1 de mai. de 2011

Feliz dia do trabalho meus queridos leitores, nada mais justo do que celebrar o “vermelinho” no calendário descansando neste domingo de “dolce far niente”, mas vamos todos refletir e dedicar à data aos que dão seu sangue e trabalham hoje honrando este 1º de maio com esmero, capricho e maestria, como é o caso de artistas, zeladores, caixas de supermercado, bilheteiros de cinema, camareiras de motéis, recepcionistas de hotéis de luxo, comissários de bordo e comandantes de avião, tripulantes que servem turistas em navios, proxenetas e suas rolinhas, e incontáveis ofícios; principalmente técnicos, árbitros, bandeirinhas, narradores e jogadores de futebol; que no gramado onde a luta os aguarda e que sabem bem o que vem pela frente, meu Alviverde Imponente enfrente hoje o Fiel Gavião às 16hs, para ver qual dos dois enfrentará o Santos na final do Paulistão 2011.
Eu tinha prometido não falar nada. Mas hoje quebro o voto de silêncio de uma semana e citarei este embate clássico; sabe quando a coisa sai involuntariamente? Pois é, queridos amigos Cortinthianos, incluindo a minha mãe, preparem-se para a sutileza “a la Mussolini” do meu Palmeiras, que mesmo que perca, sairemos do gramado de cabeça erguida como o Collor desceu a rampa do planalto depois do impeachment ou talvez vitoriosos e com o mesmo olhar de Caio Júlio César que ao chegar a Ásia em 47 a.C., onde obteve rápida vitória sobre Farnaces, rei do Ponto, disse a frase célebre: “Veni, vidi, Vinci” (Vim, vi, venci).
Não importa quem vença, o que importa é que hoje é dia do trabalho e o nosso querido João de Deus, o Papa João Paulo II foi beatificado no Vaticano, e é com a permissão do meu pai, que pediu a permissão do pai dele que em respeito ao meu Pai irei colocar uma verdadeira poesia, que virou música ao fim desta coluna. E que o meu Palmeiras trabalhe e rale bastante para pular o Corinhthians, e depois do embate final, se for o contrario disso, aceitaremos com orgulho diplomático a derrota, telefonando para o vencedor dando-lhe os “parabéns” pela vitória, assim somos nós. Como nasci em Santos, tenho um plano B para a final. hahahahahahahaah. Como disse Ernesto Che Guevara: Hasta la Victoria Siempre!

Aquário: As energias mais densas gradualmente ficam para trás e algumas dificuldades em contratos ou mesmo em amizades terminam. A fase melhora consideravelmente e traz alegrias e facilidade na comunicação. Viagens em alta. (Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa valeu astróloga, te amo). 

Cultura: Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país.

Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador.

Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho.

Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.



Papa

Autor: Arildo Arantes
Música: Arildo Arantes
(Filho de peixe, palmeirense é)

Tanto tempo eu esperei este momento

Pra te olhar, te admirar, me abençoar

Pra beijar as suas mãos

Pra sentir a sua luz

Pai seja bem vindo ao meu País

Foram tantos anos de agonia

Esperando a tua vinda neste dia

Pai eu tenho tantas coisas pra contar do meu País

Pai você precisa me ouvir...

Refrão:

Pai você que fala com Deus

Peça a ele em suas orações

Para olhar os filhos teus

Nesta terra do Brasil que é todo seu


Peça a ele que proteja o Amazonas

Nossos rios, nossas matas, nossos mares

Pai lá no nordeste falta água de montão

Pai nossas crianças morrem tanto neste chão

Pai é tanta fome no lugar

Homens trabalhando sem cessar


Refrão...


Peça a ele que o homem lá do sul

Pare um pouco e ajude mais seu semelhante

Tanta gente se matando por ganância e posição

Tanta gente se traindo desconhece o próprio irmão

Pai é tanta coisa pra contar

Pai abençoe este lugar


Refrão...

Fim.

Ps: Essa música foi feita quando o Papa João Paulo II veio ao Brasil pela primeira vez em uma de suas 4 visitas em 1979. Ao todo foram 104 visitas realizadas pelo mundo, quebrando o antigo costume dos papas não saírem do Vaticano ou de fazê-lo pouquíssimas vezes em circunstâncias especiais ou em ocasiões extraordinárias. E meu pai, a pedido da gravadora que pertencia, fez esta letra e música que é para mim uma verdadeira oração. Mas, em 79 acho que por causa da parte que fala do homem lá do Sul, não foi bem aceita, lembrando que viviamos um resquício de ditadura e censura aqui. resultado? A musiquinha escolhida em uma época em que gravadoras mandavam na discografia e obedeciam generais de pijama; foi aquela que conhecemos: "...A benção João de Deus, nosso povo te abraça..."

Vai um Cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário