27 de set. de 2012


Dia lindo esse não? Também... Não é para menos, depois do frio de rachar os lábios pequenos e superiores, hoje me deparo com mais um "adeuzinho" do inverno que já fugiu, dando lugar a nossa prima gelada chamada Vera. Céu lindo dando "buenos" "aires" de Mar del Plata misturado com San Carlos de Bariloche, eu depois de me assear e vir para cá, ouço pelo telefone (primeiro samba gravado) a voz de minha doce namorada me desejando um bom dia. Ai ai...


Falando em doce, hoje é dia de São Cosme e Damião, e não esqueçam de São Vicente de Paulo que também segundo o catolicismo é seu dia. Não que eu seja devoto, mas respeito qualquer manifestação de qualquer crença, sou do lema: se leva ao bem, tudo bem! Mas me lembro quando saía correndo como doido para pegar doce na casa das pessoas do bairro que vivi e não quero morrer comemorando o nosso Halloween mas sem o "trick" e (just with a) "treat". O "trato", era pegar arroz colorido, pipoca do saco rosa, chicletes, paçoca, balinha juquinha, sete belo, bala soft, pedaço de bolo, coraçãozinho de abóbora, maria mole, teta de nega, pirulito catavento e cáries!



Mas, falando nesta data, onde na Grécia já antiga e em ruínas, era o nascimento de Athena, deusa da sabedoria, o México está em festa por ser sua independência em 1821, aqui no país onde Dilma é o dia do Cantor, do Idoso e da Doação de Órgãos onde transplantes crescem 12,7% no 1º semestre no Brasil, no caso de pulmões, número de pacientes que receberam o órgão dobrou.

Se sua esposa(o) disse que vai ao banco hoje, pode acreditar ok? Terminou a greve dos bancários na maior parte do país. Funcionários do BB e bancos privados aceitaram proposta; Caixa rejeitou. Greve começou na terça (18), fechando 5.132 agências, segundo a Contraf.

Tem trocado para: Dólar: R$ 2,03. Euro: R$ 2,61. Grama do Ouro: R$ 114,60. Salário Mínimo: 622,00. Taxa Selic: 0,69%. BC baixa para 1,6% previsão de crescimento e estima mais inflação. Estimativa para crescimento do PIB recuou de 2,5% para 1,6% neste ano. Já a previsão de inflação para 2012 passou de 4,7% para 5,2%.

Se estivessem vivos, fariam aniversário uma galera mais nobre que o Dudu. Começando por ele: Venceslau II, Rei da Boêmia, Duque de Cracóvia e rei da Polônia, Jan II, Duque de Brabante, casado com Margaret da Inglaterra, Adolfo, Eleitor do Palatinato, filho de Rodolfo I, Duque da Baviera, Afonso XI, O Justiceiro ou O Vingador Rei de Castela e de Leão, Cosimo, o Velho, fundador da dinastia dos Médici, István Báthory, Príncipe da Transilvânia e Rei da Polônia, Luís XIII, Rei da França e de Navarra e muitos outros que já até reencarnaram fora Ronald Golias, que nos deixava em um dia como hoje e que espera um grande elenco para o céu ficar mais divertido. (tenho medo e vergonha de dizer isso em uma entrevista de emprego. Mas eu adoraria responder quando indagado pelo entrevistador, se eu me arrependia de algo na minha vida. Sem medo de não ser admitido respoder-lhe: "- Sim, dentre tantas pessoas do mundo dos famosos que trabalhei, vi, conheci e convivi, o Golias era o que eu mais gostaria de ter visto por ser seu fã").


Mas tem uma galera vivíssima e soprando velinhas como Dênis Carvalho o diretor que eu não tive e minha Tia Nilma, (jamais desmerecendo o posto dos que ocuparam a vaga, não sei porque razão, não a escolheram para que fosse minha madrinha), já que me trata tão bem, me mima, acredita em meus sonhos, minhas lutas, me aconselha depois de um desabafo meu como em um verdadeiro "Tiário", me conhece a ponto de... Só no olhar, saber que pulamos uma estrofe de uma moda de viola dolorida, um flamenco andaluz, um fado encorpado, uma "ranchera" mexicana afinada ou de um tango requintado. Mas, como é o dia do seu aniversário, desejo do fundo do coração que Deus Pai Todo Poderoso te dê um feliz ano novo hoje, e que seja repleto de boas notícias, paz, amor dos seus e aos seus, saúde, fartura, fortuna, bênçãos, longevidade e tudo o que desejar em dobro minha requintada e elegante editora chefA mais querida e que alega, com toda a propriedade de só não ter "me tido" como filho, (cacofonia proposital). Acho que desde que me entendo por gente que admiro Titia Nilma com seu carrão, fom fom fom fom... Seu bom gosto, rapidez de raciocínio que faz brotar o estilo de humor que eu mais amo, e que o classifico como "agridoce", e que devo ter herdado de tanto admirá-lo. Sinto orgulho de ser seu sobrinho e de saber que você existe em nossas vidas, como minha mãe te chama: "Mão", de fato àquela que sempre se estendeu de coração aberto e alma generosa para dar um abraço ou realizar tantos sonhos sem perceber. Te amo!






Nesta mesma data que eu quero que se repita muitos anos para minha tia, acontecia isso em... 

489 -  Odoacro atacava Teodorico na Batalha de Verona, e perde denovo.

1066 - Guilherme e seu exército partiam da boca do rio Somme, começava a Conquista normanda da Inglaterra.

1290 - Um terremoto na Província de Hebei, no Golfo de Chili, na China, matava cerca de 100.000 pessoas.

1331 - Batalha de Pławce, cidade da Polônia, onde os cavaleiros teutônicos impunhavam amarga derrota aos poloneses, cujo rei, na época era.

1480 - Início das atividades da Inquisição em Sevilha, Espanha.

1509 - Forte tempestade assolava a costa da Holanda, matando milhares de pessoas.

1535 - Duarte Coelho de Albuquerque fundava a Vila de Cosme e Damião, em Igarassu, PE,

1540 - Inácio de Loyola fundava a ordem religiosa Companhia de Jesus, sob autorizaçao do Papa Paulo III.

1563 - Primeiro auto-da-fé em Goa, na Índia.

1589 - O duque alemão Guilherme V fundava a Hofbräuhaus, especializada na produção de cerveja marrom.

1605 - Batalha de Kircholm, (atual Salaspils, na Letônia) entre a Polônia e a Suécia, onde as tropas polaco-letãs saíram vitoriosas.

1732 - Primeira apresentação, em Nápolis, na Itália, da ópera "O Frade Apaixonado", do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.

1779 - Primeira apresentação, em Londres, da ópera "Os Amantes Intencionais" do compositor inglêsThomas Arne.

1810 - Guerra Peninsular: Batalha do Buçaco onde o exército anglo-português impunha pesada derrota aos invasores franceses.

1811 - Guerra Peninsular: Combate de Aldeia da Ponte que punha fim ao bloqueio de Ciudad Rodrigo pelo Exército de Wellington.

1825 - Inauguração da primeira linha-férrea do Mundo

1829 - O Monte Ararat era escalado pela primeira vez

1838 - Primeira apresentação, na cidade de Riga, Alemanha, da ópera "Der Schöffe von Paris (O jurado de Paris)", do compositor alemão Heinrich Dorn.

1855 - Primeira apresentação, em Nova York, da ópera cômica "Rip Van Winkle", do compositor norte-americano de George Frederick Bristow.

1937 - Morria a última espécie de Tigre de Bali.

1940 - O Pacto Tripartite, que formava o Eixo, foi assinado pela Alemanha, Itália e Japão, na Segunda Guerra.

1950 - Era inventada a secretária eletrônica.

1953 - Fundação da TV Record no Brasil.

1954 - Estréia do show Tonight com Steve Allen.

1957 - Início da atividade vulcânica do vulcão dos capelinhos.

1961 - Serra Leoa era admitida como Estado-Membro da ONU.

1967 - Publicado o Decreto-Lei nº 898 colocando em vigor uma nova Lei de Segurança Nacional (AI-15).

1970 - Emitido o estatuto que criava a Organização Mundial de Turismo.

1974 - Na Etiópia, os militares depunhavam o imperador Haile Selassie.

1998 - O Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) sob Gerhard Schröder vencia as eleições na Alemanha.

1998 - Criação do site de busca Google.

2002 - Timor-Leste era admitido como Estado-Membro da ONU.

2003 - SMART-1 era lançado.

2008 - O astronauta Zhai Zhigang se tornava o primeiro chinês a ir ao espaço.

Vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário