7 de abr. de 2012

Pois é José... Digo, Judas! Ontem antes de deitar, dormir e sonhar, estava conversando com minha mãe, (a mais sábia das mulheres que conheço). Fálavamos de todos os assuntos, salpicados entre um arroto e outro do almoço seguido de lanche e arrematado com a janta da sexta-feira santa. Mas, um dos assuntos me chamou à atenção. E serviu de fonte inspiradora para ser tema da coluna de agora.

Eu escrevo, vocês lêm e eu devo estudar, soube que o sol mais preguiçoso que eu, deu as caras exatamente às 06h17 com vento soprando inicialmente de E, SSE, SE e mudando à noite para ESE com oscilações entre 01 e 17Km/h onde eu tava? Qual a proa? A rota eu sei caramba, eu que plotei na carta WAC antes do DEP na HLE 23:00 aqui no fuso -3 = 01:00am UTC. Pronto achei o rumo da prosa, não precisa chamar o controle Recife, me achei! (Estudar o quê Romulo?) hahahahahahaha.

Em conversa com minha progenitora, cheguei à conclusão fatídica de que deveras fui junto a muitos a última geração a brincar... Claro que não estou generalizando, sei que vivemos em um país de disparidades gritantes, onde megalópoles acham que são o "centro" das atenções e referência para fontes de pesquisas esquecendo que no interior de algum estado como Tocantins, Paraíba e até mesmo aqui do Estado locomotiva deste país mas que nunca foi e nem será capital, (o que para mim, seria a solução para muitas coisas ter a capital do meu país mais perto de mim e do PIB), mas eu lembrando com minha mãe que também lembrava a sua infância que hoje, sábado de aleluia, eu e meus amigos costumávamos fazer a réplica de um boneco cheio de palha ou espuma em pedaços dentro da calça velha de um pai, uma camisa surrada do avô de alguém até amarrar, à nossa altura, o que parecia então um espantalho e depois da contagem regressiva, malhávamos o boneco daquele que indicou com um beijo para os romanos daquela Judeia nosso Senhor Jesus Cristo, segundo a liturgia é claro. Soube de alguns evangélicos apócrifos onde constaria nos autos, a defesa de Judas (que passa longe de ser o São Judas Tadeu e sim o Iscariotes mesmo).

Se Judas tivesse denunciado anônimamente Barrabás poderíamos sugerir ao Vaticano que ele fosse padroeiro do Disque-Denúncia 181, mas como não foi nem o chupeta do Barrabás, Gestas e nem o Bom Ladrão Dimas, que mesmo na pior das situações que um ser humano pudesse passar obteve o perdão do nosso Dono da verdade, Jesus Cristo filho de Deus por Judas comprado!

Mas nós crianças lá pelos idos de 1987 onde eu tinha tenra idade e honestamente nem sabia em quem estava batendo e depois de despedaçado atear fogo naquele boneco que hoje sei o simbolismo da brincadeira, procuro nos postes e não encontro nada pendurado, nem pares de tênis com cadarços amarrados nos fios, nem fogueiras no mês de junho acompanhado de bombinhas e galinha choca subindo constatando alguma lei da física que a escola disse que seria defícil de entendermos, em janeiro nada de bambuchas nos carros, ovadas nos aniversários dos amigos, chamar um amigo no portão ou pelo interfone e dizer: "Vamos brincar?"


Minha mãe nesse papo gostoso e nostálgico, disse que iria dormir e me deu as boas noites em forma de beijo na testa e seguiu o azimute alcova. Sem muito o que fazer, depois de ver o desinteressante Casseta & Planeta e depois insisti no Programa do Jô onde um dos cassetas estava sendo entrevistado, apelei para ver se no Facebook haveria alguém especial, nada!

Antes de tomar banho para deitar, abri devagarzinho a porta do quarto onde supunha ver minha mãe dormindo e zaz! Me deparo com a cena motriz dela jogando "Angry Birds" no meu telefone.

Valeu a pena? Tudo vale a pena quando a alma não é pequena meus lindos. Viva o passado, o presente e os adventos do futuro, que mesmo isolando as pessoas em seus mundinhos LCD ou de LED, quando usados com moderação são sinônimos de diversão e evitam o envelhecimento estar sempre apertando um "F5" faz com que a gente caminhe junto e não pare no tempo nos entregando ao abandono e ausência de assunto, aqui em casa de viciada, só bateria de celular graças a Deus que testava a fé de seu próprio filho e começava a se decepcionar com o vox populi que definitivamente não é o vox dei.

Ps.: O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.

Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.

Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.

É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

Vai um cafezinho ou...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário