22 de mai. de 2011

Bom dia estimados leitores assíduos e desta coluna diária e ininterrupta. Que dia é hoje? Sim domingo céu de Delfos – Grécia e temperatura de Cananéia – SP, e como tal quero não fazer nada, “dolce far niente”, a não ser ensaiar às 15h para o Mapa Cultural Paulista 2011/2012 para estar prontinho para integrar o elenco da tragédia grega “Édipo Rei”; escrita por Sófocles há aproximadamente 2.437 anos atrás, e que ainda é um tema atual que o Datena não cansa de noticiar; só que na peça é brincadeirinha! Mas decorar aqueles pedaços de texto na pele do cunhado do protagonista e irmão da rainha Jocasta não é mole não... Então hoje, meio que de bastidor, decidi colocar um pedaço do texto, já de domínio público graças aos Deuses dos Direitos Autorais, lembrando que se trata também de leitura obrigatória para alguns vestibulandos dependendo da sazonalidade de cada Universidade...
Amo este rompante de discussão, onde digo a Édipo, coisa que eu acho lindo onde brincar de ser outra pessoa, toma proporções que só quem está na pele maquiada pode sentir na verve do limiar da “mentirinha” contada a “veracidade” com que uma criança ou uma senhorinha acabe entrando na história nem que seja por segundos e viajando para a mais antiga das Grécias que chama esse sentimento de: “catarse”.
Acho lindo quando minha personagem, Creonte, se defende da acusação de querer o trono do inocente Édipo que crê que eu tramei alguma coisa com o sábio, enigmático e vidente Tirésias algo sobre acusá-lo de matar o próprio pai e sem saber gerar uma prole de infelizes tendo-as com a mãe achando que é a esposa. Complexos de Édipo a parte, disponibilizarei aqui a fala que eu amo dizer com a permissão dos Deuses do Teatro principalmente a Dionisio desejando merda e que o elenco todo quebre a perna para não causar ciúmes e nem raiva no Baco Romano, claro sem esquecer dos Deuses Ecad e Sated, que são muito raivosos com amadores, que na minha opinião amam tanto a dor, que chega a ser fetiche continuar exercendo o ofício de tentar levar a arte para quem precisa dela...
E que mesmo uma tragédia grega serve de entretenimento, cultura e lazer quando comparada a nossa leitura diária do “mondo cane” em que vivemos; com suas manchetes que fazem de um Édipo Rei praticamente um Pequeno Príncipe, onde filho transar com a mãe, pai jogar filha da janela, mãe jogar bebê no lixo, queimar índios na capital do nosso país entre outras atrocidades escritas no Apocalipse da Sagrada Bíblia onde episódios que regiões como faixa de gaza e oriente médio - curto prazo, inspiravam apóstolos a escrever evangélios... Hoje, não surpreendem mais, nem as crianças da geração “bullyng”.
Creonte: Não há tal coisa, basta analisares como analiso esta situação! Primeiro: achas que alguém preferiria reinar cercado de preocupações ao invés de ter a minha vida em paz com os mesmos poderes? Eu não experimento necessidade alguma de ser rei, se tenho já todas as regalias que um rei poderia ter... E que mais pode um homem desejar? Eu tenho tudo quanto tens de bom sem ter nada com que me preocupar; quanta coisa eu teria de fazer a contragosto se estivesse em teu lugar... Como então, a realeza poderia ser para mim, melhor do que o poder sem atribulações? Dos outros eu não quero as honrarias, só quero aquilo que me dá prazer! Onde eu estou, todos me cumprimentam, me fazem votos de felicidade... Quando têm algo a resolver contigo, falam antes comigo e em mim confiam. Por que eu trocaria a minha vida pela tua? Não conspira quem nada ambiciona, ademais, eu não aprecio essa política... E se alguém começar com essas coisas, perderá tempo se esperar por mim... Se queres uma prova, vai a Delfos, e vê se eu não te trouxe exatamente as palavras do oráculo divino, depois, se descobrires que eu tramei alguma coisa com esse adivinho, condena-me à prisão ou à morte mesmo... Não por mera suspeita e prepotência, mas por dupla sentença; tua e minha! Tão errado é sem provas absolver, como é errado sem provas condenar... Afastar um amigo, é como escorraçar a própria vida, bem que tanto se presa... Mas só com o tempo hás de perceber isso, pois só o tempo mostra a bondade de um homem, já a maldade... Se vê no mesmo instante!
Cartaz estará na parte de agenda junto com o serviço. Merda desde já!
Aquário: O momento é ótimo para olhar com mais carinho para os problemas domésticos. Quem sabe não é hora de começar aquela reforma que tem sido adiada? Bons momentos junto aos seus. Vida emocional tranqüila. (Ok astróloga vou relevarporqueé domingo mas não monto cenário e nem reformo nada, mas posso ligar para uma galera de uma empreiteira para dar uma geral... hahahahahahaha)
Nasciam exatamente hoje, entre vivos e que já se foram:  Santa Rita de Cássia -  Richard Wagner, compositor alemão - Daniel François Malan, primeiro-ministro do governo apartheid na África do Sul - Hergé, criador da série de história em quadrinhos As Aventuras de Tintim -  Sir Laurence Olivier, ator e diretor inglês - Charles Aznavour, cantor, ator e compositor francês - Volker Canaris, diretor de teatro norte-americano - Naomi Campbell, modelo e atriz inglesa - Pedro Paulo Diniz, ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 e tantos outros
Já os que se foram de fato, só que em um ano qualquer de um dia como hoje foram: Em 337 - Constantino Magno, Imperador Romano / em 450 - Martírio de Santa Júlia de Cartago, virgem e mártir / em 1457 - Santa Rita de Cássia / em 1885 - Victor Hugo, escritor francês / em 1977 - Carlos Lacerda, jornalista e político brasileiro, opositor de Getúlio Vargas / em 2009 - Zé Rodrix, cantor, compositor e instrumentista brasileiro e tantos outros...
Cultura útil ou totalmente inútil: Na Roma Antiga era o Festival de Rosália, em honra das deusas Flora e Vênus. Já aqui no Brasil - Dia do apicultor. Portugal é Feriado Municipal da cidade de Leiria. Dia Internacional da Biodiversidade UNESCO. Para Católicos = Dia de Santa Júlia de Cartago, virgem e mártir, de Santa Rita de Cássia, Santa das causas impossíveis e de Santa Quitéria, uma santa virgem e mártir do século V.
Rolava isso pelo mundo em um 22 de maio, só que de um ano desses aí: Em 334 a.C. - O exército macedônico de Alexandre, o Grande derrota Dario III da Pérsia na Batalha de Granico. Em 1176 - Os Hashshashin (assassinos) tentam matar Saladino próximo de Alepo. Em 1377 - Papa Gregório XI lança cinco Bula pontifícias para denunciar a doutrina do teólogo inglês John Wycliffe. Em 1455 – Guerra das Rosas – Primeira Batalha de St. Albans: Vitória do partido de York; Ricardo, Duque de York regressa à corte e é nomeado sucessor de Henrique VI, em prejuízo de Eduardo de Westminster. Em 1671 - É outorgada a Carta de fundação da cidade de Versalles, por Luís XIV da França. Em 1762 - Suécia e Prussia assinam o Tratado de Hamburgo. Em 1774 - Francisco de Orduña, em nome do vice-rei do Rio da Prata, toma posse do arquipélago das Malvinas, recuperado pelos espanhóis dos ingleses. Em 1875 - A Noruega introduz o sistema métrico decimal. Em 1891 - Fundação da Cidade de Pederneiras-SP em 22 de Maio de 1891. Em 1895 - Rubén Darío escreve em uma hora e meia sua famosa Marcha triunfal para a noitada patriótica do 25 de maio. Em 1911 - Portugal adota como tipo ouro o escudo de cem centavos. Em 1930 - Primeira apresentação de um programa de televisão em um teatro da cidade norte-americana de Schenectady - estado de Nova York. Em 1933 - A luta em Cuba contra a ditadura do general Machado se torna uma verdadeira guerra civil. Em 1939 - Alemanha e Itália firmam em Berlim o chamado Pacto do Aço, verdadeira aliança militar entre os dois países. Em 1949 - Promulgação da Lei Fundamental de Bona, constituição provisória da República Federal Alemã. Em 1952 - O governo argentino denuncia a existência de um complô para assassinar o presidente Juan Domingo Perón e sua esposa, Eva Perón. Em 1959 - A Revolta das Barcas Rio-Niterói, levante popular que terminou na depredação da residência dos empresários da concessionária e a estatização do serviço. Em 1960 - O Grande Terremoto do Chile, o mais potente já registrado (9,5 na escala de Richter atinge o sul do país. Em 1981 - François Mitterrand forma um governo de esquerda na França. Em 1983 - Graves inundações na Argentina, Brasil e Paraguai. Em 1987 - O município de Pires Ferreira, no Ceará se emancipa de Ipu. Em 1988 - Karoly Grosz, primeiro-ministro da Hungria se declara partidário da Perestroika. Em 1990 - Os líderes do Iêmen do Norte, Ali Abdullah Saleh, e do Iêmen do Sul, Jaida Abu Baker, proclamam o nascimento da República do Iêmen, após a unificação de ambos os territórios. Em 1991 - Os presidentes do Líbano, Elías Haraui, e da Síria, Hafez el Assad, firmam em Damasco um histórico Tratado de Irmandade, Cooperação e Colaboração, após o fim da guerra civil. Em 1992 - A Assembléia Geral da ONU admite como integrantes a Eslovênia, a Croácia e a Bósnia e Herzegovina. Em 1998 Na Irlanda do Norte, um acordo de paz é aprovado por católicos e protestantes e o Início da Exposição Mundial de 1998 em Lisboa, Portugal. Em 2010 Após 45 anos de espera a Internazionale de Milão é novamente campeã da UEFA Champions League. O resto a gente escreve para não passar em branco...
Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário