias de hoje essa ausência. Tirar o correio da praça defronte ao antigo Colégio Grupão e colocá-lo em outro lugar de fácil acesso na mesma localidade onde há condições para se achar um logradouro e no lugar para aproveitar construir o que já existe em Santos que se chama Centro Cultural Pagu = Cadeia Velha onde através de oficinas gratuitas financiadas pelo governo do estado formar atores, iluminadores, cenógrafos, figurinistas, contadores de história e tantos cursos e workshops que possam suprir esta atual caridade no setor cultural voltado para as artes cênicas e circo. Construção imediata de um sambódromo na área continental, uma vez que a maioria das escolas de samba são daquela zona, facilitaria o transporte das alegorias e teríamos finalmente e com todos os recursos um local para a festa que é o cartão postal deste país e que a primeira cidade não pode deixar de festejar diferenciando uma democracia da terrível teocracia adotada por países extremistas e sem constituição que adotam livros sagrados como lei e que as manchetes dos jornais mostram que não e um modelo a ser seguido. Os clubes que possuímos manter os famosos bailes e matinês com toda a segurança e estendendo obviamente para as bandas que igualmente são tradicionais e que a cidade uma vez que visa o turismo não pode deixar que se perca essa tradição sem distinção de sexo e demais. Quem pensava que arte era baderna eram os militares de nossa obscura ditadura militar que de tamanha ausência de cultura chegou a censurar e pior, chamar para depor o autor Sófocles de Édipo Rei achando que o mesmo estava vivo. Quadrilhas juninas, feiras gastronômicas, manifestações artísticas e por favor não mexam na Encenação da Fundação da Chegada de Martim Afonso que tenho uma paixão especial por este espetáculo e quero aproveitar e dar os parabéns a todos meus amigos/irmãos desta produção de 2013. Museus, locais para sarau poético, homenagem digna ao pintor Carlos Fabra com uma galeria em seu nome na própria câmara municipal, revitalização do Parque Cultural Vila de São Vicente com atores bem remunerados fazendo as cenas do cotidiano apenas aos finais de semana onde sei que o movimento turístico e que procura cultura frequenta incluindo clube do chorinho às sextas feiras pois era a fórmula certeira e que não sei porque razão foi extinta e o museu da encenação com os figurinos usados pelas celebridades que atuam a cada ano na maior arena montada em praia do mundo para teatro. (E muito mais).


Lazer:

Colocar monitores estagiários remunerados em Educação Física para assessorar as pessoas que usam os aparelhos na região da praia para que não ocorra nenhuma lesão, incidente ou exercício sem base em uma profissão que nasceu justamente para ser acompanhada e fornecer saúde de maneira adequada e não como está, centros ou galpões que possam abrigar esportes, jantares solidários, associação de moradores, bailes para a melhor idade com o requinte que essa geração merece, casas de show com agenda de qualidade, bares e casas noturnas como ocorre em Santos (E muito mais).


Turismo:

Dentre tudo que escrevi, creio que o principal local que não é explorado aos olhos do marketing é o nosso Ilha Porchat Clube. No local, poderia ser o maior hotel gerador de empregos como ocorre no Guarujá, Santos e outras cidades que causariam inveja pela vista privilegiada, heliponto, quartos luxuosos, espaço para usar jetski do hotel e city tour além da piscina de beleza ímpar e um elegante restaurante para ocasiões especiais como ocorre em Nova Yorque e Paris para pedir a mão da noiva em casamento como ocorre no Plaza e no Hilton. No local poderia ter salas para convenções, espaço para poket shows, e os associados não seriam banidos, continuariam usufruindo mas apenas com acesso ao restaurante, piscina e desconto nos espetáculos e palestras que ali ocorreriam. Cada marina pertencente à São Vicente teria uma vida noturna como já ocorre, mas não com todas, sabemos que a concorrência só gera empregos e aumenta o quesito qualidade. (E muito mais).


Meio Ambiente:

Maior existência de lixos nos passeios públicos e se possível já nas cores que diferenciam os recicláveis, balneabilidade resolvida com o fim de manilhas de esgoto que escoam para o mar da maneira que é e procurar junto às cidades irmãs um auxílio de como resolver este problema bem como das enchentes e dos canais do Catiapoã e outros. Manutenção constante do Horto Municipal pois considero um local especial e que evoluiu com o tempo de mandato em mandato. Para quem joga dejetos ou papeis nas vias públicas, aplicação de multas, pois sabemos que usamos capacete e cintos de segurança porque multa é o que funciona neste país que começou aqui. (E muito mais).


Geração de Empregos:

Além de universidades com convênios com as cidades irmãs já citadas, poderia se pensar em fazer da atual fábrica de vidro algo com uma extensão maior para quem sabe não virar um polo de geração de empregos já que espaço e condições já existem no local podendo se pensar em algo do mesmo ramo como ocorre em Veneza, ser aberto à visitação para demonstrar como é feito o vidro daqui, cobrando obviamente como fazem no exterior, e setores de marketing, compras, contabilidade que possam empregar e tirar a fama de apenas cidade comércio. Já que somos conhecidos pela grandeza no segundo setor, por que não se pensar em uma arrecadação anual estilo PLR cuja renda sirva para parte da verba ser em prol da cidade e outra para a segurança e manutenção dos mesmos com regras e organização de cada estabelecimento voltado para cada seguimento para haver lucro indireto e retorno direto. (E muito mais).


Saúde:

Hospital São José, CREI e Ana Costaalém de receberem verbas da esfera federal através de nossos representantes eleitos, propor  intercâmbio entre médicos de Havana e os daqui uma vez que a medicina cubana é internacionalmente conhecida. Com a sabedoria deles e vontade dos nossos mantenedores acredito que a curto prazo poderemos ser exemplo a ser seguido neste segmento tão carente. (E muito mais).


Habitação:

Fim das palafitas e favelas para maior conservação dos manguezais, e claro, reacomodar os moradores que vivem sem saneamento básico e qualidade de vida para casas e não apartamentos estilo CDHU, mas um local grande com conforto, espaço para recreação, e para essas moradores, isenção do IPTU no primeiro ano, apenas luz e água seriam revertidos para a prefeitura. (E muito mais).

Vai um caldo de cana? Sabiam que o primeiro engenho foi aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário