24 de mar. de 2012

Chegou o dia do humor chorar, se fosse nos Estados Unidos, certamente seria feriado nacional pela perda de um talento comparado, bem por baixo, do que é hoje um Jim Carrey no quesito versatilidade, bem como Robin Williams que nos faz chorar de rir e de refletir.

Mas aqui em Chico City, este  humorista, ator, dublador, escritor, compositor, pintor brasileiro e mestre, pós-graduado com PhD na Universidade do Professor Raimundo, virou mais uma estrela a brilhar no céu, onde generosamente deu oportunidades para talentos atuais em sua escola de vida como Tom Cavalcante e tantos outros que saíram desta sala de aula para o estrelato. Ele não, veio do rádio, sofreu no começo, e no fim também, mas sempre com o privilégio e imunidade que todo artista tem, que é a dádiva de poder ser todas as vidas em uma só.


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho que sempre escondia o riso quando Lúcio Mauro narrava a verdade do barrigudinho que comia barro lá na distante porém real Maranguape no seu Ceará querido, outro estado exportador de talentos aqui para o nosso pobre Sudeste carente de gargalhar, devido a carga de realidade Datena.


Mas todo professor bebe de outros talentos, como fatalmente algum russo como Tolstoy bebeu da fonte inspiradora de Shakespeare que teria bebido de algum grego que tomou a ambrosia da eureka de alguma lenda chinesa, e por aí vai e vem.


Chico teve grandes mestres como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e outros que não conhecemos que certamente o inspiraram ao longo de 65 anos de carreira, ser nada menos que 200 personagens diferentes. Muita versatilidade para uma pessoa só e ainda tinha tempo para escrever, compor, dirigir, pintar e tudo que um ser criativo é capaz de aproveitar cada dia de seus 80 anos.


Exemplo para muitos e referencia para todos que contam uma piada de salão ou imitam alguém. Afinal, foi ele quem disse certa vez que só se imita quem a gente tem admiração, pois, analisamos cada gesto, timbre de voz, postura corporal, vícios de linguagem, olhar e outros arquétipos seja do cotidiano amador ou do hall da fama. Mas tenha certeza Chico, que por mais que o Brasil te admire, você foi, é e será imitável e insubstituível.


O corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municial, no Centro do Rio. O velório será aberto ao público a partir das 12h. No domingo (24), ele será cremado no Cemitério do Caju, na Zona Portuária. O horário da cerimônia ainda não foi definido. O governador do estado do Ceará, Cid Gomes, decretou luto oficial no Estado, por 3 dias, por causa da morte do humorista Chico.


Tenha certeza de uma coisa amado mestre, você partiu e o mundo continuará essa merda como você mesmo brincou com a letra "M" do alfabeto que os analfabetos não sabem, mas que conseguem em meio a isso tudo sorrir, mesmo que achem pré-sal e um dia nosso Brasil Zorra Total vire uma Dubai, duvido que valorize o salário que continuará do tamanho da gratidão dos políticos de má fé, que querem mais é que os pobres se explodam!


Cunhã apanhe minhas chinelas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário