22 de abr. de 2012


Parabéns Pedro Álvares Cabral, sendo um erro ter por cá aportado achando que era a cobiçada Índia, sei que falo português esta língia melódica, cantada, invejada e dificilíssima para os estrangeiros e que possui a palavra "saudade" tornando-nos ímpares nesta palavra e noss vernáculo e esse sentimento que por causa de outros descobridores falam por aí: To miss something, manquer quelque chose, echar de menos, mancare qualcosa. Árabes, chineses, indianos, russos e outros alfabetos que para nós são mais mais indecifráveis do que decote de freira, não foram colonizados, e se foram, como a Índia que Ghandi marchou pela paz deixando sua sabedoria que mantiveram a identidade de um país que  não permitiu que nenhuma coroa  mandasse no alfabeto. 

Qué Macalão Marco Polo lêva, mas a China fala chinês tá? Bligado, com nota ou sem nota? Flango o caine?

Leva quantas tâmaras quiser brimo, tem pistache também ah, olha esta tabete persa, sente a peso, bode pegar mas nós não bresisar do seu legislativo, partidos políticos, constituição em vigor aqui sembre o rei governa de acordo com a Sharia = lei sagrada do islamismo. Mas olha, desbois a Banco Mundial, FMI, ONU, Opep vai agradecer.

Querrrr um poco de vôdca camarrrada?  " som de estampido" querrrrrrria! E por aí vai...

Meu sentimento não é de tristeza como a de um fado marujo cantado por Amália Rodrigues afinal hoje é a data do aniversário da minha amiga/irmã Salomé, que nasceu em Portugal, estudou na Venezuela, fez faculdade, amigos eternos aqui, ganhou "pounds" na Inglaterra em cantina italiana e muchas cosas más e que só a nossa amizade permite rir e brindar sua estreia neste mundo. Mas olha que coisa, da história de uma amiga e não sei a do meu país com exatidão! Nosso "descobrimento" não é feriado no país dos feriados.

Mas isso não me faz chorar e nem chega a ponto de esquecer a alegria de ontem com essa mesma chuva que cai agora, fruto desta CB = cumulus nimbus do tamanho da Carolina do Norte. Fazendo analogia com os desbravadores que orientados pelos astros abriam fronteiras e expandiam riquezas e seus horizontes, que antes temiam equivocadamente ser o limite de uma cachoeira imensa, eu pensei o que é o Morro da Nova Sintra? (Sintra é uma cidade linda e onde mora o Jet Set em Portugal).

E não é que depois que cruzei esse "desafio", descobri novas terras? Até minha tribo, minha jóia rara e pasmem, parou até de chover no meu contra-azimute. Verifiquei também que o gentil dessas terras ainda respeitam quem fala com sotaque. (Piada Interna).


Sair do convencional, ser sincero, honesto, sem subterfúgios de cantadinhas ou papinhos de "Arak" = (bebida alcoólica de origem árabe, destilada da tâmara ou uva, aromatizada com anis dentre outras especiarias), estar aberto e se permitir é a coisa mais perfeita, como foi a noite de ontem, pois partindo do princípio Lulu: não há tempo que volte, viver tudo que há para viver nessa vida com prazo de validade. Sim é um desabafo, pensa que só mulher fofoca em salão? Se homem vai ao barbeiro falar de futebol, é em um blog que se fala o que um balzaquiano como este que lhes escreve não pode rasurar em um diário com a capa da Hello Kitty cuja tradução generalizada de hoje seria = pederasta.

Mas, diários de bordo à parte, respondam esse simulado que eu tenho certeza que de 2.000 leitores mensais daqui só uma pessoa passaria nesta prova:

1. O que o céu tem a ver com containers?

2. O que a Igreja Ortodoxa tem em comum com a rede de Supermercado Extra?

3. O que aprender a voar tem a ver com "learn to fly" e ao mesmo tempo tem a ver com um beijo?

4. O que Foo Fighters tem em comum com Nelson Gonçalves cantando "Fica comigo esta Noite"?

Pois é, eu e ela sabemos todas as respostas disso caros amigos. Mas tem uma que ninguém sabe a resposta, mesmo abraçando a uma vila inteira.

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?



Vai um vafezinho? 

4 comentários:

  1. A vida imita a vida, e a arte reiventa a vida!
    E a história só se repete como farsa!

    ResponderExcluir
  2. E o Cabral, aquele da campa rasa na Igreja Da Graça, não perdeu o Caminho da Índias, achou o caminho da Tupis, Guaranis, Tupinambás...

    ResponderExcluir
  3. Não sou tão boa com as palavras, elas me fogem ao querer expressar de certa correta o quanto me encantei com o texto. E acredito mesmo que apenas uma pessoa além de você saberia responder o questionário. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Respostas:

    1. O que o céu tem a ver com containers?

    Resp: Imigração ilegal. Por anos imigrantes tentaram cruzar as fronteiras dentro de containers. Hoje em dia, com a crise das companhias aéreas, tenta-se dar o golpe de forma aérea.

    2. O que a Igreja Ortodoxa tem em comum com a rede de Supermercado Extra?

    Resp: Os dois já possuem um perfil no twitter: @familiaextra e @igrejaortodoxa.

    3. O que aprender a voar tem a ver com "learn to fly" e ao mesmo tempo tem a ver com um beijo?

    Resp: Aprender a voar e um beijo, são tarefas em que caso não executadas com segurança proteção podem terminar em "acidentes".

    4. O que Foo Fighters tem em comum com Nelson Gonçalves cantando "Fica comigo esta Noite"?

    Resp: Observe os clipes supracitados. No primeiro clip, learn to fly, pause em 1min17s no segundo clipe esta noite, pause em 1min52s. As semelhanças entre a aeromoça e a violinista são notáveis.

    ResponderExcluir