28 de abr. de 2012



Pois é amados e alados sonhadores, fazendo uma reflexão maravilhosa, chego à conclusão de agora que você lê terei cumprido uma meta sonhada, orçada, estipulada, aumejada, desabafada, compartilhada, incentivada, decidida, confirmada e estudada. Daqui pra frente só Deus é quem sabe! Mas se Ele é quem sabe, confesso estar seguro.


O dia era Sábado, mais precisamente 17.09.11, hoje que eu estou estudando e você lendo, é dia 28.04.12.



Embora não prediga o futuro e nem saiba o que acontecerá, (coisa que eu adoro pois se soubéssemos o dia exato de nossa morte não viveríamos em paz até o "deadline"). Mas pelo que aprendi, me sacrifiquei, chego hoje a ter que discordar e ao mesmo tempo concordar com o maravilhoso cantor de nosso Rock Nacional, Raúl Seixas.

Concordo quando ele diz em uma música, que é apenas uma frase, quase um mantra de ninar que diz: "...Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade..." Honestamente para mim o sonho não deve passar de uma noite, mas que a melodia é linda e merece o aplauso de quem é fã daquele que foi o melhor amigo de Paulo Coelho, isso temos que admitir.



Porém, quando em uma de suas músicas o mesmo "Raulzito" canta assim na famosa "O Carimbador Maluco" "...Tem que ser selado, registrado, carimbado. "avaliado" e rotulado se quiser voar!..."

E é nisso que discordo por estar mais perto do céu da realidade e da seriedade que é exercer essa profissão.


Mas ao contrário do barbudinho que também usava RayBan como a maioria dos comandantes e comissários, eu digo com propriedade que além disso, tem que: ter se matriculado em uma escola com RBHA - 141 ANAC, pagar os meses em dia ou à vista para os abastados, sortudos ou herdeiros, pagar todos os exames, a taxa do HASP, passar ou seja, obter C.C.F / C.M.A para fazer a sobrevivência na selva com casa de fumaça, sobrevivência no mar, aprender a fazer barraca, subir e descer morros, fazer turno em mangue, bica, manter a fogueira acessa e madeira para os outros que farão a ronda debaixo de chuva e superar medos que hoje são ridículos uma vez vivido em coletivo, não estar acima do peso, acima da altura, abaixo da altura, na faixa etária, bem vestido, sacrificar sua sexta-feira ciente de que está investindo em um sonho que começa a se tornar tangível, sorrir sempre, relevar sempre, ser humilde sempre, se impor quando houver injustiça e mesmo assim estando embasado para contradizer quem já tem horas e anos de experiência.

Além disso tem que ser pontual, inteligente de raciocínio, otimista, aberto a informações e amizades eternas, ter idiomas se possível ou aprender o universal se possível, não ser questionador e sim um bom ouvinte e depois de passar pela banca que simula a realidade das empresas de cuja demanda, mesmo em época de Copa do Mundo, Olimpíadas e surgimento de novas companhias aéreas, compra de novas aeronaves e fusões importantes sejam chilenas ou norte-americanas, passando por privatização dos aeroportos e seus aeródromos, temos que passar e pagar pela prova da ANAC para aí sim, começar a entregar currículuns ciente de que é tudo muito seletivo e de que voar é para poucos.

O céu é o limite, para alguns, para nós nosso escritóriotão sonhado, depois a nossa paciência tibetana em aguardar um telefonema paraneste caso sim aprender mais ainda, ser avaliado mais ainda, treinado mais ainda checado e re-checkado para poder voar. Mas claro que isso jamais caberia na música de Raúl Seixas, e a licença poética dele é diferente da nossa licença ou habilitação de cada aeronave que nos espera de asas abertas para você leitor, pensar que somos garçons que voam.

Somos a empresa ao vestir o uniforme, e se vocês imaginassem que cada flight attendant que cruza o céu em cada luzinha piscando lá no alto ou te dando toda a assistência e te passando segurança, prazer em realizar seu voo, o aplauso no pouso de destino não deveria ser considerado brega como hoje em dia e sim um reconhecimento de que tudo isso é para você PAX = passageiro.




Ps.: Só não aplaude em pé permanescendo sentado e com o cinto de segurança afivelado até a parada total da aeronave respeitando avisos de não fumar e nem ligar aparelhos eletrônicos. Pela sua atenção Obrigado e bom voo!    

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