17 de mar. de 2012

Por quê meu sábado é pauleira? Ó, só porque eu gosto de vocês e não porque eu deva satisfações ok? hahahahahahahahahaha. Espero que caia só na prova e nunca com ninguém dentro ou encima de alguém:


COMAER = Comando da Aeronáutica.

OACI = ANEXO 13 / Uniformidade dos reportes a nível mundial dos estados contratantes.

SIPAER = Sistema de Investigação de Prevenção de Acidentes Aéreos. (função é planejar, orientar, coordenar e executar as atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos).

Lei 87.249 de 07 de junho de 1982.

Filosofia: "É melhor prevenir e tirar lições dos próprios erros".

Setor que mais investe em segurança, é o da aviação.

CENIPA = Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos = ORGÃO CENTRAL do SIPAER com sede em Brasília que compete orientar normativa do sistema, supervisionar os relatórios encaminhado pelos "elos" do sistema, provimento aos elos do sitema permanente, planejar e elaboração dos recursos orientar orçamentos anuais, indenizações a terceiros, busca permanente, elaborar normas do sistema, Formação do pessoal .

DIPAA = Divisão de Investigação e prevenção de Incidentes Aeronáuticos (agora SERIPA) ligado ao ANAC diretamente. 

SIPAA = Sessão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, ligado ao GER e cuida da estrutura das bases aéreas, AFAA, CINDACTA, EPCAR, EEAR, GICLA, GEIV, dos GER´s, CTA e do 2º Elo.

CNPAA = Centro Nacional de Prevenção à Acidentes Aeronáuticos que reune representantes de entidades nacionais envolvidas direta ou indiretamente , com a atividade aérea objetivando estabelecer a discussão em nível nacional de soluções para problemas ligados à Segurança de Voo.

NSCA = Normas de Serviços do Comando da Aeronáutica.

ELOS do Sistema = EC: Elemento Credenciado = ASV Agente de Segurança de Voo (Civil) / OSV = Oficial de Segurança de Voo (militar) *3 anos de validade e têm 90 dias para entregar laudo finais. 

CIAA = Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos que é um grupo de pessoas designados para a gerenciamento de segurança de voo.

PPAA = Eliminar pontos de atrito.

RP = Relatório Preliminar referente a um acidente aeronáutico.

RELIN = Relatório de Incidente.

RELIAA = Relatório de Investigação de Acidente Aeronáutico.

RELPER = Relatório de Perigo e pode ser anônimo.

RCSV = Relatório Confidencial de Segurança de Voo.

RF = Relatório Final, documento com o histórico total do acidente de aeronaves Civil ou Militar.

Ostensivo = Civil.

Sigiloso = Militar.

O comandante da aeronave ou membro mais graduado da tripulação que não estiver incapacitado deve comunicar pelo meio mais rápido o COMAER mais próximo, promover socorro imediato se possível no próprio local, relacionar testemunhas capazes de informar fatos relacionados ao acidente, a guarda dos bens e destroços.

Proprietário ou Operador da aeronave: guarda da aeronave ou seus destroços, resguardar a propriedade dos bens envolvidos, remoção da aeronave acidentada, transportar restos mortais, comunicação ao público ou familiares e transporte de sobreviventes.

Somente a título de salvar vidas, restaurar a segurança da operação, preservar a segurança da propriedade de terceiros sua aeronave, destroços ou coisas por ela transportada podem ser removidas sem a liberação do pessoal credenciado.

Acidente = Toda ocorrencia relacionada com a operação de uma aeronave, a vida que uma pessoa nela embarca com a intensão de realizar um voo até o momento que todas as pessoas tenham desembarcado durante o qual haja lesão grave por parte das pessoas ou faleça na aeronave, em contato direto com qualquer parte da mesma que tenha se desprendido, exposição direta ao sopro da hélice, motor ou escapamento de jato ou suas consequências.

Incidente = Falha do motor incluíndo sua substituição, danos à ponta de asas, antenas, pneus, freios, pequenos furos ou amassados na fuselagem, alarmes de fogo real ou falso, princípios de incêndio, pousos não intensional em local não previsto ou inadequado, vazamento de fluídos como lubrificantes, combustível, falhas de rádio quando voando por instrumentos ou julgados necessários.

Humano: Variaveis físicas, fisiológicas ou psicológicas.

Material: Deficiência de construção ou do projeto da aeronave.

Operacional: Deficiência de supervisão, instrução ou condições de tempo.

Lema do SIPAER: "PREVINIR ACIDENTES É DEVER DE TODOS E TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO."

Ps1. Não serve só para a aviação e sim para tudo na vida.

Ps2. Não esqueci que é sábado e relaxa que eu vou relaxar!

Ps3. Quer ter assunto na baladinha? Puxa assunto pô! Repete assim: E o George Clooney heim? Caramba e o Blatter com Dilma no Palácio do Planalto gatinha! Falando em polêmica sobre venda de bebida em estádios quer tomar alguma coisa? Uma ducha por exemplo? A velhinha de Taubaté é do seu tempo? Não? Mas o Batman de lá é, será um pássaro, um avião ou um morcego mesmo! Vamos no show do Paul McCartney no Recife? Acabou a greve dos professores?  O cavalo não passa duas vezes, se inscreveu no concurso lá do Senado, estudando eu? Tá longe pô é só em 15 de abril! E a chuva heim? Domingo vai dar praia quer ir comigo para ver se o Flipper aparece? Quanto? Passa no crédito por favor!

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